Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Maranhão aplica primeiras doses da vacina contra a Covid-19 para crianças

O Maranhão aplicou, na tarde desta sexta-feira (14), as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos idade.

Em evento simbólico realizado no Shopping da Criança, em São Luís, três crianças com comorbidades receberam as primeiras doses pediátricas do imunizante contra o coronavírus. Com as doses aplicadas no ato, o Maranhão figura como um dos primeiros estados brasileiros a dar início ao esquema vacinal infantil contra o coronavírus.

Recuperado da Covid-19, o governador Flávio Dino participou do início da campanha de vacinal para o público infantil e falou sobre a importância da imunização para as crianças. Dino reforçou que a vacina é importante, até mesmo para a manutenção das atividades educacionais.

“Quero registrar a convicção, a certeza que a ciência nos dá a segurança e a eficácia da vacina e, por isso, enfatizar o convite a todas as famílias e crianças de 5 a 11 anos. Nós estamos começando com essas primeiras doses, destinadas inicialmente para crianças com comorbidades. Haverá o repasse, a partir de hoje, para os municípios. Teremos também a destinação de 4 mil doses para crianças indígenas, e, subsequentemente, para todas as crianças nessa faixa etária”, pontuou o governador.

A primeira criança vacinada contra a Covid-19 no Maranhão foi a pequena Maires Vitória, de 11 anos, diagnostica com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na sequência, foram imunizados Isabela Moraes, também de 11 anos, vítima da paralisia infantil, e Arthur Gabriel, de 7 anos, portador da Síndrome de Down. Além da dose do imunizante, cada uma das três crianças recebeu das mãos do governador um Certificado de Vacinação.

A mãe de Arthur Gabriel, Edriana Reis, comemorou a primeira dose aplicada no filho. Ela defende a vacinação como defesa contra o vírus e destaca o avanço que a imunização vai representar para a saúde do menino Arthur Gabriel. “Não sei nem o que falar. Eu me senti bem orgulhosa com isso, porque ele não usa máscara e pra ele já é um avanço. Eu confio na vacina”, disse Edriana Reis.

Durante o ato, o governador Flávio Dino fez um apelo para que os adolescentes também sejam imunizados contra a Covid-19. “Nós ainda estamos com indicadores baixos de vacinação em adolescentes. A vacina é vital para que nós possamos enfrentar mais esse ciclo do coronavírus e vencê-lo, salvando vidas da população, de todos os maranhenses, nesse caso especialmente a vida das nossas crianças”, disse.

O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, reforçou que o Brasil é o segundo país do mundo no número de crianças que perderam a vida em razão da Covid-19. 

“Finalmente chegou a vacinação para crianças, apesar de todo o esforço do Governo Federal para que ela não acontecesse. Nosso objetivo é vacinar o mais rápido possível, começar imediatamente a distribuição das doses que recebemos no dia de hoje. A ideia é que amanhã todos os municípios e possam iniciar a vacinação em suas crianças. É fundamental aos pais e responsáveis a oportunidade de vacinar os seus filhos. A vacina é segura e eficaz”, explicou Carlos Lula. 

A expectativa da SES é que a aplicação da primeira dose da vacina para crianças de 5 a 11 anos seja concluída até o mês de março. Apesar de não ser atribuição da gestão estadual, o Governo do Maranhão deve garantir aplicação da vacinação pediátrica em equipamentos voltados para o público infantil, como a Casa de Apoio Ninar e o Shopping da Criança.

Vacinação


Em todo o Brasil, a vacinação infantil ocorrerá em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas. A vacina para crianças de 5 a 11 anos tem diferenças em relação à que foi aplicada nos adultos. Será aplicada uma versão específica do produto, com dosagens e frascos diferentes, mas com o mesmo princípio ativo.

Na primeira fase, a vacinação será apenas para crianças com algum tipo de comorbidade ou deficiência, além de indígenas e quilombolas.

Em nota divulgada em dezembro do ano passado, as sociedades brasileiras de Imunizações (SBIm), Pediatria (SBP) e Infectologia (SBI) apontaram que “os benefícios da vacinação na população de crianças de 5 a 11 anos, com a vacina Comirnaty, superam os eventuais riscos associados à vacinação, no contexto atual da pandemia”.

Repasse das doses aos municípios

O Maranhão recebeu, nesta sexta-feira (14), 50 mil doses de vacina do imunizante Pfizer.

O Ministério da Saúde fará a entrega de doses semanais até contemplar aproximadamente um milhão de crianças no Maranhão nesta faixa etária. A aplicação das doses é competência dos municípios e cabe ao Governo do Estado atuar no seu repasse para as cidades maranhenses.

Secretaria de Estado da Saúde (SES) fica responsável pela distribuição dos imunizantes aos 217 municípios, dentro de 48h após a chegada das vacinas, por meio de transporte aéreo e terrestre.


Um comentário: