sexta-feira, 8 de outubro de 2010

NÚMEROS DA ELEIÇÃO: ROSEANA VENCEU NOS QUATRO MUNICÍPIOS DA ILHA, MAS OPOSIÇÃO CONTINUA À FRENTE EM SÃO LUÍS

Analisando os números da disputa para o Governo, podemos observar que Roseana venceu nos quatro municípios da Ilha com uma diferença de 0,42%, o que representa 2.512 votos dos 598.062 válidos.

Juntos, os candidatos da oposição obtiveram, nos quatro municípios, 49,79% dos votos válidos. Roseana ficou com 50,21%.

Na capital, a oposição somou 56,75% e Roseana 43,24%. A oposição teve, portanto, 13,51% de vantagem. Isso mostra que o grupo governista ainda não conseguiu hegemonia em São Luís. O sentimento de oposição continua latente.

O crescimento de Roseana na capital deve-se, principalmente, ao empenho de grande parte dos vereadores, liderados por Pereirinha, presidente da Câmara.

Esse crescimento do nome de Roseana na capital passará por uma prova de fogo na eleição de 2012. Os próximos dois anos serão decisivos, principalmente se o governo deslanchar com obras de impacto, como prometido ao longo da campanha. Tem como principal nome o prefeito de São José de Ribamar Luiz Fernando. Além dele, o deputado Ricardo Murad pode se viabilizar para o embate.

Por outro lado, a oposição tende a seguir, mais vez, ‘desunida’, podendo favorecer a uma candidatura bancada pelo governo do Estado.

De um lado, estará o prefeito João Castelo e o PSDB lutando pela reeleição. Mesmo que não seja Castelo, o PSDB tem o deputado Roberto Rocha com cacife para a disputa.

De outro, estará Flávio Dino, o nome mais forte da oposição. Caso venha a ser ministro de um provável governo de Dilma Roussef, como se cogita, o comunista ganha espaço para se fortalecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário