domingo, 7 de junho de 2009

UM INVENTO ECOLOGICAMENTE CORRETO: TELHADO SEM MADEIRA

Em tempos onde a preservação do meio ambiente está sempre em pauta, encontrei o engenheiro maranhense Mário Vale debruçado sobre um projeto inovador: um telhado que dispensa uso de madeira. Fui conhecer o protótipo desse invento na residência dele, no Bairro Santa Clara, em São Luís. Uma réplica está montada em um terraço aberto, no piso superior da casa. Para mostrar a resistência de sua criação, ele chega a fica de pé sobre as telhas. A amostra do invento mede 3 metros de comprimento.

Onde deveriam estar os caibros, surgem vigas de concreto fixadas nas telhas. Toda a montagem das peças é feita em solo. Somente depois da secagem são colocadas sobre as paredes da casa. Como cada peça tem 3 metros, daria para fazer a cobertura de uma casa que tenha até 6 metros de largura. Segundo o inventor, esse tipo de telhado pode ser testado em casas populares, reduzindo em até 40% os custos dessa parte da obra.

O invento já está devidamente registrado no Conselho de Engenharia, faltando somente patenteá-lo. Mário Vale afirma que tentou, de todas as formas, levar esse projeto ao ex-governador Jackson Lago, mas teria encontrado obstáculos na chefia de gabinete. “O governador era inacessível. Seus auxiliares mais diretos impediam que as pessoas chegassem até ele”, lamenta. Agora, ele espera poder levar essa ideia ao governo Roseana, já que existe um projeto para construção de casas populares.

Mário Vale espera conseguir apoio financeiro para construir uma casa-modelo com esse novo telhado. “Eu poderia, com R$ 6 mil, construir, por exemplo, uma casa popular dentro da área do Parque Independência, onde é realizada a Expoema, para expô-la ao público. Depois, o espaço ficaria para o próprio parque”, disse. O engenheiro afirmou também que já entrou em contato com um fabricante de telhas, em Fortaleza, que se interessou em desenvolver telhas que se adequem ao invento, com encaixes de fixação maiores. Nesse projeto, as telhas são fixadas (ou coladas) diretamente nas vigas de concreto.

Acredito que o projeto é viável e seria interessante que o governo do Estado adotasse essa ideia ecologicamente correta, numa forma de valorizar e estimular aqueles que buscam medidas para reduzir os impactos ambientais provocados pela extração desenfreada de madeira de nossas florestas. É bom lembrar que a construção civil é uma das vilãs do desmatamento.

A quem interessar, os telefones para contato com o engenheiro: (98) 3247-1116/8839-8500. Confira fotos do telhado ecologicamente correto, idealizado por Mário Vale.

2 comentários:

  1. Primeiro,fico feliz em participar do seu bloggger, gilberto lima,meu nome é henrique correa teu velho amigo de pirapemas, participava muito quando vc trabalhava na rádio educadora lembrar?emtão é muito boa essa idéia do engenheiro,ajá visto que nossa natureza está passando por sérios problemas e tá dando a resporta o maranhão é prova desta resporta, municipios que passaram pelas tragedias das chuvas... muito boa sua matéria e valoroza a idéia do seu amigo engenhiro.

    ResponderExcluir
  2. ola participo do seu bloge giberto lima. gostaria saber como obter contato com o eng. idealisador mario do vale. urgente. tel.81-8538-2634. urgenteee..obrigado.uo joseane_costa171@hotmail.com recado.

    ResponderExcluir