sexta-feira, 2 de maio de 2025

Assaltante morre durante tentativa de roubo na Curva do 90, em São Luís; o comparsa foi preso na UPA do Bequimão

Um assaltante, de identidade não divulgada, morreu durante uma tentativa de assalto a uma loja na região da Curva do 90, em São Luís, no fim da tarde desta sexta-feira (2). Ele foi atingido por tiros desferidos por um PM e morreu ainda no local. A informação foi confirmada pela Polícia Militar do Maranhão. 

Segundo informações, o homem e um comparsa entraram em uma loja da região e anunciaram o assalto. Um policial militar à paisana, que estava no estabelecimento como cliente, reagiu de imediato. Durante a troca de tiros, um dos suspeitos foi atingido com gravidade e morreu. 

Após os disparos, o segundo envolvido também baleado, conseguiu fugir antes da chegada do reforço policial, mas acabou sendo preso enquanto estava sendo atendido na Unidade Mista do Bequimao. 

Atirador que matou major da PM se entrega à polícia em São Luís; outros dois foram mortos

Caio Lucas teria recebido ajuda para fugir, após matar o policial em um posto de gasolina, na última quarta-feira (30). Outros dois suspeitos foram mortos pela polícia. 

A Polícia Civil prendeu, na madrugada desta sexta-feira (2), o terceiro suspeito de participação no assassinato do major André Felipe, na última quarta-feira (30), em um posto de combustíveis no bairro São Francisco, em São Luís. 

Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi identificado como Caio Lucas, conhecido como 'CL', que teria sido a pessoa que atirou contra o policial militar, que acabou morrendo. A prisão aconteceu na sede da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), quando Caio chegou acompanhado de uma advogada.  

Imagens de câmeras de segurança do posto de gasolina registraram parte da ação criminosa. O carro que André Felipe estava estacionado no acostamento do posto quando dois homens chegaram em uma motocicleta. Houve troca de tiros, o policial foi atingido e morreu. 

Segundo as investigações, outras duas pessoas teriam participado do crime durante e após o assassinato. O que estaria pilotando a moto, Ailton Silva Júnior, de 22 anos, foi morto dentro de uma casa na Ilhinha, no bairro São Francisco, na quinta-feira (1º). 

De acordo com o relato policial, Ailton teria reagido a prisão e por isso foi morto com vários tiros. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, também deu a mesma versão em uma rede social. 

“Ao reagir à prisão, um dos suspeitos de envolvimento no crime contra o major André Felipe acabou atingido por disparos de arma de fogo, indo a óbito", afirmou o governador. No entanto, segundo moradores da região, o suspeito estava rendido quando foi morto. 

Por meio de nota, a Secretaria da Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que o suspeito morto já possuía passagens pela polícia pelos crimes de adulteração de sinais de veículos e porte ilegal de arma de fogo, sendo que a primeira ocorrência foi registrada em 2019, quando ele tinha 18 anos. 

No mesmo dia da morte de Ailton, durante a tarde, a Polícia Civil informou que um segundo suspeito de envolvimento na morte do major André também foi morto 'em um confronto com policiais'. 

Segundo o relato da polícia, o suspeito foi identificado como 'ligeirinho' e era líder de uma organização criminosa. Ele teria ajudado na fuga de Caio Lucas, em Barreirinhas. 

"Nossa equipe recebeu a informação de um apoio que o autor dos disparos poderia ter lá. Da mesma forma, quando a equipe chegou foi recebida a tiros, revidou e o individuo foi socorrido e veio a falecer no hospital", explicou o Tenente-coronel Fábio, comandante do policiamento metropolitano sul. 

Quem era o major Felipe 

O major André Felipe dos Santos de Carvalho era chefe da seção administrativa do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). Ele também era casado há sete anos, tinha dois filhos, e recentemente, no dia 21 de abril, havia celebrado o aniversário de 35 anos. 

O velório de André Felipe foi realizado na Academia de Polícia Militar, no Calhau. Já o sepultamento aconteceu na última quinta-feira (1º), no Cemitério Pax União, em Paço do Lumiar. 

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão Manoel Almeida neste momento, as linhas de investigação são a de latrocínio ou homicídio. 

.........................

Postagem relacionada: 


quarta-feira, 30 de abril de 2025

Major da PM é assassinado a tiros no retorno do São Francisco, em São Luís

André Felipe dos Santos de Carvalho, major da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) morreu após ser baleado, nesta quarta-feira (30), em um posto de combustíveis no bairro São Francisco, em São Luís.  Ele era chefe da seção administrativa do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). 

Imagens de câmeras de segurança do posto registraram parte da ação criminosa. No vídeo, o carro de André Felipe estava estacionado no acostamento do posto quando dois homens chegaram em uma motocicleta atirando contra o veículo. 

A vítima chega a sair do carro, dispara contra os bandidos e, em seguida, cai no chão. Toda a ação dura pouco mais de dois minutos. De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), o major estaria sendo perseguida pelos criminosos. 

André Felipe teria percebido a perseguição, chegou a descer armado do veículo, atirou contra os bandidos, mas foi atingido por um dos disparos. Em seguida, os criminosos fugiram do local. 

O veículo que o major dirigia foi atingido por disparos na parte da frente e traseira. Após ser baleado, ele caiu ao lado do carro, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. 

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão Manoel Almeida, as linhas de investigação são a de latrocínio ou homicídio. 

"Essas duas linhas de investigação tanto latrocínio quanto homicídio é que norteiam a investigação nesse ponto. É importante frisar que a gente está bem no início, reunindo todos os elementos, mas a gente vai dar uma resposta forte do sistema", explicou o delegado. 

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para prestar assistência no caso. Equipes do Centro Tático Aéreo (CTA) realizam sobrevoo na região para tentar localizar os suspeitos. 

Mulher é baleada pelo ex-marido dentro de casa em Viana; ela está internada em estado gravíssimo

Uma mulher identificada como Flávia dos Santos Anjos, de 44 anos, foi baleada dentro da própria residência, em Viana, na Baixada Maranhense, e está internada em estado gravíssimo.

O crime aconteceu na tarde dessa terça-feira (29), e o principal suspeito é o ex-marido dela, Roondney Lobato, que foi preso pouco depois da ação criminosa.

De acordo com a polícia, o suspeito efetuou seis disparos, dos quais três atingiram a vítima — na cabeça, na cintura e em uma das pernas.

Flávia recebeu os primeiros atendimentos no hospital de Viana, mas, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferida para uma unidade de saúde em São Luís.

Funcionária do Fórum da cidade, Flávia havia solicitado uma medida protetiva contra o ex-companheiro há cerca de dois meses, por conta de um relacionamento conturbado. No entanto, ela decidiu retirar a medida posteriormente. 

Ainda segundo a polícia, Roondney já havia tentado invadir o local de trabalho da vítima.

Empresário é assassinado a tiros durante assalto em Poção de Pedras

O empresário Denis, conhecido como “Denis Celulares”, foi morto com um tiro na cabeça durante um assalto, na tarde dessa terça-feira (29), na Avenida Manoel Máximo, no centro de Poção de Pedras, a 331 km de São Luís.

De acordo com as primeiras informações, Denis estava em sua loja de acessórios quando foi abordado por dois indivíduos armados.

O empresário teria sido arrastado para fora do estabelecimento e, ao reagir à ação criminosa, acabou sendo baleado na cabeça. Ele não resistiu e morreu ainda no local.

Após a ação criminosa, os assassinos fugiram do local. A Polícia Militar foi acionada e iniciou buscas na região. Câmeras de segurança registraram a fuga dos criminosos em uma motocicleta.

A Polícia Civil e a Polícia Militar confirmaram que os autores do latrocínio são menores infratores já conhecidos pelas autoridades. Um deles reside em Trizidela do Vale e o outro seria morador de Pedreiras.

Após o assassinato, os menores ainda roubaram uma motocicleta modelo Biz, joias e o celular de uma mulher.

A dupla fugiu pela zona rural de Poção de Pedras e tem sido monitorada por moradores por meio de grupos de WhatsApp.

“Eles passaram por aqui na direção do povoado Lucindo, rumo a Trizidela do Vale”, relatou um morador.

Uma grande operação policial foi montada nas proximidades do povoado Lucindo e segue em andamento.

Até o momento, suspeitos ainda não foram capturados. 

Com informações de Ricardo Farias

terça-feira, 29 de abril de 2025

Professor é preso suspeito de abusar de duas crianças em Paço do Lumiar; ele é companheiro da avó materna

Um homem de 58 anos, de identidade não revelada, foi preso nessa segunda-feira (28), no Conjunto Jaguarema, em Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís, suspeito de estuprar duas crianças, de 11 e 12 anos de idade. Ele é companheiro da avó materna das vítimas. 

O caso veio à tona em junho de 2024, quando uma das meninas contou à tia que o suspeito havia tocado suas partes íntimas.  

A denúncia foi encaminhada à Polícia Civil, que abriu inquérito para investigar o caso. No decorrer das apurações, foi identificado que a irmã da vítima também teria sido abusada. 

De acordo com os depoimentos prestados por familiares, os crimes teriam ocorrido dentro da casa onde as crianças moravam com a avó e o suspeito. 

Agentes da Polícia Civil cumpriram mandado de prisão temporária contra o investigado.  

Após os procedimentos legais, ele, que atua como professor, foi encaminhado a uma unidade prisional em São Luís, ficando à disposição da Justiça.