domingo, 9 de novembro de 2008

ARTIGO DE DOMINGO

COM PODER POLÍTICO REJUVENESCIDO EM BRASÍLIA, SARNEY LUTA PARA TIRAR JACKSON DO PODER

Por Gilberto Lima

Em Brasília, Sarney é a jóia da coroa. Muitos pretendentes às presidências da Câmara e do Senado estão a cobiçá-lo. Por conta de presidência do Senado, o governo Lula está disposto a qualquer negócio para não perdê-lo. Valorizando-se, Sarney endurece o jogo fazendo-se de candidato da vez, não estando disposto a abrir mão para o petista Tião Viana, como deseja o presidente Lula. Se abrir, Sarney aumentará o valor da fatura que já vem sendo paga pelo governo há bastante tempo. Como ator/manipulador, Sarney tem os cordões que controlam os movimentos das marionetes. Seria Lula uma dessas marionetes nas mãos do senador amapaense? Pode até não o ser, mas está provado que a velha raposa, enfraquecida politicamente no Maranhão, ainda tem fôlego de sobra para fazer estragos em Brasília. Está em suas mãos a possibilidade de manter a base aliada unida. Sarney sabe que Lula encontrará dificuldades de fazer seu próprio sucessor, por isso vai vender caro a permanência na base do governo, pois o PMDB, que saiu ainda mais robusto das eleições municipais, está sendo cortejado pelos tucanos. Serra e Aécio são os tucanos que têm condições de desbancar o petismo em 2010. E Sarney está de olho na sua sobrevivência política. Se Lula não aumentar o valor da futura, pode ter certeza que, na reta final do governo, Sarney pula do barco petista. É nesse rejuvenescimento de poder, no ocaso de sua vida política, que Sarney encontra forças para tramar a queda de Jackson do poder no Maranhão. Para ele é questão de honra devolver o poder para a filha Roseana.

Não restam dúvidas do enfraquecimento político do sarneisismo no Maranhão, onde suas bases eleitorais foram implodidas no último pleito municipal. Dos prefeitos eleitos, apenas 1/3 são base de sustentação política do grupo do senador. A “Frente”, liderada por Jackson elegeu a maioria, 2/3, incluindo os dois maiores colégios eleitorais, São Luís e Imperatriz, o que representa poder de fogo enorme para a sucessão em 2010. Sabedor, portanto, que suas chances de retomar o poder, através do voto, ficaram remotíssimas, o grupo Sarney só enxerga uma chance: tomar o mandato de Jackson no TSE. Nos bastidores, em Brasília, o grupo trabalha para apressar o recurso contra o governador. A mídia sarneisista diariamente procura implantar o terror junto à população e à classe política, espalhando que a cassação do governador é iminente e que não adiantam os atos protelatórios tentados pela defesa. O objetivo dessa campanha é provocar defecções no grupo político que sustenta o governo. Prefeitos eleitos e reeleitos estariam sendo orientados a abandonar o barco da “Frente”, pois Roseana vai assumir o governo a partir de janeiro de 2009. Sabe-se que essa tática pode até dar certo, pois muitos dos eleitos e reeleitos não são aliados do mandatário de plantão, mas do poder. Caso esse plano se concretize, não restam dúvidas que a maioria dos prefeitos pulará imediatamente para o barco do sarneisismo. O erro dos opositores de Sarney sempre foi substimar sua força e capacidade de sobrevivência política, em Brasília, com trâmite em todos os poderes da República. A velha raposa parece ter 7 vidas.

Sabendo das reais possibilidades de o grupo Sarney sair vitorioso do embate no TSE, forças políticas da “Frente” estariam se mobilizando para preparar uma grande revolta popular contra o que têm chamado de “golpe”. Resta saber se essas lideranças ainda têm a mesma força de mobilização que tiveram nos primeiros momentos do governo Jackson, quando milhares de pessoas foram às ruas, no momento em que surgiram os primeiros movimentos para acelerar a cassação do governador. De lá para cá, a mídia sarneysista, mesmo paga pelo governo, trabalha para desgastar a imagem do governador perante a opinião pública. Eles sempre acreditaram que, desgastado, o governador não teria mais forças para arregimentar a massa, supostamente insatisfeita com os resultados apresentados pela administração. No entanto, os aliados do governo apostam, ainda, nesse poder de mobilização para reagir à altura, caso o “golpe” seja consumado. Disso tudo fica uma certeza: Sarney está mais vivo do que nunca. Besta é quem duvida!


6 comentários:

  1. Olá meu nobre gilberto lima tudo bem com voce é uma pena que um jornalista como você tenha saido de repente da direção da rádio timbira pois sei que você é uma pessoa competente e queeu iria até deixar meu curriculo por lá pois sou formado em comunicação e desempregado uma pena que o dr jackson agiu dessa maneira com sua pessoa.

    Bom essa questão de cassação e algo que nao se pode levar a sério acho besteira cassar quein vai dizer se o governo ta bom ou não e o povo que dizem que escolhe e por vontade soberana o povo e quein vai decidir se o governo jackson lago está bom ou não

    Um abraco sucesso pra voce gilberto lima e volte logo ao rádio am

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Miguel Fiquene. Acho que estamos SUPERVALORIZANDO o poder do Senador Sarney, que está em franco e visível declínio político, mesmo na esfera federal. Ele não está mais com essa "bola" toda, não.

    Quanto a essa história de cassação, não acredito mesmo. Tive acesso aos autos desse processo, e posso lhe garantir que lá não existe nada de substancial que possa condenar o Governador Jackson Lago.

    Também não creio que TODOS OS MEMBROS de nossa Suprema Corte Eleitoral sejam vnais e corruptos.

    Um abraço. (JORGE DA BELIRA)

    ResponderExcluir
  3. Olá Miguel e Jorge da Belira

    É um prazer enorme tê-los como leitores do blog. Essa é uma forma de mantermos contato com os amigos. É correto não estimularmos a propagação dos boatos em torno do processo movido contra o governo Jackson. Mas não podemos duvidar das artimanhas de Sarney. Ele age na surdina, nos bastidores, para ganhar no tapetão. Também sabemos da relação promíscua de muitos figurões da política com os tribunais. Não temos nehuma garantia de que Sarney possa sair derrotado desse embate. Acredito que somente a capacidade de mobilização da chamada "Frente" poderia amedrontar Sarney. Uma espécie de levante popular que chamasse a atenção de todo o país amedronta o grupo. A pergunta que se faz é a seguinte: caso a cassação seja consumada, a população estaria disposta a ir às ruas para fazer manifestações contra o "golpe"? É bom ficarmos atentos às manobras que estão sendo arquitetadas por Sarney, em Brasília. A velha raposa não vai sossegar enquanto não conseguir devolver o trono para a filha. Um abraço.

    Gilberto Lima

    ResponderExcluir
  4. Caro Miguel,

    Ainda não tenho previsão de quando voltarei ao rádio. Estou trabalhando em outros projetos, alé de trabalhar diariamente na Caema. Sei que muitos ouvintes querem que eu volte logo. Isso está nos planos para o mês de março. Vamos aguardar!

    Gilberto Lima

    ResponderExcluir
  5. Que bom saber que voce vai voltar ao rádio nobre gilberto você faz falta no rádio maranhense com certeza em todos os programas os ouvintes tinham vez e voz queria lhe dar os parabens pelos antigos posts ao qual vc se referiu ao grande um dos maiores radialistas do maranhão denny cabral que foi seu companheiro por muito tempo na epoca aurea da rádio timbira do maranhão que bom seria meu caro gilberto queria lhe fazer esse questionamento porque os comunicadores de rádio am do maranhão ainda se degladeiam tanto por estar cada de um lado sendo que o principal e a informação imparcial sem tedenciamento politico gostaria saber se na sua opinião isso prejudica na amizade pessoal entre a imprensa maranhense. Para fechar queria lhe deixar um depoimento da seguinte forma meu nobre gilberto lima sei que o doutor jackson tem as melhores das intenções mais infelizmente ele está mal acessorado em muitas secretárias principalmente a de seguranca a seguranca aumento significativamente e presciso que o governador acorde em quanto e tempo. teco esse comentário racional em emoção politica gilberto pois voce sabe estamos numa cidade que se vc fizer uma critica logo e tachado de sarneysista etc etcc. e todo governo tem que haver criticas claro que com um bom senso uma critica para melhorar voce nao acha que e a hora do governador fazer uma reformulação nas pastas? um abraco

    ResponderExcluir
  6. O a situação é Gravíssima. Não sabemos quanto de influência Sarney tem nesse TSE, no entanto sabemos que tem. Aquele ministro Ero Grau, que acho nunca ter pisado no Maranhão e afirmou: "temos que acabar com essa história de que uma só família manda no Maranhão" para saber se os Sarney mandam ou não no Maranhão, basta pisar em São Luís (Maternidade Marly Sarney, TCE Roseana Sarney Murad, Forum José Sarney Costa, Ponte José Sarney) será que resta alguma dúvida?
    Na verdade, se houver alguma revolta popular e eu acredito que vai existir, caso Jackson seja cassado, não é a favor de Jackson mas sim, contra a volta de Roseana ao poder. Isso é inadmissível. Se ela assumir não vai sobrar muita coisa do Palácio.

    ResponderExcluir