Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Envolvido em assassinato de ex-prefeito no Tocantins é descoberto após ser preso por estupro em Imperatriz

Ex-prefeito morto no Tocantins

Um suspeito de ter participado do assassinato de um ex-prefeito no Tocantins foi preso na cidade de Imperatriz, na última sexta-feira (8). Durante a execução de um mandado de prisão preventiva decorrente de decisão condenatória pelo crime de estupro de vulnerável, a polícia descobriu a participação dele no assassinato do ex-prefeito.

A 10ª Delegacia Regional de Imperatriz informou que o preso era investigado pelo crime de estupro de vulnerável ocorrido no ano de 2011 contra uma adolescente. Ele foi condenado a 8 anos de reclusão em regime fechado.

Uma equipe do Grupo de Pronto Emprego (GPE), realizou, de imediato, os levantamentos necessários para cumprimento do mandado de prisão.

Durante o processo de prisão, descobriu-se que o homem é acusado de ser um dos executores no crime de homicídio do ex-prefeito da cidade de Praia Norte, no Tocantins, em janeiro de 2016. Seis pessoas envolvidas no crime já haviam sido presas, ainda em 2016. A polícia estava tentando prender outro envolvido, identificado como Jairo Lima Marinho. A polícia não informou se o homem preso por estupro de vulnerável se trata de Jairo Marinho.

O preso foi encaminhado ao sistema prisional da região para dar início ao cumprimento de sentença.

O assassinato do ex-prefeito

O ex-prefeito de Praia Norte, Gilmar Pinheiro, de 46 anos, foi assassinado com quatro tiros quando conversava com outras pessoas na frente da casa dele. O crime aconteceu na noite 26 de fevereiro de 2016. A vítima chegou a ser levada para um hospital, mas não resistiu e terminou morrendo.

De acordo com o irmão da vítima, Jaime Alves Pinheiro, dois homens passaram em uma motocicleta, atiraram contra o ex-prefeito e fugiram.

Gilmar foi levado para o Hospital Regional de Augustinópolis e depois para um hospital particular em Imperatriz (MA). Ele passou por uma cirurgia, foi internado na UTI, mas não resistiu e morreu.

Crime por encomenda e prisão de seis envolvidos

Seis pessoas foram presas, em maio de 2016, suspeitas de envolvimento na morte do ex-prefeito de Praia Norte, Gilmar Alves Pinheiro. O crime teria sido encomendado por Nivaldo Souza Barros, de 67 anos. Os executores seriam Gabriel França Santos, de 27 anos, e Antônio Clemilson Silva Santos, 37 anos, que moram em Imperatriz (MA).

À época, os manados de prisão foram cumpridos por policiais civis de Araguatins, no Bico do Papagaio, e pelo Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), com apoio da Polícia Civil do Maranhão. De acordo com o delegado Eduardo Morais Artiaga, responsável pela operação, a investigação constatou que foi um crime encomendado.

"Os agentes procederam às investigações e constataram tratar-se de um crime mercenário. Nessa modalidade de crime, os executores normalmente são de outros Estados, tornando quase impossível alguma testemunha identificá-los", disse o delegado, por meio da Secretaria de Segurança Pública.

Ainda conforme a investigação, outras quatro pessoas tiveram participação no crime. Um dos suspeitos ainda está foragido. Segundo o delegado, dois homens ajudaram Barros a contatar um outro homem e a filha dele, que contrataram os executores do crime.

Os seis suspeitos foram levados para a Cadeia Pública de Araguatins e de Augustinópolis, ambas no extremo norte do Tocantins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário