Após
compromisso assumido pelo SET em iniciar o pagamento dos trabalhadores em
transporte rodoviário (SMTT) já na terça-feira, dia 02, logo após o feriado do
Dia do Trabalhador, chega ao fim greve dos rodoviários em São Luís.
A
homologação do acordo, feita pelo Procurador do Trabalho, Maurício Pessoa Lima,
só foi possível depois que a Prefeitura de São Luís garantiu que pagará até o
dia 04 de maio todo o valor retroativo do subsídio devido às empresas que
operam o transporte em São Luís.
Acordo feito com a Prefeitura
Nas
redes sociais, o prefeito afirmou, na noite de ontem, que foi firmado um acordo
com os empresários. Esse acordo foi confirmado em audiência neste sábado (29), no Ministério
Público do Trabalho (MPT).
Pelo
acordo firmado entre a Prefeitura de São Luís e os empresários ficou acertado
que não haverá novo aumento de passagem (houve aumento de R$ 0,30 em fevereiro)
e a garantia do reajuste salarial dos rodoviários.
Os
empresários se comprometeram em retornar 80 ônibus ou linhas que foram
retiradas de circulação durante a pandemia, bem como a volta do ar-condicionado
nos coletivos.
Outro
ponto acertado foi a entrega de mais 80 novos ônibus até o mês de setembro.
Por
fim, a Prefeitura de São Luís assegurou que voltará a fazer o repasse do subsídio
de R$ 2 milhões às empresas.
A opinião do blog
Essa foi mais uma greve que interessava, principalmente, aos empresários. Eles sempre alegam que operam no vermelho e não têm condições de conceder aumento de salários e benefícios aos rodoviários. E terminam colocando o prefeito contra a parede, encurralando-o, para forçá-lo a fazer o repasse de subsídios da ordem de R$ 2 milhões por mês. É o dinheiro público bancando empresas privadas. Só no período da pandemia, os empresários abocanharam quase R$ 30 milhões dos cofres da Prefeitura.
Mesmo com o aumento de R$ 0,30 (trinta centavos) nas passagens, em fevereiro último, os empresário continuam sem abrir mão do subsídio da Prefeitura. Não seria o momento de fazer intervenção em todo o sistema, ou mesmo cassar concessões e abrir nova licitação? Até quando o dinheiro público vai continuar engordando as contas do empresários?
Nesse embate, mais uma vez, o grande derrotado foi o prefeito Eduardo Braide, que mostra incompetência para fazer a gestão do sistema de transporte.
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Olha, o blogueiro,preocupado com o dinheiro público. No entanto, isso só se deve porque tem o prefeito Eduardo Braid, como adversário político do grupo do seu aliado Flávio Dino, pois, não é de hoje que os problemas do transporte público da capital é esse descaso de várias admistracoes, que diga-se de passagem, não receberam as devidas críticas do blog.
ResponderExcluirO governo do estado tbm ficou encuralado qual.foi mesmo o.acordo que a MOB fez com os.empresarios p semiurbanos voltar a rodar ? Antes do incio da greve o SET disse que tanto o municipio e o estado nao tinham repassado o subsidio as empresas entao pq so criticar e falar do prefeito de sao luis ? Quer dizer que pau que da em chico nao da em francisco dois pesos e duas meddidas é isso gilberto ? As pessimas condicoes das frotas que rodam.em sao jpse ribar paco do lumiar e ribamar nao sao muito diferentes de sao luis , sao as mesmas sucatas onibus barulhentos sujos e velhos
ResponderExcluirBraide é um incompetente.
ResponderExcluirGilberto o que esse Braide tem dr babão, tudo sugador do dinheiro público, não lembro de tanta greve em São Luís e haja dinheiro público pra empresário.
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