quarta-feira, 22 de abril de 2009

MINISTROS DO SUPREMO DIZEM QUE CONFIAM EM MENDES E SUSPENDEM SESSÃO DESTA QUINTA

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online
, em Brasília

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) divulgaram nesta quarta-feira nota oficial para reafirmar a confiança no presidente da Corte, Gilmar Mendes, que hoje trocou ofensas com o ministro Joaquim Barbosa no plenário do tribunal. A nota é assinada por oito dos 11 ministros do STF, uma vez que Barbosa e o próprio Mendes não subscrevem o comunicado. A ministra Ellen Gracie também não assinou o texto porque está fora de Brasília, em viagem ao exterior.

Os ministros também decidiram cancelar a sessão plenária do STF marcada para amanhã, às 14 horas.

Em uma curta nota, os ministros reafirmam "a confiança e o respeito ao senhor ministro Gilmar Mendes na sua atuação institucional como presidente do Supremo". Os ministros lamentam o que chamam de "episódio ocorrido nesta data" --numa referência à troca de ofensas.

Após o bate-boca entre Mendes e Barbosa, os oito ministros se reuniram com o presidente do STF por cerca de três horas em seu gabinete. O ministro Celso de Mello não participou do início da reunião, mas foi chamado pelos colegas para discutir o episódio protagonizado entre Mendes e Barbosa.

A discussão entre o ministro e o presidente da Corte provocou mal estar entre os integrantes do Supremo. Os ministros Marco Aurélio Mello e Carlos Ayres Britto atuaram como "bombeiros" em meio à discussão, mas não conseguiram conter os ânimos exaltados no plenário.

Veja abaixo a íntegra da nota divulgada pelos ministros do STF:

"Os ministros do Supremo Tribunal Federal que subscrevem esta nota, reunidos após a sessão plenária de 22 de abril de 2009, reafirmam a confiança e o respeito ao senhor ministro Gilmar Mendes na sua atuação institucional como presidente do Supremo, lamentando o episódio ocorrido nesta data."

Ofensas

O mal estar teve início depois que Mendes, ao proclamar o resultado de um julgamento, fez críticas à visão apresentada por Barbosa sobre o caso. O ministro reagiu cobrando respeito do presidente da Corte.

"Vossa excelência me respeite. Vossa Excelência está destruindo a Justiça deste país e vem agora dar lição de moral em mim. Saia à rua, ministro Gilmar. Faça o que eu faço", afirmou Barbosa.

Em resposta, Mendes disse que "está na rua". Barbosa, por sua vez, voltou a atacar o presidente do STF. "Vossa Excelência não está na rua, está na mídia destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro."

Irritado, Mendes também pediu "respeito" a Barbosa. "Vossa Excelência me respeite", afirmou. "Eu digo a mesma coisa", respondeu o ministro.

Barbosa chegou a afirmar que Mendes não estava falando com os seus "capangas de Mato Grosso". O ministro disse que decidiu reagir depois que Mendes tomou decisões incorretas sobre os dois processos analisados pela Corte.

"É uma intervenção normal regular. A reação brutal, como sempre, veio de Vossa Excelência. Eu simplesmente chamei a atenção da Corte para as consequências dessa decisão", afirmou Barbosa.

Mas Mendes reagiu: "Não, não. Vossa Excelência disse que faltei aos fatos. Não é verdade."

Em tom irônico, Barbosa disse que o presidente do STF agiu com a sua tradicional "gentileza" e "lhaneza". Mendes reagiu ao afirmar que Barbosa é quem deu "lição de lhaneza [lisura]" ao tribunal. "Vamos encerrar a sessão", disse Mendes para acabar com o bate-boca.

A discussão ocorreu enquanto o plenário do STF analisava dois recursos apresentados ao tribunal contra leis julgadas inconstitucionais pela Corte. Uma das ações questiona a lei que criou o Sistema de Seguridade Funcional do Paraná, em 1999. O segundo recurso questiona lei, considerada inconstitucional pelo STF, que definiu que processos contra autoridades com foro privilegiado continuam sob análise do tribunal mesmo após o réu não estar mais na vida política.

Confira o bate boca entre os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa.


2 comentários:

  1. CARO AMIGO GILBERTO, SOU MAIS DO QUE ISSO, SOU SEU FÃ. VOCÊ E O RENATO SOUSA, ASSIM COMO O SILVAN ALVES, SÃO OS REPORTERES MAIS SÉRIOS E COMPOETENTES DESTS MARANHÃO. GOSTARIA DE DIZER QUE EU JUNTAMENTE COM O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS INICIAMOS UM MOVIMENTO, CONTRA BAIXOS SALÁRIOS, MUITOS VÃO QUERER SER O PAI DSA CRIANÇA, MAS, NÓS É QUE ABALAMOS OS GOVERNOS JÁCSON E ROSEANA. SOU SÉRIO E DE CARATER, COMO VOCÊ, GOSTARIA DE CONTAR COM OSEU APOIO, POIS, LUTO PERLA PMMA HÁ MUITO TEMPO,PAGO UM PRÊÇO TAMBÉM. MAS, AMIGO, SEU LINK JÁ ESTÁ NO MEU BLOG, QUE GOSTARIA QUE DIVULGASSE E COLOCASSE A UMA MATÉRIA A LUSIVA A ESTE OFICIAL PM, E COLOCASSE NO SEU LINK DE AMIGOS. RESPONDAME, TAMBÉM NO NOPSSO BLOG (www.capitaotrinta.blogspot.com). tel. 8883 5984. me lg!. ESSE BLOG É DE INTERESSE PÚBLICO DOS PM'S E SUS VOZES, ALÉM DE SER DE INTERESSE DAS COMUNIDADES!. LÁ VOCÊ ENCONTRA O LINK DICAS DE SEGURANÇA. (www.segurancaprotetiva.com). GILBERTO, VAMOS MARCAR UMA ENTREVISTA NO SEU BLOG. SEJA O NOSSO SEGUIDOR, POIS, JÁ SOU O SEU. APROPOSITO, NÃO ESTOU CONSEGUINDO POSTAR VÍDEOS. COMO VC CONSEGUE. DEMORA?.

    UM GRANDE ABRAÇO DO SEU FÃ


    CAPITÃO TRINTA JUNIOR

    ResponderExcluir
  2. Prezado Gilberto Lima.
    Sou um anônimo admirador do seu trabalho como jornalista e radialista. E tenho neste momento a oportunidade de externar a minha opinião pelo acontecido no STF, a muito (na minha opinião) o poder judiciário perdeu o nome. Enquanto, aquela estátua, que simboliza a justiça desse país estiver com os olhos vendados. Nós, pobres, maranhenses e sem amigos influentes vamos ficar entregues nas mãos desses tipos (políticos e juízes)que para quem tem memória já não surpreendem tanto. E deixo aqui a minha indagação. O que será que Vossa Excelência Joaquim Barbosa quis dizer com a frase? "Vossa excelência (Gilmar Mendes) está acabando com a justiça desse país".
    O que será? Será que a resposta estaria no Maranhão e/ou no Dantas (casos recentes)?
    Um abraço!

    ResponderExcluir