Rádio Voz do Maranhão

domingo, 24 de setembro de 2017

Mais de 3 mil estudantes se inscreveram para receber o Cartão Transporte Universitário no valor de R$ 800

O benefício é para estudantes que percorrem mais de 100 km para estud
O programa Cartão Transporte Universitário vai contemplar mil estudantes neste segundo semestre. A ação do Governo do Estado disponibiliza um cartão, no valor de R$ 800, para uso em passagens de ônibus. Coordenado pelas Secretarias de Estado de Juventude (Seejuv) e Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), o projeto atende alunos matriculados em cursos presenciais e com regime diário de aulas em instituições de ensino superior públicas ou privadas no Maranhão. Para esta etapa se inscreveram 3.155 pessoas.

Podem se candidatar estudantes que percorrem distâncias de mais de 100 quilômetros – ida e volta - entre suas residências e as unidades de ensino. “O objetivo dessa ação é diminuir os impactos econômicos e estimular a permanência nos estudos. É o Governo contribuindo para mais um passo na formação dos maranhenses”, destacou a secretária de Estado de Juventude, Tatiana Pereira. Outro critério do programa é a apresentação de comprovante de matrícula atualizado a cada semestre com a indicação das disciplinas que serão cursadas.

A forma de deslocamento, com contratação do transporte, é de responsabilidade exclusiva do estudante, que escolherá a forma que considerar mais adequada, de acordo com suas necessidades e com as realidades locais. A previsão é que o programa deve abrir editais, sempre nos meses de agosto e fevereiro, valendo para o semestre letivo que encerra em dezembro e julho. A cada edital, serão disponibilizadas mil vagas, totalizando duas mil por ano.

"Um dos grandes fatores de evasão nas universidades, sobretudo pra aquele estudante que moram mais distante, é o custo custo com o transporte. Pra combater a evasão escolar e reforçar, assim, a permanência do aluno/aluna na universidade de tal modo que possa fazer o curso regularmente,  o governo do Estado lançou esse programa, que beneficiará inicialmente mil estudantes universitários", destacou o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição.

Os interessados devem ficar atentos à publicação do edital, preencher ficha de inscrição e anexar documento de identidade e CPF; foto 3×4; comprovante de residência dos últimos seis meses; contrato ou recibo mensal de pagamento, caso o estudante resida em imóvel alugado; comprovante de matrícula no curso declarado, para o período vigente; histórico escolar disponibilizado pelo estabelecimento de ensino; declaração da veracidade das informações; e comprovante de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário