Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Flávio Dino já garantiu mais ações para Caxias do que Roseana em seus 14 anos de mandato

A ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) comandou o poder executivo estadual no Maranhão por 14 anos, em quatro mandatos incompletos. Apesar do longo tempo à frente do poder, Roseana é lembrada por administrações pífias, marcadas pelo descaso e atraso político. 

Um dos municípios maranhenses mais penalizados pelos retrógrados governos de Roseana foi Caxias, palco de intensa perseguição do clã Sarney. Roseana deixou o governo em 2014, e no tempo recorde de apenas dois anos e oito meses, o atual governador Flávio Dino (PCdoB) já conseguiu destinar mais recursos, ações e obras para a cidade do que Roseana, que controlou os recursos estaduais por quase uma década e meia.

Nos últimos seis anos do governo Roseana, o descaso da ex-gestora com a população caxiense foi tamanho, que sua administração é lembrada apenas pela construção de um Farol da Educação e pela implacável perseguição imposta pelo grupo Sarney a quadros políticos do município. Umas das marcas da política criminosa de Roseana em Caxias, foi a precarização na gestão da saúde na cidade.

De 2009 a 2014, Caxias ficou sem os repasses estaduais pactuados para o devido atendimento dos somente sete municípios da regional (Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti, Caxias, Coelho Neto, Duque Bacelar e São João do Sóter). Na época, o município deixou de receber cerca de R$ 40 milhões em recursos para a saúde, o que representava quase a totalidade das verbas que deviam ser destinados pelo Estado para a Saúde de Caxias.

Revertendo o caos

Desde que assumiu Dino já conseguiu reverter drasticamente esse triste legado deixado por Roseana em Caxias, e a quinta maior cidade do Maranhão conta atualmente com forte presença de obras e investimentos do governo estadual.

Na área da Saúde, por exemplo, o governo Dino foi responsável pela entrega do Hospital Macrorregional de Caxias, que já superou a marca de 1 milhão de atendimentos, tornando-se uma das principais unidades de saúde em todo o Maranhão, com 116 leitos de internação. Em 2017, já foram investidos mais de R$ 24 milhões na saúde no município.      
Infraestrutura, educação e inovação

Outra atuação que vem recebendo fortes investimentos é a pavimentação de ruas e avenidas. Este ano o programa estadual Mais Asfalto está levando pavimentação para mais 15 quilômetros de vias. Antes disso, o programa já tinha restaurado mais de 65 quilômetros de ruas e avenidas em Caxias.

A construção e a reforma de escolas feitas pela gestão Dino também estão presentes no município. Já foram reformados, por exemplo, o Colégio Militar Tiradentes IV, e as escolas Cristóvão Colombo, Dias Carneiro e Aluísio Azevedo. Outras Escolas Dignas também estão em construção, como a de ensino médio no povoado Bacuri.

No mês passado foi inaugurada a unidade vocacional do Iema na cidade. A escola Vespasiano Ramos passou por ampla reforma para oferecer os cursos profissionalizantes. As primeiras turmas são para os cursos de inglês e aplicativos web.

Também em julho, o governo do comunista entregou em Caxias o primeiro Centro de Educação Científica do Maranhão, o quarto similar no Brasil. A iniciativa garante a estudantes do 6º ao 9° anos do ensino fundamental oportunidade para que possam desenvolver uma educação científica. O centro vai atender 400 alunos.

Internet

Recentemente, Caxias recebeu um ponto da Maranet, que leva internet Wi-Fi grátis para a população. São 100 megas de internet, via fibra óptica, de alta velocidade, que possibilita a conexão de até 1.200 usuários simultâneos.

O toten, de quatro metros de largura e seis de altura, instalado na Praça São Judas Tadeu, no bairro Ponte, tem um raio de alcance de 400 metros.

Provável candidato à reeleição, Flávio Dino ainda tem um ano e quatro meses de governo e deve dar continuidade à agenda de ações em Caxias. Roseana se prepara para disputar as eleições em 2018 para tentar retomar o poder. Com esse péssimo retrospecto, a população caxiense certamente ainda não esqueceu a truculência dos governos Roseana na cidade, e tudo indica que a candidata do grupo Sarney terá que suar a camisa para tentar conquistar votos do eleitorado de Caxias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário