Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Rodoviários de São Luís entram em greve a partir desta quarta-feira (16)

Os rodoviários de São Luís decidiram entrar em greve a partir desta quarta-feira (16). A decisão foi tomada durante Assembleia Geral da categoria, na manhã desta terça-feira (15).

Eles se reuniram para tratar do impasse com os patrões, que seguem intransigentes, sem querer garantir os direitos da categoria.

Na semana passada, durante audiência no MPT- MA, os empresários fizeram uma proposta para os trabalhadores, considerada, no mínimo, desrespeitosa: Conceder reajuste salarial de 5%, mas mediante, a demissão de todos os cobradores do sistema.

Só para constar, o percentual oferecido, não chega nem próximo das perdas inflacionárias sofridas no decorrer do último ano, isso sem falar, que está fora de cogitação, qualquer possibilidade de demissão de trabalhadores do sistema.

Nos últimos dias, nenhuma outra contraproposta foi apresentada pelos patrões. Sem outra alternativa, durante a Assembleia realizada nesta terça (15), os trabalhadores, decidiram por unanimidade, deflagrar greve geral no sistema, já a partir das primeiras horas desta quarta-feira (16).

Da acordo com o presidente do Sindicato, Marcelo Brito, a proposta da Convenção Coletiva de Trabalho, com vigência para 2022, foi encaminhada aos empresários desde o final do ano passado.

“Todas as vezes que fomos chamados para nos reunir com o SET, comparecemos em todos os encontros, mas em nenhum deles, os empresários apresentaram uma contraproposta, até chegarem ao cúmulo, de perante o procurador do trabalho e representantes do município de São Luís, pedirem a demissão de todos os cobradores. Não aceitaremos tamanha injustiça e desrespeito com a nossa categoria”, diz o presidente.

Ele confirma que a greve será deflagrada nesta quarta (16), por decisão unânime dos trabalhadores.

“Esperamos, que assim como aconteceu em outubro do ano passado, a adesão ao movimento seja de 100%. Vamos a luta companheiros!”, finaliza.

Decisão antecipada da Justiça poderá prejudicar o movimento grevista

O temor dos rodoviários é que a Justiça do Trabalho no Maranhão, como aconteceu em outras greves, decida antecipadamente contra a categoria, numa tentativa de enfraquecer ou desestimular a paralisação.

As decisões, quase sempre, são para manter 80% ou (90%) da frota em circulação e, em caso de descumprimento, a imposição de pagamento de multa pesada, que o Sindicato não tem condições de pagar.

Mesmo com esse tipo de decisão antecipada, a categoria, como ocorreu na última greve, está disposta a manter a paralisação.

3 comentários:

  1. Isso eu. Belo esquema isso sim, tudo combinado entre empresários e funcionários tudo para aumentar a passagem. Ano passado não deu certo agora voltara..
    Onde estão os ônibus de qualidades?
    Querem beneficiar a sim mesmo sem pensar a população.
    Ônibus velho pegando fogo...alguém tem que olhar essa situação.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a bomba de uma licitação de cartas marcada veio a estourar no colo de Braide ...como esses mesmo empresários que passaram anos e anos reclamando que estão no vermelho estão quebrados mais quando foi aberto a licitação a única empresa que não mudou a razão social p mascarar foi a Primor o resto tds mudaram fizeram.consroxio ficaram.com a adm.dos terminais demitiram.varios cobradores disseram.que era só.linha alimentadora depois chegou as linhas grandes sem.cobrador colocando a motorista a exercer 2 funções o mais engraçado as mesma.empresas a anos mais não.largam o osso

    ResponderExcluir
  3. Olha nos servidores federais estamos um tempão sem um aumento. E acho justa a sua luta só que antes de da aumento tem que melhorar os meios de transportes e uma situação muito dificil.pois a maioria precisa de ônibus.outro problemas porque aqui na zona rural Tajacuaba não tem transportes alternativos igual em outros bairros.?

    ResponderExcluir