quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Mulher é encontrada morta após casa ser invadida por criminosos no Maranhão Novo, em São Luís

Uma mulher identificada como Ieldimar Silva de Sousa, de aproximadamente 70 anos, foi encontrada morta dentro da residência onde morava, no bairro Maranhão Novo, em São Luís, no início da manhã desta quarta-feira, 19. O corpo foi localizado por uma cuidadora ao chegar ao imóvel.

A idosa vivia com outras duas pessoas, também de idade avançada, que não teriam percebido o que aconteceu durante a madrugada. No local, foram identificados sinais de arrombamento e ao menos uma televisão teria sido levada. Câmeras de monitoramento também teriam sido levadas pelos bandidos.

De forma extraoficial, há relatos de que criminosos teriam invadido o imóvel durante a noite e amarrado as vítimas. No entanto, essas informações ainda não foram confirmadas pela polícia.

Imagens de câmeras de segurança próximas à residência estão sendo analisadas pela polícia. As gravações registraram a entrada de uma pessoa no imóvel, e o material será periciado para tentar esclarecer o que ocorreu, incluindo se houve agressão ou algum tipo de abuso contra a vítima.

A Polícia Civil informou que o crime está sob investigação da Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP).

Até o momento, a ocorrência é tratada como “morte a esclarecer”, já que o corpo não apresentava ferimentos visíveis.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Prefeito de Centro Novo do Maranhão é preso em flagrante com suposto ouro ilegal no Mato Grosso

O prefeito de Centro Novo do Maranhão, Júnior Garimpeiro (PSDB), foi preso em flagrante na tarde desta última quarta-feira, 12, durante uma barreira policial na rodovia MT-430, em Confresa, no nordeste de Mato Grosso. Ele estava em uma caminhonete Ford Ranger junto com outras três pessoas, transportando sacos com minério e fragmentos de ouro supostamente extraídos de forma ilegal.

Segundo a Polícia Militar, os ocupantes apresentaram versões contraditórias ao afirmarem que vinham de uma área de garimpo no município de Paranaíta (MT). Durante a vistoria, foram encontrados sacos com material terroso semelhante a minério e fragmentos amarelados aparentando ser ouro. Um detector de metais confirmou a presença de substâncias minerais de valor.

No veículo também foram apreendidos GPS de alta precisão, rádios comunicadores, celulares, agendas com anotações de atividades garimpeiras, notas fiscais e invólucros metálicos. Entre os materiais, havia documentos e listas escritas em idioma indígena, o que levantou suspeitas de atuação do grupo em área de reserva.

O material foi recolhido pela Politec, que enviará as amostras para análise em laboratório em Cuiabá.

Histórico de envolvimento com garimpo

Eleito em 2024 com 67,85% dos votos válidos, Júnior Garimpeiro — cujo nome verdadeiro é Joedson Almeida dos Santos — tem histórico de ligação com a mineração ilegal na região de Centro Novo do Maranhão.

Em 2021, ele foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Curimã, que investigou desmatamento e extração ilegal de ouro em terras públicas e áreas de proteção ambiental no oeste do Maranhão. À época, chegou a ser considerado foragido, mas se apresentou dias depois.

No ano seguinte, em 2022, o prefeito também respondeu a processo por usurpação de bens da União, crime previsto no artigo 2º da Lei nº 8.176/1991, por extração mineral sem autorização federal.

.........

Postagens relacionadas:

PF desarticula organização criminosa que atua em garimpos na região de Centro Novo do Maranhão

Prefeito de Centro Novo do Maranhão é preso por extração e venda ilegal de ouro

PF prende 10 e cumpre 63 mandados em operação contra fraudes no INSS no MA, DF e em outros 13 estados; deputado maranhense é um dos alvos

A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), iniciou nesta quinta-feira (13) uma nova etapa da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados aplicados em benefícios de aposentados e pensionistas.

No Maranhão, equipes da PF e da CGU cumprem mandados de busca e apreensão como parte das ações realizadas em todo o país. Ao todo, estão sendo executados 63 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares, em mais 14 unidades da federação, incluindo Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

Os investigados podem responder por inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de ocultação e dilapidação de patrimônio.

As investigações revelaram um esquema criminoso para realizar descontos irregulares de valores recebidos por aposentados e pensionistas do INSS, que foram realizados no período de 2019 a 2024. Os desvios, conforme as investigações, podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

Ex-presidente do INSS preso

O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto foi preso durante operação da Polícia Federal (PF). Ele foi demitido do cargo em abril, após ser afastado da função quando o escândalo de fraudes ao órgão se tornou público.

Em nota, a defesa de Stefanutto afirmou que não teve acesso ao teor da decisão e que "segue confiante, diante dos fatos, de que comprovará a inocência dele ao final dos procedimentos relacionados ao caso”.

O ex-ministro da Previdência Ahmed Mohamad (José Carlos) Oliveira é alvo de mandados de busca e apreensão e passará a usar tornolezeira eletrônica.

Ahmed foi ministro da Previdência entre março de 2022 e janeiro de 2023, durante o governo de Jair Bolsonaro. Ele se chamava José Carlos Oliveira, mas mudou de nome após se converter ao islamismo.

O deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) e o deputado estadual do Maranhão Edson Araújo (PSB) também são alvos de mandados de busca e apreensão.

Além de parlamentar, Edson Araújo é vice-presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), uma das associações investigadas pela Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Sem Desconto.

Deputado Edson Araújo é um dos alvos de mandado de busca e apreensão

Em novembro, o g1 noticiou que o deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA), vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os descontos fraudulentos, registrou um boletim de ocorrência contra Edson Araújo por suposta ameaça.

Quem são os presos?

A TV Globo apurou que, além de Stefanutto, um novo mandado de prisão foi expedido contra o Antônio Carlos Antunes Camilo, o chamado "Careca do INSS", que já estava preso.

Veja a lista de presos até a última atualização:

— Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS;

— Antônio Carlos Antunes Camilo, "Careca do INSS";

— Vinícius Ramos da Cruz, presidente do Instituto Terra e Trabalho (ITT);

— Tiago Abraão Ferreira Lopes, diretor da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), e irmão do presidente da entidade, Carlos Lopes;

— Cícero Marcelino de Souza Santos, empresário também ligado à Conafer;

— Samuel Chrisostomo do Bonfim Júnior, também ligado à Conafer.

Os suspeitos são investigados pelos crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de atos de ocultação e dilapidação patrimonial.

Entenda o esquema de fraudes

O caso foi revelado em 23 de abril, após a primeira fase da operação da Polícia Federal. De acordo com as investigações, os suspeitos cobravam mensalidades irregulares, descontadas dos benefícios de aposentados e pensionistas, sem a autorização deles.

O esquema consistia em retirar valores de beneficiários do INSS mensalmente, como se eles tivessem se tornado membros de associações de aposentados, quando, na verdade, não haviam se associado nem autorizado os descontos.

Segundo o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, as associações envolvidas no esquema diziam prestar serviços como assistência jurídica para aposentados e ofereciam descontos em mensalidades de academias e planos de saúde, por exemplo, mas não tinham estrutura.

Ao todo, 11 entidades foram alvos de medidas judiciais. Os contratos de aposentados e pensionistas com essas entidades foram suspensos, segundo o ministro da CGU.

O ex-ministro da Previdência Carlos Lupi (PDT) pediu demissão após sua gestão entrar em crise por conta da investigação. Ele foi substituído pelo então secretário-executivo do órgão, Wolney Queiroz, atual titular da pasta.

Quem é Alessandro Stefanutto?

Alessandro Stefanutto é filiado ao PDT e foi indicado, em julho de 2023, para a chefia da autarquia previdenciária pelo aliado e ministro Carlos Lupi (Previdência Social).

À época da indicação, ele estava filiado ao PSB, mas migrou para o PDT em janeiro deste ano.

Conforme currículo divulgado no site do INSS, Stefanutto é graduado em Direito pela Universidade Mackenzie e mestre em Gestão e Sistema de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá (Espanha)

Antes de ser nomeado presidente do INSS, foi diretor de Orçamento, Finanças e Logística da autarquia.

Também foi procurador-geral federal especializado junto ao INSS, de 2011 a 2017. Antes disso, atuou no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e foi técnico da Receita Federal.

Ele participou do gabinete de transição do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro para o de Luiz Inácio Lula da Silva como consultor para assuntos de Previdência Social.

O que diz a defesa?

A defesa de Stefanutto enviou a seguinte nota à imprensa:

"A defesa do ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, vem a público esclarecer que:

 

— Não teve acesso ao teor da decisão que decretou a prisão dele;

— Trata-se de uma prisão completamente ilegal, uma vez que Stefanutto não tem causado nenhum tipo de embaraço à apuração, colaborando desde o início com o trabalho de investigacao;

— Irá buscar as informações que fundamentaram o decreto para tomar as providências necessárias;

— Segue confiante, diante dos fatos, de que comprovará a inocência dele ao final dos procedimentos relacionados ao caso".

Com informações do g1

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Pai, mãe e filha morrem em acidente entre ônibus e caminhonete na BR-330, em Balsas

Três pessoas da mesma família morreram em um acidente na BR-330, em Balsas, na manhã desta segunda-feira (10).  A colisão frontal entre um ônibus e uma caminhonete ocorreu por volta das 5h47, na altura do km 5 da rodovia.

As vítimas foram identificadas como Dierson Paulo Vieira da Silva, 32 anos; Emily da Silva Barros, 25 anos; e Júlia Victoria Silva, 9 anos

Equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e estiveram no local para prestar socorro. A unidade de suporte avançado do SAMU foi deslocada, mas, devido à gravidade do impacto e ao número de vítimas, nada pôde ser feito.

O coordenador do SAMU destacou que acidentes que envolvem crianças sempre deixam as equipes muito abaladas, especialmente por este ser o segundo acidente em poucos dias na mesma rodovia, ambos com famílias inteiras e crianças entre as vítimas.

O Corpo de Bombeiros precisou atuar na retirada dos corpos, que ficaram presos às ferragens do veículo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e segue apurando as circunstâncias do acidente.

De acordo com informações, a tragédia poderia ter sido ainda maior, já que o ônibus envolvido, que transportava trabalhadores para uma fazenda, não capotou para o barranco, o que evitou ferimentos entre os passageiros.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que as causas do acidente ainda estão sendo apuradas. Equipes da PRF coletaram informações no local para elaborar os laudos periciais que vão indicar as circunstâncias da colisão.

Família morre em acidente entre caminhonete e caminhão na BR-330, em Balsas

Um grave acidente deixou três mortos na BR-330, na saída de Balsas, sentido ao município de Tasso Fragoso, no sul do Maranhão. As vítimas estavam em uma caminhonete que colidiu de frente com um caminhão baú.

O acidente aconteceu na noite de sábado (8). Segundo o motorista do caminhão, o condutor da caminhonete tentou desviar de uma moto que trafegava sem farol. Durante a manobra, o veículo acabou invadindo a pista contrária e bateu de frente com o caminhão.

Na caminhonete estavam Patrícia Carneiro da Silva, de 36 anos, o marido dela, Ismério Ribeiro, de 34, e o filho do casal, Pedro Igo, de apenas sete anos. Os três morreram no local.

O motorista do caminhão permaneceu na cena do acidente e prestou socorro às vítimas. As causas do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades.

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Ex-deputado do PT é morto a facadas pelo filho durante briga familiar

O ex-deputado estadual Paulo Frateschi (PT-SP), 75 anos, foi morto a facadas pelo próprio filho, Francisco Frateschi, durante um desentendimento familiar ocorrido nesta quinta-feira em São Paulo. A informação foi confirmada pelo GLOBO por uma pessoa próxima da família e lideranças do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

O ex-parlamentar foi atingido por facadas, na cabeça e braços, e foi socorrido e levado ao Hospital das Clínicas. A mulher de Frateschi, Yolanda Maux Viana, também ficou ferida ao tentar intervir na briga — ela sofreu uma fratura no braço e foi atendida em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Lapa.

Testemunhas relataram que o conflito ocorreu dentro da residência da família, na zona oeste da capital. Ainda não há detalhes sobre o que teria motivado o desentendimento. O filho foi preso.

Ex-presidente estadual do PT e amigo pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva, Paulo Frateschi já havia enfrentado duas tragédias familiares. Em 2002, perdeu o filho Pedro, de 7 anos, em um acidente na rodovia Carvalho Pinto, em Guararema (SP). Um ano depois, em 2003, o filho Júlio, de 16 anos, também morreu em um acidente de carro na rodovia Rio-Santos, entre Paraty e Angra dos Reis. O velório do jovem contou com a presença de Lula, ministros e lideranças do PT, em um gesto de solidariedade ao então dirigente petista.

De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, a agressão teria ocorrido em um episódio de surto. Frateschi teve parada cardiorrespiratória e foi encaminhado ao Hospital das Clínicas da USP. O local passa por perícia e a ocorrência está sendo registrada no 91º DP.

Quem foi Paulo Frateschi

Ex-deputado estadual e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Paulo Frateschi teve trajetória marcada pela militância política. Integrou Ação Libertadora Nacional (ALN), organização de luta armada contra a ditadura militar, o que levou à sua prisão em 1969. Detido e torturado por seis meses, sua libertação tornou-se um símbolo da resistência ao regime.

Frateschi foi presidente estadual do PT paulista durante a ascensão do partido à presidência da República e ocupou o cargo de secretário de Relações Governamentais na gestão do prefeito Fernando Haddad, em 2014. Era professor por formação.

Nos anos mais recentes, mobilizou caravanas em favor da candidatura do presidente Lula. Em março de 2018, ao transitar com ele por Chapecó (SC), foi atingido por uma pedrada desferida por agressores contra o então candidato. O petista seria impedido de ir às urnas e cederia lugar a Haddad naquela campanha, vencida por Jair Bolsonaro (PL).

No ano seguinte, ao comentar a prisão de Lula, de quem era amigo pessoal, classificou o caso como “perseguição política”, comparando-o à repressão vivida nos Anos de Chumbo.

Tragédia repercute no meio político

"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do ex-presidente do PT Paulista e ex-deputado estadual Paulo Frateschi, companheiro e dedicado militante do nosso partido", afirma nota divulgada pelo PT. "Durante toda a sua trajetória, nosso companheiro demonstrou coragem, integridade e compromisso com o PT e pela busca de um país mais justo".

Segundo o partido, o militante deixa "legado marcado pela luta pela justiça e pela inclusão" e uma "lacuna irreparável entre amigos, familiares, companheiras e companheiros de luta".

Parlamentares do PT também lamentaram a morte nas redes sociais. "Um militante leal, íntegro e comprometido com a construção de um país mais justo e democrático", escreveu Rui Falcão, deputado federal paulista e ex-presidente nacional do partido. "Torturado pela ditadura , não recuou. No PT Estadual, fomos da mesma Executiva. E assim viramos amigos. Meu profundo pesar e solidariedade a todos os familiares", afirmou o colega Arlindo Chinaglia.

"Companheiro querido, homem fraterno e referência de compromisso público e político no Brasil", definiu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), de quem Frateschi foi secretário na prefeitura de São Paulo. "Foi defensor incansável da democracia, com coragem e determinação".

O deputado estadual paulista Emídio de Souza, um dos fundadores do PT, disse estar "devastado pela notícia" e disse que "Paulão" foi um "militante exemplar, sempre somando na luta por justiça". Jaques Wagner, senador pela Bahia e ex-ministro, disse que Frateschi foi um "quadro histórico" do PT e "será sempre um exemplo de alguém que jamais abriu mão do compromisso de lutar por um Brasil melhor e mais justo para todos nós".

Fonte: O Globo

domingo, 2 de novembro de 2025

Morre auxiliar penitenciário baleado em tentativa de assalto no Cohatrac II, em São Luís

Morreu, neste domingo (2), o auxiliar penitenciário Gardel Correia Lisboa, baleado durante uma tentativa de assalto a um estabelecimento comercial no bairro Cohatrac II, em São Luís. O crime aconteceu na última terça-feira (28).

Gardel era lotado na Supervisão de Segurança Interna (SSI) e estava internado no Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), mas não resistiu aos ferimentos.

Gardel teria sido diagnosticado com uma infecção generalizada que adquiriu no próprio hospital municipal e havia retornado ao centro cirúrgico na noite de ontem.

No dia do crime, a Polícia Militar do Maranhão prendeu um jovem de 18 anos, suspeito de envolvimento no assalto. Outros dois suspeitos, identificados pelos apelidos “Jenifer” e “Tedy”, conseguiram fugir.

Durante a ocorrência, os policiais apreenderam um revólver calibre .38 com numeração raspada, quatro munições (duas intactas e duas deflagradas), uma pistola pertencente à vítima e uma motocicleta usada no crime.

Um carro modelo Gol, de cor prata, foi encontrado abandonado no bairro Cohatrac IV. Segundo a polícia, o veículo pode ter sido usado na fuga dos suspeitos.

Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) lamentou a morte do servidor e se solidarizou com os familiares.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Homem é assassinado após sair para trabalhar em padaria no bairro João de Deus, em São Luís

O corpo de um homem, de 30 anos, foi encontrado, por volta das 4h desta quinta-feira (30), na Avenida Tales Neto, no bairro João de Deus, em São Luís. Ele foi identificado apenas como Idelson e tinha acabado de sair para trabalhar.

Policiais militares estão no local. Uma equipe de peritos também já chegou ao bairro para realizar a análise e remoção do corpo. Imagens de câmeras de segurança próximas devem ajudar a esclarecer o caso.

De acordo com informações preliminares, a vítima apresenta marca de tiro na cabeça e escoriações pelo corpo, segundo a perícia.

Pertences da vítima, como bolsa e celular, foram encontrados junto ao corpo. Há rastro de sangue nas proximidades onde o corpo foi encontrado. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Parentes da vítima compareceram ao local e informaram que o homem havia saído de casa para trabalhar em uma padaria, como fazia todos os dias.

Não há informações se a vítima tinha desafetos ou se estava recebendo algum tipo de ameaça.

Outros homicídios registrados na Grande São Luís

Dois homicídios foram registrados na Grande São Luís nos últimos dias. Um homem de 29 anos foi morto a tiros na manhã dessa quarta-feira (29), no bairro Vale Verde, na região do Coroadinho.

De acordo com testemunhas, três homens armados se aproximaram de Tallis Teixeira e efetuaram vários disparos contra ele. Após o crime, os criminosos fugiram em direção a uma área de matagal.

Segundo a Polícia Civil do Maranhão, a vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo após dar entrada no hospital. O caso segue sendo investigado e ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime.

A Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP) investiga, também, uma morte no bairro Mutirão, em São José de Ribamar.

O crime aconteceu na noite de terça (28), quando José Ribamar Bruzaca Abrahão foi baleado por bandidos que invadiram a casa dele. A polícia ainda tenta identificar e prender os autores do crime.

sábado, 25 de outubro de 2025

Dupla é presa ao sacar R$ 700 mil em espécie em Zé Doca

Suspeitos mantinham contratos milionários com prefeituras maranhenses e são investigados por lavagem de dinheiro e desvio de verbas públicas

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na tarde de sexta-feira (24), duas pessoas pelo crime de lavagem de dinheiro após serem flagradas sacando R$ 700 mil em espécie em uma agência bancária no município de Zé Doca, no Maranhão.

Durante as diligências, os policiais identificaram que os envolvidos mantinham contratos milionários com diversas prefeituras maranhenses — alguns deles relacionados a verbas federais destinadas à educação —, embora não possuíssem estrutura operacional compatível com o volume de recursos movimentados.

No momento da abordagem, os suspeitos apresentaram versões contraditórias sobre a origem e a destinação do dinheiro, afirmando inicialmente que os valores seriam provenientes de um financiamento bancário.

Diante das inconsistências e dos fortes indícios de ocultação de recursos ilícitos, os agentes deram voz de prisão em flagrante aos envolvidos.

O dinheiro apreendido e os dispositivos eletrônicos encontrados com os suspeitos serão encaminhados para análise pericial e rastreamento financeiro.

A investigação busca identificar a origem dos recursos, eventuais desvios de verbas públicas e possíveis novos participantes do esquema criminoso.

Os detidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça Federal.

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Pai é preso por abusar sexualmente da filha de 13 anos em Balsas

Um homem foi preso na manhã desta quarta-feira (15), suspeito de abusar sexualmente da própria filha, de 13 anos. Ele foi detido em Balsas, no sul do Maranhão, e confessou o crime.

Segundo a delegada Ana Marisa Barbat, da Delegacia Especial da Mulher (DEM) de Balsas, o crime aconteceu em 2024 e só foi descoberto após uma tia da vítima ter contato com a adolescente, que na época morava com o pai em uma fazenda.

A mulher percebeu que a menina estava fraca e negligenciada, e pediu ao pai autorização para levá-la à cidade, a fim de receber cuidados.

Após ser levada pela tia, a adolescente reencontrou a mãe e revelou os abusos que vinha sofrendo por parte do pai.

A mãe procurou a delegacia, que acolheu a vítima, encaminhou-a para exames e iniciou a investigação.

“Essa tia percebeu que a menina estava com um comportamento estranho: muito quieta, muito triste, isolada. Alguns dias depois, a mãe chegou, e assim que a criança a viu, desabou em choro e contou todos os abusos que vinham sendo praticados pelo pai, com habitualidade. Nós acolhemos a vítima, encaminhamos para exames e realizamos todos os procedimentos”, explicou a delegada.

O homem foi preso nesta quarta-feira, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. Em depoimento à DEM, ele confessou o crime e detalhou como praticava os abusos.

“É importante destacar o olhar atento de familiares e vizinhos para dar voz a essas vítimas, pois muitas crianças estão inseridas em contextos nos quais não sabem como pedir ajuda. Elas precisam de adultos com um olhar empático, que levem esses casos à Delegacia da Mulher. Aqui, nós investigamos, representamos pelas prisões e conduzimos os casos ao Judiciário”, afirmou a delegada Ana Marisa.

Ela enfatizou ainda que casos como esse são extremamente lamentáveis, pois, justamente de onde se espera proteção e acolhimento, muitas vezes, vem a violência disfarçada de afeto.

“O agressor envolve a vítima em uma trama psicológica tão complexa que, por vezes, ela sequer sabe se aquilo é certo ou errado, se tem culpa ou não. Ela sente o desconforto, mas não consegue discernir completamente, justamente porque a agressão vem de quem deveria protegê-la”, lamentou a delegada.

Com infomações do g1 MA



terça-feira, 14 de outubro de 2025

Sargento da PM mata filho acidentalmente ao limpar arma e tenta tirar a própria vida, em Santa Inês

Um sargento do 7º Batalhão da PM do Maranhão, identificado como José Carlos Souza de Azevedo, disparou acidentalmente contra o próprio filho, nessa segunda-feira, 13, enquanto realizava a limpeza de sua arma de fogo em casa, na cidade de Santa Inês, a 251 km de São Luís.

De acordo com informações preliminares, o policial manuseava a arma quando ocorreu o disparo que atingiu a criança nas costas. Ele ainda chegou a ser levado para o Hospital Municipal, mas morreu logo em seguida.

Desesperado com o que havia acontecido, o militar tentou tirar a própria vida, sendo socorrido em estado grave e encaminhado para atendimento médico.

O Comando da Polícia Militar do Maranhão acompanha o caso e presta apoio psicológico ao sargento e à família. Uma investigação interna deve ser aberta para apurar as circunstâncias exatas do disparo.

Outra criança baleada no fim de semana

Na zona rural do município de Cajari, no último fim de semana, um menino, de nove anos, foi atingido por tiros de espingarda, Bom Jardim.

Segundo informações da PMMA, o tiro teria sido disparado por um adolescente de 14 anos, irmão da vítima, que não teve seu nome divulgado. A vítima foi levada para um hospital municipal, em estado grave.

domingo, 12 de outubro de 2025

Policial penal é morto após discussão no trânsito na Forquilha, em São Luís

O policial penal Dyego Mendes Ferraz, que atuava como diretor-geral da Unidade Prisional de Coroatá, foi morto após uma suposta discussão no trânsito, na noite desse sábado (11), no bairro da Forquilha, em São Luís.

Segundo informações preliminares, a vítima teria se envolvido em uma discussão com outro motorista. Durante o desentendimento, o suspeito efetuou disparos de arma de fogo contra Dyego, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) lamentou a morte do policial. Leia a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) manifesta profundo pesar pelo falecimento do Policial Penal Dyego Antônio Mendes Ferraz da Silva, Diretor da UPR de Coroatá.

Neste momento de tristeza e dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e colegas de trabalho, expressando sinceras condolências pela perda do exímio servidor.

A secretaria também reconhece e agradece pelos anos de dedicação, compromisso e relevantes serviços prestados ao Sistema Penitenciário Maranhense.

Dyego era policial penal desde 2017 e exercia atualmente o cargo de diretor-geral da unidade prisional de Coroatá, município localizado a cerca de 260 km da capital maranhense.

Ele deixa esposa e três filhos. O velório foi realizado neste domingo (12) na Central de Velórios Pax Calhau. O memorial e a cremação foram realizados no Crematório Pax União.

A Polícia Civil deve investigar as circunstâncias do crime e trabalha para identificar as circunstâncias e também o autor dos disparos.

Atualização às 22h

O policial penal não teria sacado arma nenhuma, como informado à imprensa inicialmente. Imagens de monitoramento da região mostram que Dyego foi morto por atropelamento.

Teria havido uma colisão no veículo da vítima, momento em que o policial desceu do carro para ver o ocorrido.

Logo em seguida, um carro vermelho, modelo Strada, sem tampa traseira, avançou contra o policial penal. Ele foi atropelado e arrastado.

Após o atropelamento, os ocupantes fugiram. Um veículo Virtus, de cor branca, estaria dando cobertura ao veículo Strada durante a fuga.

De posse das imagens, a polícia trabalha para identificar os envolvidos na morte do policial.


sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Jovem é encontrado carbonizado dentro do porta-malas de carro em Barra do Corda

O corpo do jovem David Jhonatan, de24 anos, foi localizado por moradores da zona rural de Barra do Corda, a 447 km de São Luís, dentro do porta-malas de um veículo que havia sido incendiado no local. David havia desaparecido em Presidente Dutra desde quarta-feira (8).

Familiares e amigos vinham realizando uma intensa campanha nas redes sociais na tentativa de encontrá-lo.

No entanto, até o momento, as autoridades não confirmaram oficialmente a identidade da vítima. A Polícia Civil de Presidente Dutra informou que equipes da Delegacia Regional de Barra do Corda estão realizando diligências e os primeiros levantamentos para apurar as circunstâncias do crime.

A confirmação oficial da morte veio também por meio de um comunicando divulgado pela empresa onde a mãe do jovem trabalha. Até o momento, as circunstâncias que cercam a morte permanecem envoltas em mistério, e a Polícia Civil está empenhada em elucidar o caso.

A polícia trabalha com a hipótese de o jovem ter sido sequestrado e levado para ser assassinado no local onde o veículo foi encontrado. O crime tem característica de acerto de contas. Não há informações se David tinha rixas ou desavenças com alguém.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Operação cumpre 130 mandados e prende suspeitos de estupro e dívida de pensão em 30 cidades do MA e seis

 

A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, nesta quinta-feira, 9, uma nova etapa da Operação Captura, que resultou no cumprimento de cerca de 130 mandados de prisão em diversas regiões do estado e em outros seis estados brasileiros. A ação teve como alvos suspeitos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes e pessoas com dívida de pensão alimentícia.

Coordenada pelo Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), a operação mobilizou mais de uma centena de agentes em todo o território maranhense, além de equipes de outros estados que colaboraram com os cumprimentos de mandados fora do Maranhão.

Prisões em várias regiões

As equipes atuaram em 30 municípios maranhenses, incluindo São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, onde ocorreu a maior concentração de prisões. Houve também ações em cidades como Caxias, Timon, Cururupu, Cantanhede, Pedreiras, Santa Inês, Rosário e Santa Rita.

Além do Maranhão, a operação alcançou Piauí, Pará, Pernambuco, Goiás e São Paulo, onde nove suspeitos foram localizados. Um deles, preso em Luziânia (GO), tinha mandado por débito de pensão alimentícia.

Entre os detidos, estão investigados por estupro de vulnerável, com mandados expedidos por diferentes comarcas, inclusive de fora do estado.

A Operação Captura é uma iniciativa permanente da Polícia Civil, voltada à localização de foragidos da Justiça por crimes de alta gravidade. Segundo a SSP-MA, desde o início da ofensiva, em agosto, mais de 1.400 pessoas já foram presas em diferentes etapas.

A ação de hoje contou com o apoio da Polícia Militar, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) e do Centro Tático Aéreo (CTA). O objetivo é ampliar o alcance das operações e fortalecer a integração entre as forças policiais.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o foco das ações é garantir que crimes contra vulneráveis não fiquem impunes e que pais inadimplentes com pensão alimentícia sejam responsabilizados judicialmente.

As investigações seguem em andamento, e novas fases da Operação Captura devem ser realizadas nas próximas semanas.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Criança maranhense levada pelo pai é localizada no Paraguai após operação integrada; homem será deportado

Um homem acusado de sequestrar a própria filha foi preso, nesta terça-feira (7), em Pedro Juan Caballero, cidade Paraguaia na fronteira com o Brasil. A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Maranhão e a Polícia Federal.

O suspeito estava foragido desde 30 de setembro, quando levou a criança para um local desconhecido. Após investigação, ele foi localizado na cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

Durante a tentativa de prisão, o homem fugiu e cruzou a fronteira com o Paraguai. Ele foi encontrado por volta do meio-dia com apoio da Polícia Nacional Paraguaia e da adidância da Polícia Federal no país vizinho.

A criança foi localizada junto com o pai e está sob custódia das autoridades paraguaias. A previsão é que ambos sejam deportados para o Brasil nas próximas horas e entregues à Polícia Federal.

A mãe da menina, que tem a guarda unilateral, deve viajar até o Mato Grosso do Sul para reencontrar a filha.

Relembre o caso

A Polícia Civil do Maranhão investiga o desaparecimento de Diody Maicon Costa e sua filha, uma bebê de pouco mais de um ano, em São Luís. Eles sumiram no dia 30 de setembro, após o pai sair para passear com a criança e não retornar.

Segundo a mãe da menina, Daniele Costa Ferreira, o ex-companheiro foi até sua casa pela manhã, pediu o carro emprestado e disse que levaria a filha para consertar um notebook no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís.

Durante o dia, Daniele enviou várias mensagens ao pai da criança, perguntando sobre a situação da filha. Ele respondeu algumas vezes, mas não voltou com a menina para casa no fim do dia.

A mãe começou a suspeitar que o homem havia fugido com a criança ao perceber que a certidão de nascimento da filha havia sumido da residência. Ela conseguiu falar com Diody, que afirmou estar em outro continente com a menina.

Após o desaparecimento, Diody publicou um vídeo nas redes sociais mostrando a filha dormindo ao seu lado. No vídeo, ele afirma que tem direito de permanecer com a criança, que os dois estão em um país regido por leis islâmicas e que não pretende voltar ao Brasil.

"Ela é minha filha, inclusive está aqui, acabou de almoçar, brincou um pouquinho, está no soninho da tarde dela. Eu estou em um outro continente, sou um cidadão desse país, tanto eu, quanto ela, e aqui é movido sobre as leis islâmicas. Então, se ela quiser resolver na justiça a guarda da menina, sobre as leis que eu estou, só ela vir. Brasil nunca mais", disse o pai.

O casal está separado há algum tempo e, segundo a mãe, mantinha uma relação conturbada. O caso está sendo acompanhado pela Delegacia Especial de São José de Ribamar, que ouve familiares e realiza buscas pelo pai e pela criança.


segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Acidente envolvendo mais de 10 veículos de carga e de passeio deixa feridos na BR-135 no trecho do Campo de Peris

Um grave engavetamento envolvendo cerca de 14 veículos dentre eles, caminhões de carga, automóveis e caminhonetes aconteceu no fim da manhã desta segunda-feira (6), na altura do km 25, da BR-135, em Campo de Peris no município de Bacabeira, localizado na Região Metropolitana de São Luís.

O acidente foi provocado por incêndio na vegetação às margens da rodovia, formando uma densa nuvem de fumaça, o que prejudicou a visibilidade no trecho e ocasionou o engavetamento.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou que, até às 13h34, havia o registro de quatro feridos. Dois dos feridos mais graves precisaram de atendimento médico, dentre eles, um adolescente. Ela não corre risco de vida e já recebeu atendimento médico em uma unidade de saúde.

Outros dois feridos mais leves foram atendidos por equipes de resgate no local e permanecem sob observação. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realizam o trabalho de socorro das demais vítimas.

 

Até o momento, tem-se a confirmação de dois feridos que precisaram de socorro médico, dentre eles uma adolescente. Dois feridos leves que foram atendidos e permanecem no local.

Imagens feitas por motoristas que passavam no local no momento do acidente mostram que vários veículos colidiram entre si e, entre eles, há uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e uma carreta com botijões de gás de cozinha.

domingo, 5 de outubro de 2025

Avião do vereador Beto Castro cai em Paço do Lumiar; ele voltava de Barreirinhas com familiares

 

Um avião de pequeno porte, de propriedade do vereador Beto Castro, caiu na tarde deste domingo (5) no município de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís.

A aeronave, modelo Sêneca III, de prefixo PT-VRS, vinha da cidade de Barreirinhas e transportava o vereador Beto Castro e familiares, além do piloto. O acidente ocorreu nas proximidades da pista de pouso.

O avião caiu no mato e pegou fogo. Todos os ocupantes da aeronave sobreviveram e sofreram apenas escoriações leves.

Quando as equipes de resgate chegaram ao local, apenas o piloto, identificado como Fabrício Oliveira Dias, permanecia na área. 

Os demais passageiros já haviam sido levados em transporte próprio para um hospital da capital, onde receberam atendimento médico.