Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 20 de maio de 2022

PM intensifica Operação Catraca para conter assaltos a ônibus na Ilha de São Luís

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) intensificou as ações diárias em combate a assaltos a ônibus na Região Metropolitana de São Luís. Segundo a corporação, todos os batalhões operacionais da Polícia Militar (PM) estão realizando “policiamento ostensivo por meio de viaturas, motocicletas, a cavalo e a pé”, com destaque para a Operação Catraca, especificamente voltada para enfrentar crimes em coletivos.

O aposentado Tenaque Silva estava em um ônibus vistoriado nesta quinta-feira (19) pela Operação Catraca e aprovou a ação. “É bom porque se tiver ameaça de assalto [no ônibus] eles pegam”, disse.

O objetivo da ação é coibir delitos, apreender armas de fogo e identificar foragidos. De acordo com o tenente-coronel da PM, Cláudio André, a Operação Catraca é uma ação de rotina, diurna, com abordagem pessoal no interior de coletivos, vans e demais veículos de passeio que fazem transporte público na Grande Ilha.

“O objetivo é proporcionar mais segurança aos usuários de transporte coletivo, vans, transporte alternativo, por meio de abordagens. Essa operação é desenvolvida em toda a Região Metropolitana. É realizada manhã, tarde e noite, diuturnamente, visando proporcionar mais segurança para os usuários desse tipo de transporte”, frisou o militar. 

Redução

Dados da SSP apontam que as ações da Operação Catraca ajudaram a melhorar indicadores da violência no transporte coletivo da capital. Em nota à imprensa, a SSP apresenta números que revelam redução no número de assaltos a ônibus, no comparativo entre os anos 2021 e 2022.

Em abril, houve redução no número de roubo a coletivos na Grande São Luís. A redução foi de 134 para 115, uma diferença de 15%.

O segurança Luciano Rodrigues também passou por uma abordagem policial e defende a Operação. “É bom demais. Diminui assalto dentro dos coletivos”, afirmou.

Além das ações nos principais corredores de segurança da capital (BRs, MAs, avenidas e ruas), policiais militares realizam incursões nos bairros, inibindo assim ações criminosas. Para dar maior celeridade no atendimento das ocorrências e consequentemente atender com maior presteza à comunidade, a PMMA conta com o videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) e do apoio do Centro Tático Aéreo (CTA).



18 comentários:

  1. Lendo essa postagem;achei engraçado kkkkkkkkk...diz que um idoso amou a revista kkkkkk,foi ótima kkkkkkk;e um segurança vindo do trabalho ,cansado ficou deliciado com a revista kkkkkkk.a porrra MARANHÃO...kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Vamos ser realista...Eu gosto de viver a realidade ...vejo a grande massa da população que trabalha,vem cansado de serviço,estudantes em cima da hora pra aula;principalmente os de faculdade anoite ficar meia hora com ônibus parado nas vias pra revista...atrapalhando o trânsito inclusive muita das vezes muitos motoristas se queixam...E OS BANDIDOS AONDE ESTÃO NESSE MOMENTO?O QUE REALMENTE O GOVERNO DO MARANHÃO FAZ PELA SEGURANÇA DO ESTADO?AMANHÃ ELES VÃO ESTÁ NOS COLETIVOS DE NOVO ROUBANDO MOSTRANDO A OMISSÃO DO ESTADO...PARTICULARMENTE SOU CONTRA ESSE NEGÓCIO DE REVISTA DE ÔNIBUS...É CONSTRAGEDOR PRA POPULAÇÃO E PRA PRÓPRIA FORÇA DE SEGURANÇA...TODOS NÓS SOMOS CIENTE DISSO...ENQUANTO ELES PARAM PRA REVISTAR A POPULAÇÃO DE BEM MEIA HORA;OS BANDIDOS ESTÃO NAS RUAS ROUBANDO DIRETO ...AFINAL ALGUÉM TEM QUE ESTÁ CIRCULANDO...E O CORRETO SERIA O ESTADO PRA NOSSA SEGURANÇA.

    ResponderExcluir
  3. As empresas em momento algum vão aceita justificativas de funcionários que chegaram atrasados por conta que seu ônibus esteve na revista da polícia...ou alunos que perdem provas por causa que chegaram atrasados por conta de está na revista da polícia.AS PESSOAS DE SENSO ENTENDEM BEM O QUE FALO.

    ResponderExcluir
  4. É constrangedor para os próprios polícias...vi uma cena uma vez a mulher foi abrir a bolsa dela para o policial militar;ele não quis ver a bolsa dela...só tinha polícias homens...Eu vi essa cena.

    ResponderExcluir
  5. Que adianta fazer uma revista em certo ponto ,se mais na frente pode ser que entre um ladrão,tem que ter e um policial nos coletivos.isso sim

    ResponderExcluir
  6. Vocês já imaginam as pessoas que vão pra consulta nos hospitais nos horários de pico e parar meia hora na revista de ônibus... será que o médico vai volta a sala pra atender?...DOUTOR EU ESTAVA NA REVISTA DO ÔNIBUS,VOLTE AO CONSULTÓRIO E ME ATENDA...ISSO EXISTE.

    ResponderExcluir
  7. Vamos raciocinar essas viaturas paradas de manhã,de tarde e de noite "revistando" o povo...O QUE SERÁ QUE OS BANDIDOS FAZEM LONGE DALI...,ESTÃO EM CASA DORMINDO?...OU SE PREPARANDO PRA VOTAR NO LULA.NINGUÉM MERECE.

    ResponderExcluir
  8. Será que os que são contra a revista nos ônibus estão a favor dos bandidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem nexo seu questionamento...coisa de maluco.

      Excluir
    2. Ninguém aqui afirma gostar de bandido ou não... ninguém afirma gostar de polícia ou não...O QUE SE QUESTIONA É DEIXAR PARADA A FORÇA DE SEGURANÇA EM TROCA DE NADA.

      Excluir
    3. Não, não são a favor de bandido. Os que são a favor de bandidos, estão se preparando pra votar no Luladrão e Alckmin em 2022. Se bandidos tivessem a menor desconfiança de que haveria pelo menos um cidadão de bem armado dentro do coletivo, ele iria procurar outra freguesia, afinal eles são bandidos e não burros, agora se ao invés de um cidadão armado, tivessem vários, aí mesmo é que a bandidagem, não teria vida fácil como se ver hoje em dia.

      Excluir
    4. Tu ja comprou tua arma "cidadao de bem americanizado"?pq teu presidente miliciano liberou arma ja ou tu é pobre metido a rico que vai comprar tua arma na boca de fumo perto da tua casa?

      Excluir
    5. Agora imagina se dentro desse ônibus com 10 "cidadãos de bem" armados aparecesse 10 bandidos armados, imagina a situação de quem por opção não quer usar armas ou não sabe atirar.

      Excluir
    6. Desde quando tu és especialista em segurança pra saber que as acoes da polícia vão dar em nada? Tá criticando muito, toma sentido, quer ser enquadrado?

      Excluir
  9. Nós,em primeiro lugar, nós,eu,tu, ele, devemos defender o nosso direito,à vida,à propriedade privada e bens, bem como a nossa responsabilidade de mantê-los seguros. Já está mais do que provado que o governo, com o atual modelo de segurança, não garante nada. Terceisar essa responsabilidade que é nossa, é nos entregar a incompetência do estado.

    ResponderExcluir
  10. Como essas ações eu e a maioria da população já vimos daqui no máximo.1.semana esse teatro desses ações de blitz acaba pq as coisas aqui só funciona quando acontece tragédias é sempre assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de mimimi Gado, é só tu não pegar ônibus, compra uma bike ou vai andando trepeça.

      Excluir