Rádio Voz do Maranhão

domingo, 29 de janeiro de 2023

Estudante morre após ser estuprada e ter o pescoço quebrado na UFPI, em Teresina; crime ocorreu após calourada

Um laudo preliminar do Instituto de Medicina Legal de Teresina (IML) confirmou violência sexual contra a jovem Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, que morreu após calourada na Universidade Federal do Piauí. Segundo o coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, a vítima também teve o pescoço quebrado.

A jovem, que participou de uma calourada, foi encontrada com as roupas rasgadas e com sinais de violência sexual, na manhã de sábado (28), no campus universitário. A vítima apresentava hematomas e várias lesões pelo corpo.

Em nota, o IML confirmou que a causa da morte aponta para trauma raquimedular por ação contundente, isto é, uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, que provocou lesão da medula espinhal e morte.

O órgão reforçou que a ação contundente pode ter sido causada "por pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso".

O delegado informou que, conforme médica legista, Janaína chegou morta ao Hospital da Primavera, localizado na Zona Norte de Teresina. Ela apresentava lesões no rosto e em diversas regiões do corpo.

De acordo com Barêtta, a jovem foi violentada em uma sala do Programa de Pós-Graduação em Matemática, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI. No local, foram encontrados uma mesa e um colchão com vestígios de sangue. Os materiais foram apreendidos.

O jovem Thiago Mayson da Silva Barbosa, também estudante da UFPI, foi detido suspeito do crime. Ele faz monitoria e participa do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Matemática na instituição. Ele estava com a vítima durante a festa de calourada que acontecia no Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Conforme o delegado, o rapaz relatou que Janaína passou mal durante uma relação sexual consensual.

"O que sabemos é que um vigilante da instituição avistou o rapaz saindo da sala, com a moça nos braços. O vigilante viu as roupas do rapaz sujas de sangue, disse 'ei, o que tá acontecendo aí?' e o rapaz disse 'minha amiga passou mal, tô levando pro hospital'. O vigilante então deteve ele, chamou reforço e, de carro, foi com os dois até o hospital", contou.

"Esse rapaz relatou que teve relações sexuais consensuais com a vítima duas vezes. Disse que na terceira vez, ela desmaiou. Ele pensou que fosse normal e dormiu depois. Disse que quando acordou, tentou prestar o socorro. Mas estamos investigando o contato dele com uma pessoa. Pode ser que ao sair da sala, ele não estivesse indo ao hospital. Acho que ele sabia que ela estava morta e pode ter entrado em contato com alguém pra pedir ajuda pra descartar o corpo", completou o delegado.

"Os ferimentos indicam um homicídio qualificado, um crime hediondo, em que o feminicídio pode ser apenas uma das qualificadoras", concluiu Barêtta.

Velório

O corpo de Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, está sendo velado neste domingo (29), no bairro Parque Brasil I, Zona Norte de Teresina.

Amigos e familiares se emocionaram durante a despedida. Ao g1, a cunhada Andreza Almeida contou que Janaína era uma estudiosa e sonhava em escrever um livro. Ela foi a primeira da família a ingressar no ensino superior.

“Era muito estudiosa. Só vivia pra estudar. Gostava muito de ler, falava que um dia iria escrever um livro. Assim que entrou na universidade, precisava muito de um computador e, sem ter condições, começou a fazer bolos no pote pra vender e conseguir comprar”, contou.

“A mãe dela fazia de tudo pra ajudar. A mãe saia de um lado, Janaína pra outro pra vender os bolos. Até que conseguiu juntar o dinheiro e comprar o tão sonhado computador. Falava que só ia estudar pra tirar a mãe dela da vida de miséria”, relembrou Andreza.

O sepultamento será realizados às 16h30 deste domingo.

5 comentários:

  1. Esses casos de violência contra mulher aumentou muito de 2019 pra cá. Tá circulando ai uma notícia que até Michelle ex primeira dama, levou uns tapas, será verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixando a michele de lado, só espero que o presidente xandao bote o flavio dino pra pressionar sobre esse caso

      Excluir
  2. Será que o ministro Flávio Dino vai investigar a morte desta estudante de Universidade Federal ?
    Esperamos que essa investigação tenha a mesma atenção do caso
    Mariele Franco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Acabou o governo que travava as investigações da polícia federal, enfraquecia as instituições pra governar só dar o golpe, pra quem não sabe isso é fascismo.

      Excluir
    2. Pare invocar o nome dos mortos meu amigo, principalmente aqueles que tiveram a sua passagem pela terra interrompida de forma tão covarde, como é o caso dos homicídios, você pode se dá muito mal. Preocupa-se com os que estão vivos e evite infortúnios no futuro !

      Excluir