terça-feira, 21 de março de 2023

Quadrilha é alvo de operação do Gaeco por superfaturar produtos médico-hospitalares


Na investigação, verificou-se que uma das medicações superfaturadas foi a penicilina, tendo sido apurado um lucro de 254% na venda.

O Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrou, na manhã desta terça-feira, 21, a Operação Fleming, com a finalidade de desarticular organização criminosa investigada por praticar, em tese, os crimes de fraude à licitação, desvio de recursos públicos e “lavagem” de capitais.

Nessa fase, a Operação atingiu alvos, entre pessoas físicas e jurídicas, que, direta ou indiretamente, estão envolvidas em práticas como superfaturamento de produtos médico-hospitalares fornecidos pelas empresas do mesmo grupo criminoso: Distribuidora Saúde & Vida, Exclusiva Distribuidora de Medicamentos Ltda. e Mundial Distribuidora de Medicamentos Eireli, conforme informações do MP.

Na investigação, verificou-se que uma das medicações superfaturadas foi a penicilina, tendo sido apurado um lucro de 254% na venda dessa medicação pela Distribuidora Saúde & Vida Ltda.

Ao todo foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Timon (MA), Teresina (PI) e Altos (PI), todos expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados.

Os documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), e comporão o conjunto probatório produzido nos autos do procedimento investigatório criminal instaurado.

Participaram da operação promotores do Gaeco de São Luís, Imperatriz e Timon e a Polícia Civil do Maranhão (1º DECCOR de Timon e 1º DECCOR de São Luís).

A operação também contou com o apoio dos promotores de justiça do Gaeco-PI e das forças de segurança como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Maranhão e do Piauí, Tropa de Choque e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) do Maranhão, além da Feisp (Força Estadual Integrada de Segurança Pública).

O nome Fleming faz alusão à Alexander Fleming, o médico que descobriu a Penicilina, substância capaz de matar bactérias, tendo sido o primeiro antibiótico produzido na história. Assim, como o antibiótico capaz de matar bactérias infecciosas descoberto por Fleming, a operação foi deflagrada para desarticular o esquema criminoso investigado.

7 comentários:

  1. Só esperamos que as investigações não parem quando bater na porta de um certo "consórcio nordeste"que comprou e nunca entregou os respiradores para os pacientes na época da pandemia de COVID 19.

    ResponderExcluir
  2. Essa direita rouba demais, queriam se perpetuar no poder pra continuar roubando o dinheiro público e jóias das Arábias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só fala besteira.

      Excluir
    2. Sem argumentos, diz que os outros falam besteira, aqui ninguém fala, apenas escreve. Bozoladrão o maior larápio da direita.

      Excluir
    3. Falou besteira de novo.

      Excluir
    4. Verdade, e tem vagabundo que gosta disso.

      Excluir
  3. Bozoladrao queria ficar com as joias, se ninguém reclama era mais duas mansões pra familia.

    ResponderExcluir