quinta-feira, 27 de novembro de 2008

UM FÓRUM QUE JÁ DEIXA SAUDADES

PLANTANDO A SEMENTE DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

Uma nova consciência ecológica foi plantada do Fórum de Águas das Américas e no V Encontro Cultivando Água Boa. Foram 3 dias de discussões e trocas de experiências entre representantes das mais diversas regiões do Brasil e de outros países da América Latina. O foco principal foi a preservação das águas, que passa pela preservação da natureza. A principal preocupação foi com o desmatamento acelerado que acontece no nosso principal Bioma, a Floresta Amazônica.

Uma mostra das agressões à Floresta foi a informação passada pelo Ministro do Meio Ambiente, quando participava de uma palestra, do vandalismo promovido em Paragominas, no Pará, por madeireiros que ficaram revoltados com a apreensão de 14 caminhões que transportavam madeira retirada de reservas indígenas. Isso mostra que temos que ter leis mais coercitivas, mais punitivas.

Desmatamento ilegal tem que ser crime inafiançável, ou seja, quem o fizer tem que ir para a cadeia, além de ser obrigado a reflorestar as áreas destruídas. Além disso, o exército tem que ocupar todas as regiões da Amazônia. O governo não vai ganhar essa guerra contra o desmatamento se continuar sendo benevolente em vários casos.











Com a repórter Denise de Rochi, da Agência Rádio Web











Eu e Luciana Melo, assessora de comunicação da AESBE

















Na entrevista com o Frei Leonardo Boff












Com Shizue Naka, cantora, da União Planetária, de Brasília





PROJETO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO METANO

No penúltimo dia em Foz, aproveitei para conhecer um projeto piloto de produção de energia elétrica a partir do gás metano, produzido em uma Estação de Tratamento de Esgoto da SANEPAR. Depois de captado na estação e ter eliminado os resíduos sólidos, o esgoto vai para uma ETE, totalmente fechada, para evitar que o gás metano escape. Daí, o gás é conduzido por dutos até uma espécie de estufa, seguindo para o conjunto gerador da energia. Toda a energia consumida na Estação é produzida a partir do metano. O gás excedente é queimado.

A energia desse projeto piloto é suficiente para atender o consumo mensal de 5 residências. A Sanepar já planeja desenvolver uma usina maior com capacidade de produzir energia em escala maior para atender as necessidades da própria Companhia, reduzindo, em parte, os custos com esse item que é uma carga pesada no orçamento das empresas de Saneamento. Aproveitei para gravar em vídeo toda essa explicação de como funciona esse projeto piloto de geração de energia, a partir do gás metano produzido pelo esgoto. São 20 minutos acompanhando os técnicos em cada etapa do processo.

VISITA ÀS CATARATAS DO IGUAÇU

Eu não poderia perder a oportunidade de conhecer de perto as magníficas Cataratas do Iguaçu. Esse é o maior atrativo turístico de Foz. Na caminhada que fizemos no Parque Nacional do Iguaçu, pudemos constatar que cerca de 70% dos visitantes vem de outros países. Todos se encantam com essa beleza natural que pode estar ameaçada se o homem continuar com as agressões violentas à natureza. Fiz a caminhada ao lado de um casal português e de amiga deles, Laura. Eles estavam hospedados no mesmo hotel que eu, o Luz, próximo à Rodoviária. Ficamos todos encantados com o cenário. O nosso guia foi o Antônio Roth, um dos proprietários do Hotel. Ele nos falou que todos se assustaram com a seca nas cataratas, acontecida há dois anos. As fotos ainda estão no hall do Hotel, numa tentativa de chamar a atenção para o problema do desequilíbrio ambiental. Ele acredita que esse fenômeno foi ocasionado pela devastação da Amazônia e pelo aquecimento global. “É bom que mais gente venha ver esse espetáculo da natureza e sentir a necessidade de mudar sua consciência no sentido de lutar pela preservação da natureza, principalmente no momento em que se discute a questão das águas, fundamental para a vida no planeta”, disse ele.

O encerramento do Fórum das Águas aconteceu com a realização de um show de Almir Sater no auditório principal do Centro de Convenções do Rafain Hotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário