Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Envolvido em crimes é atacado a tiros em São Luís; carro fica crivado de balas e ele é atingido na barriga

O homem identificado como Wanderson Aurélio Cantanhede Santos, conhecido como “Perninha”, que já esteve preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, sofreu uma tentativa de homicídio, na manhã desta quarta-feira (15), na Rua Nova Aurora, no bairro Cohab Anil III, em São Luís.

Wanderson estava em um veículo HB20, de cor preta, quando foi surpreendido pelos atiradores. O carro foi atingido por cerca de 25 disparos, sendo que um deles atingiu a vítima no abdômen.

“Perninha” conseguiu sair do veículo e correu, em busca de socorro, até as proximidades da empresa Matinha Veículos, na Avenida Jerônimo de Albuquerque. Ele ficou agonizando no local até a chegada de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não se tem informações do estado de saúde da vítima.

A tentativa de homicídio tem características de acerto de contas.

Pelas informações, “Perninha” seria líder de facção criminosa na região do Munim, onde teria praticado um homicídio nessa terça-feira (14).

Condenações

Em março de 2009, “Perninha” foi condenado a 6 anos e cinco meses de reclusão por ter roubado R$ 12 mil de um comerciante e disparado contra um policial militar, que tentou evitar o crime.

Em 2016, o criminoso foi condenado a 28 anos de prisão pelas mortes de Luís Jorge Marques Vale e Wanderson Marques Vale, assassinados em 8 de setembro de 2013.

Prisão em 2018

No dia 20 de março de 2018, as Polícias Civil e Militar na Região do Munim, prenderam Wanderson Aurélio Cantanhede Santos, líder do Primeiro Comando da Capital na região. Dias antes, ele puniu um homem por ter esfaqueado uma vítima sem sua autorização.

Na semana anterior à sua captura, ele atuou como “magistrado” em uma sentença do “tribunal do crime” na Região do Munim, onde atirou no pé de um homem que esfaqueou outro na área, infringindo uma norma da facção.

Antes de ser baleado, o homem foi espancado com chutes, socos e pauladas, como o vídeo gravado pelo próprio “Perninha” mostrava. Na gravação, Wanderson diz que a vítima esfaqueada pelo punido estava no Hospital Municipal Doutor Clementino Moura (Socorrão 2), em São Luís, entre a vida e a morte.

Ordem para matar

Em agosto de 2019, “Perninha” teria ordenado o assassinato de um homem identificado como Diego, em Rosário. À época o criminoso estava preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, de onde ordenou a morte do ex-integrante do PCC, que vinha praticando crimes por conta própria.

Ele ainda responde a crimes previstos no art. 1o, II, § 4o, III, da Lei 9.455/97 (tortura) e art. 2o, § 2o e § 3o da Lei 12.850/13 (liderar organização criminosa que atua com arma de fogo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário