sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Polícia prende homem que matou mulher em São José de Ribamar

Foi preso em Paulino Neves, nessa quinta-feira (9), o suspeito de matar a própria companheira no bairro São Raimundo, em São José de Ribamar. O caso foi o primeiro registro de feminicídio no Maranhão de 2025.

O caso aconteceu no dia 4 de janeiro, por volta das 20h, na casa da vítima. O suspeito do crime que vitimou Francinete de Souza da Silva, de 31 anos, foi identificado como Albertine Santos Galvão, companheiro da vítima.

Após o crime, Albertine fugiu da residência levando o dinheiro do seguro-desemprego da vítima e seu celular, segundo a polícia. O corpo da vítima foi encontrado pela família no dia 6 de janeiro. O casal mantinha um relacionamento há seis meses.

Pelas informações da polícia, ele pretendia fugir para o estado de São Paulo.

A delegada Wanda Moura, chefe do Departamento de Feminicídio do Maranhão, afirmou que a vítima vivia um relacionamento abusivo.

“Segundo a família, era um relacionamento abusivo. Ele inclusive tinha bloqueado toda a família dela nas redes sociais, como WhatsApp e Facebook. Isso é muito típico em relacionamentos abusivos: o homem agressor tenta isolar a vítima de seus contatos familiares e amigos para que ela não tenha uma rede de apoio nos casos de violência sofrida e não consiga denunciar. Quanto mais isolada a mulher, mais vulnerável ela se torna e mais fácil fica para o agressor”, explicou a delegada.

Francinete não possuía registro contra o agressor na polícia e não havia solicitado medida protetiva.

Indígena morta

Um dos episódios mais recentes foi o assassinato da indígena Deusiana Ventura Guajajara, de 28 anos. Segundo a polícia, o suspeito do crime é Evaldo Bezerra da Cunha Silva, de 39 anos, companheiro da vítima, que fugiu após o crime.

Outros casos

Além deste caso, outras três tentativas de feminicídio foram registradas no interior do estado, nos municípios de Araguanã, Cândido Mendes e Amarante. Em um desses casos, uma mulher foi atingida por um tiro disparado pelo próprio companheiro após uma discussão. O agressor foi preso em flagrante e a vítima foi levada ao hospital para cirurgia, permanecendoa em estado grave.

De acordo com a Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), o Maranhão contabilizou 69 casos de feminicídio em 2024.

Desde a criação do Departamento de Feminicídio no Maranhão, há oito anos, os anos de 2022 e 2024 foram os mais críticos, 69 casos registrados em cada ano. Já em 2023, 50 casos.

Para a delegada Wanda Moura, é crucial reforçar os cuidados e as orientações sobre a violência contra a mulher.

“Não há segurança para a mulher que vive em um relacionamento abusivo. Ela deve procurar o quanto antes a delegacia mais próxima para denunciar as violências sofridas e solicitar medida protetiva de urgência. A partir da intervenção estatal, essa violência pode ser interrompida e conseguimos evitar novos feminicídios”, afirma a delegada.

Um comentário:

  1. Poxa não houve um confronto mas na cadeia autor de feminicidio tdm que ser tratado igual estuprador.

    ResponderExcluir