Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

BANCADA DO PDT NO SENADO OFICIALIZA APOIO A TIÃO VIANA

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

A bancada do PDT no Senado, formada por cinco parlamentares, decidiu nesta quarta-feira que vai apoiar a candidatura do senador Tião Viana (PT-AC) à presidência da Casa. A decisão foi tomada na manhã de hoje durante reunião do comando nacional do partido realizada em Brasília.
Durante a discussão, houve várias críticas ao senador José Sarney (PMDB-AP). A Folha Online apurou que o ministro Carlos Lupi (Trabalho) destacou que, pela história do PDT, o partido se aproxima mais da ideologia e do modo de agir de Tião.

Adversário político de Sarney no Maranhão, o governador do Estado, Jackson Lago (PDT), criticou duramente o nome do peemedebista na disputa pelo comando do Senado.

Interlocutores afirmaram que, durante a reunião, Lago disse que se o PDT apoiar Sarney irá trair os princípios da legenda e defendidos pelo ex-governador Leonel Brizola.

O presidente em exercício do PDT e líder da bancada na Câmara, Vieira da Cunha (RS), atuou como mediador nos debates e também concordou com Lupi e Lago. Com isso, o partido fechou questão e determinou que seus cinco senadores apoiem Tião na disputa para o Senado.

Com o apoio do PDT, Tião amplia sua base de apoio na campanha pelo Senado para seis legendas --PT, PSB, PRB, PR e PSOL. A disputa pelo comando da Casa se transformou em um impasse para o governo pois divide os partidos aliados do Palácio do Planalto entre os nomes do petista e do peemedebista.

2 comentários:

  1. Extremamente acertado a decissão do PDT Gilberto. Mas o velho é danado e leva essa

    ResponderExcluir
  2. Caro Anselmo,

    Infelizmente, Lula é o grande responsável pelo fortalecimento político de Sarney. Se fosse companheiro de fé, apoiaria, sem restrições, a candidatura de Tião Viana. Sarney não é confiável. Se a candidatura de Dilma não decolar, ele vai abandonar o barco petista e buscar sobrevida no ninho tucano. Pior para os que fazem oposição a Sarney no Maranhão. Quando Lula resolver abrir os olhos, será tarde demais...

    ResponderExcluir