Construídas no governo Roseana Sarney, as duas estações concebidas para tratar parte do esgoto de São Luís estão completamente sucateadas. A triste realidade foi constatada na manhã desta quarta-feira, quando o Secretário de Saúde, Ricardo Murad, comandou uma visita a vários pontos críticos do sistema de esgotamento sanitário da orla marítima de São Luís. A Caema foi representada pelo seu presidente, João Reis Moreira Lima, acompanhado do Diretor de Operações, Cristovam Dervalmar Filho, e do Diretor de Projetos e Obras, José Fernandes.
Inicialmente, visitaram a foz do Rio Pimenta, onde o esgoto escorre para a praia do Olho D´Agua. Diante da situação degradante, ficou acertado que a área da praia afetada pelo esgoto, imprópria para banho, será sinalizada pela Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Imediatamente, a Caema já vai buscar recursos para recuperar esses pontos críticos, fazendo com que o esgoto seja bombeado para as estações de tratamento que também serão recuperadas.
Na avenida Litorânea também foram encontradas algumas irregularidades nas estações elevatórias, responsáveis pelo bombeamento do esgoto. No entanto, não foi constatada a necessidade de se interditar toda a orla marítima.
Na visita à estação de tratamento de esgoto do Jaracati, o secretário de sáude, diretores da Caema, representantes da Defesa Civil e técnicos ficaram estarrecidos com o abandono total das instalações. Uma das estações elevatórias, situada atrás do Hospital UDI, está com as três bombas paradas. Recentemente chegaram a ficar inteiramente submersas pela falta de bombeamento do esgoto para a estação de tratamento. Com isso, o esgoto in natura termina saindo pelo extravasor e jogado no rio anil.
Na estação de tratamento nada funciona. O Secretário Ricardo Murad, diante da situação crítica, autorizou a direção da Caema a elaborar projetos emergenciais para a recuperação de todo o sistema de tratamento de esgoto, além de sugerir a abertura de inquérito administrativo para apurar responsabilidades, visto que o ex-diretor de operações é funcionário da Caema. “O responsável terá a oportunidade de explicar porque tudo isso aqui foi abandonado e sucateado. Isso é um ato de irresponsabilidade. Quando eu inaugurei essas estações de tratamento elas estavam funcionando plenamente. O que vemos é mais uma irresponsabilidade do governo passado", afirmou o Secretário. Segundo ele o sucateamento também tomou conta da estação de tratamento de esgoto do Bacanga. A direção da Caema já está debruçada sobre projetos para buscar recursos para recuperação total de todo esse sistema.
O presidente da Caema, João Moreira Lima, afirmou que a nova diretoria está trabalhando duro para recuperar a Companhia e que lamenta essa situação de abandono das estações de tratamento, mas que vai buscar soluções para esse grave problema. Projetos de recuperação de todo esse sistema já estão elaborados, prontos para execução, tão logo a Companhia consiga captar recursos.
Emergencialmente, a Caema vai adquirir novas bombas para as estações elevatórias. Pelas previsões, pelo menos uma delas já estará em funcionamento na próxima semana. A meta é fazer com que uma das estações volte a funcionar em 20 dias. Eu acompanhei de perto essa visita e fiquei estarrecido com o grau de abandono em que se encontra esse sistema de tratamento de esgoto. Confira algumas fotos.
quero saber como e o processo de funcionamento do tratamento da água e esgoto da caema do maranhão
ResponderExcluir