Mais Asfalto

Mais Asfalto

Intervenções no trânsito

Intervenções no trânsito

sábado, 11 de março de 2017

Governador Flávio Dino entrega ambulâncias para mais 12 municípios

O governador Flávio Dino entregou ambulâncias para 12 municípios maranhenses na manhã deste sábado (11), em solenidade realizada no Palácio dos Leões. Ao todo, o Governo do Estado vai entregar, nos próximos meses, 106 veículos destinados a pacientes que necessitem de transporte entre as unidades de saúde. A estratégia faz parte da política de apoio às gestões municipais e fortalecimento da rede de saúde integrada.

Os veículos foram entregues aos municípios de Alto Parnaíba, Arame, Benedito Leite, Bom Jesus das Selvas, Central do Maranhão, Governador Nunes Freire, Matinha, Fortaleza dos Nogueiras, Santa Luzia do Tide, Senador La Roque, Tasso Fragoso e Tutoia. 

As ambulâncias, adquiridas por meio de emenda parlamentar dos deputados estaduais, têm capacidade para socorro no atendimento como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). São equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo, respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos. Possuem, ainda, sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico. O Governo do Estado investiu R$ 160 mil por ambulância.

O governador Flávio Dino agradeceu os deputados estaduais por destinarem suas emendas parlamentares para um programa tão importante e explicou que a aquisição de ambulâncias significa o acesso a rede municipal de saúde de cada cidade e também à rede estadual, sobretudo os hospitais de alta complexidade que o Governo do Estado mantém em todas as regiões do Maranhão.

“No país nós temos um problema de subfinanciamento, falta de recursos dramática no SUS, e, por isso, nós precisamos trabalhar em parceria. E é isso que nós estamos fazendo, juntando os esforços dos deputados federais e estaduais, do Governo e das Prefeituras”, destacou.

Na semana passada, o governador Flávio Dino já havia destinado ambulâncias para os municípios de Raposa e Paço do Lumiar, dentro da entrega total para 106 municípios que se seguirão nos próximos meses.  “O nosso compromisso é de fazer a entrega de pelo menos uma ambulância dessas, de grande porte, para pelo menos um município do Maranhão. Então nós adquirimos inicialmente 106 ambulâncias, essas são as primeiras que estão chegando, quando nós finalizarmos vamos comprar mais 100, até chegar o número de 217, para que, com isso, até o final do ano a gente cumpra esse compromisso de ajudar os municípios em uma atividade essencial”, reiterou.

Para o secretário de Saúde, Carlos Lula, esse apoio do Governo do Estado aos municípios é parte da política de tratar a saúde como um sistema articulado entre União, Governo e Prefeitura. “O transporte sanitário é necessário e imprescindível, durante muito tempo o Estado não olhou isso. Os municípios acabam tendo sua frota muito sucateada, e, agora, a gente retoma esse programa de ajudar os municípios. A gente sabe que às vezes os municípios não têm condições para adquirir uma ambulância desse porte. Então a gente faz essa ajuda também na necessidade de pensar a rede de saúde de forma conjunta”, frisou.

Carlos Lula explicou que a escolha dos municípios que estão recebendo as ambulâncias leva em conta critérios como distância e necessidade. “Há muitos municípios que não tinham nenhuma ambulância e estão recebendo essa hoje. Ou municípios que receberam a saúde muito sucateada. O critério principal foi a necessidade”, explicou o secretário.

O prefeito de Tasso Fragoso, Dr. Roberth, disse que o grande gargalo das prefeituras atualmente é a saúde. Ele relatou que o seu município não possuía nenhuma ambulância e que as pessoas estavam sendo transportadas de forma indigna, em carros alugados e caminhonetes. “Agradeço muito o governador por essa doação que vai ser de suma importância para o nosso município”, reconheceu o gestor.

Para o prefeito de Bom Jesus das Selvas, Fernando Coelho, a ambulância entregue pelo Governo do Estado também será muito importante, pois o seu município não tem tanto suporte na saúde, e, constantemente, os pacientes tem que ser transportados para cidades vizinhas, como Açailândia e Imperatriz, para realizar cirurgias eletivas.

“Então, o governador se sensibilizando com essa parceria, vendo as condições de cada cidade, por onde ele tem passado, sabendo da necessidade, tem ofertado isso para os municípios, uma melhor qualidade para o transporte dessas pessoas que realmente necessitam”, realçou o prefeito de Bom Jesus das Selvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...