quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

COMO OS RICAÇOS RESOLVEM SUAS 'PARADAS'. LEIA ESTA POSTAGEM DO BLOG DO DÉCIO

Marquinhos Regadas é denunciado por tentativa de homicídio contra assessor de Alessandro Martins
(00h45) – O empresário Marcos Regadas Filho, o Marquinhos Regadas, foi denunciado na noite desta terça-feira no Plantão Central (Beira-Mar) por tentativa de homicídio contra José Faustino Reis Júnior, assessor do empresário Alessandro Martins (Euromar). A ocorrência foi registrada às 22h36 sob o número 21665/2010.
Bastante nervoso e ainda chorando, mesmo na companhia de seus advogados, Júnior, como é mais conhecido, contou ao blog que estava às 18h45 com a mãe na concessionária Tama quando recebeu uma ligação de Marquinhos. O empresário disse que queria falar com ele sobre problemas em seu carro – um Jetta preto – e iria lhe entregar alguns presentes de Natal da Franere, construtora pertencente à família Regadas.
O encontro foi acertado no edifício Two Towers (Ponta da Areia), onde mora Alessandro Martins. Na garagem do prédio, Marquinhos aguardava o assessor e pediu que ele entrasse no Jetta. Dentro do carro estavam o empresário Fábio Nobre, no banco da frente, e um homem identificado por “Jurandir”, possivelmente um policial e segurança de Marquinhos, no banco de trás.
Marquinhos Regadas, da Franere, foi denunciado à polícia por tentativa de homicídio
- Júnior, tu és um cara gente boa, mas velho, tu só vais sair daqui quando tu me deres a chave desse carro – disse Marquinhos referindo-se a Ferrari de Alessandro Martins.
- Tu estás com molecagem, brincando – reagiu a vítima;
- Rapaz, entrega logo essa chave porque senão ainda vai sobrar para ti – entrou na conversa “Jurandir” , apontando um revólver 38 para a vítima;
- Eu não estou fazendo graça – completou Marquinhos engatilhando uma 765 prata e apontando para a cabeça de Júnior, segundo relato deste;
- Marquinhos larga de besteira, vamos buscar a chave do carro – afirmou Júnior.


Os quatro seguiram então para o posto de lavagem Ômega, no Turu, onde o carro de Júnior estava guardado. Marquinhos não permitiu que o assessor descesse do Jetta. Ele abaixou um pouco o vidro do carro enquanto Júnior pedia a um dos proprietários do estabelecimento, Zé Neto, que abrisse o veículo dele. Fábio Nobre foi até o porta-malas e pegou a chave da Ferrari.
Júnior contou que durante os momentos de terror que viveu, sob as ameaças das armas de Marquinhos e “Jurandir” , conversou por mensagens de celular com Alessandro Martins, com a permissão dos “sequestradores”. Ele mostrou as mensagens ao blog. Em seguida falou ao celular com o dono da Euromar. O telefone ficou com Fábio Nobre, que ligou o viva-voz:
- Marquinhos, acho que tu deves parar com este tipo de coisa. Não é certo tu pegares um funcionário meu e ameaçar. Se tu achas que eu te devo alguma coisa, a gente senta e faz a compensação. Estou aqui no restaurante Fasano, no Rio. Ser tu quiseres vir para o Rio pode vir que a gente resolve – disse Alessandro Martins.
Segundo Júnior, o filho do dono da Franere está reivindicando R$ 600 mil de negócios mal resolvidos com Alessandro Martins. Teria relação com um acordo que ele fechou com Volkswagen do Brasil através do advogado Ulisses Martins. Seria uma espécie de “comissão”. Marquinhos ainda teria ameaçado Alessandro Martins e sua família caso alguma queixa fosse prestada do caso.
O assessor contou ainda que o dono da Euromar ligou para Marcos Regadas pai, tendo sido registrado o seguinte diálogo:
- Marcos, acho que o Marquinho exagerou ao ameçar um funcionário meu – disse Alessando
- E por acaso alguém morreu? Não falo sobre essas coisa por telefone – teria respondido Marcos Regadas, desligando o aparelho.


O certo é que Marquinhos está com a chave da Ferrari e diz só devolver quando receber os R$ 600 mil.
Agora o blog só espera que o secretário Aluísio Mendes (Segurança) e o Ministério Público entre para valer nessa história. Se o fato ocorreu realmente como está na ocorrência, a polícia era para, no mínimo, estar à caça de Marquinhos.
Ou será que a Polícia do Maranhão só prende preto, pobre e prostituta?

NO ANÚNCIO DO SECRETARIADO, ROSEANA DIZ QUE TERÁ TOLERÂNCIA ZERO COM ATOS DE CORRUPÇÃO

Não pude acompanhar de perto o anúncio do novo secretariado do governo Roseana Sarney. Mas, pelo que acompanhei no noticiário, a tônica foi a intolerância com atos de corrupção. "Se for verificado algum tipo de corrupção a pessoa será retirada imediatamente do meu governo, no mesmo dia e na mesma hora”, disse a governadora.
Ao lado do vice-governador eleito, Washington Oliveira, ela  fez o anúncio dos novos secretários do Governo do Estado, durante coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quarta-feira (29), no Palácio dos Leões. 
Conheça o novo secretariado que irá compor o Governo do Maranhão durante quatro anos.
(Montagem extraída do Blog do Décio)

Sérgio Macedo – Comunicação
Fábio Gondim – Planejamento
Olga Simão – Educação
José Márcio Leite – Saúde
Luis Fernando Silva – Casa Civil
Cláudio Azevedo – Agricultura
Chiquinho Escórcio – Brasília
João Bernardo Bringel – Ciência e Tecnologia
Cláudio Trinchão – Fazenda
Aluísio Mendes – Segurança
Sílvia Frazão – Corregedoria
Maurício Macedo – Indústria e Comércio
Max Barros – Infraestrutura
Ricardo Guterres – Minas e Energia*
Luiza Oliveira – Direitos Humanos
Sérgio Tamer – Administração Penitenciária
Coronel Vieira – Casa Militar
Jura Filho – Assuntos Estratégicos
Israel Ferreira – Projetos Especiais
Rodrigo Comerciário – Relações Institucionais
Hildo Rocha – Articulação Política
Claudete Ribeiro – Igualdade Racial
Pedro Fernandes -Cidades
José Antonio Helluy – Trabalho
Tadeu Palácio – Turismo
Chico Gomes – Desenvolvimento Social
Luiz Bulcão – Cultura
Catharina Bacelar – Mulher
Conceição Andrade – Desenvolvimento Agrário
Joaquim Haickel – Esporte
Roberto Costa – Juventude
Luiz Carlos Fossati – Emap 
Helena Haickel- Procuradoria Geral do Estado.
Francisco Batista – CPL
Flávio Trindade – Detran

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

VOTOS DE PESAR À FAMÍLIA DE RAIMUNDO LEAL JÚNIOR

Não estou em São Luís, mas tomei conhecimento da morte de Raimundo Rocha Leal Júnior, que estava licenciado do cargo de secretário de Governo de Ribamar. Leal foi vitimado por um câncer de pulmão. Não o conhecia pessoalmente, mas sou colega de trabalho de sua esposa, a advogada Katarina Boucinhas, chefe da Assessoria Jurídica da Caema.

Neste momento de dor, externo votos de pesar à Katarina e a seus filhos e que Deus os conforte.

O prefeito Luis Fernando Silva (DEM), o vice-prefeito Gil Cutrim (PMDB) e os funcionários da Prefeitura de São José de Ribamar lamentaram, através de nota, o falecimento de Raimundo Rocha Leal Júnior, 56 anos.

Todos os servidores da prefeitura aproveitam para prestar solidariedade aos familiares de Leal. O prefeito decretou luto oficial de dois dias no município.

Raimundo Rocha Leal Júnior faleceu na manhã desta segunda-feira (27) no Hospital Sírio Libanês, onde estava internado desde a semana passada. Desde junho, ele lutava contra um câncer de pulmão.

O corpo chega a São Luís na madrugada desta terça-feira, por volta das 2h. Será velado na Central de Velório da Pax União, no Centro. O sepultamento ocorre às 17h no Cemitério Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar.

Gestor público de capacidade reconhecida em todo o Maranhão, Leal Júnior, ao longo de mais de 30 anos, exerceu diversos cargos no serviço público, dentre eles secretário de Estado, diretor da Assembleia Legislativa e o mandato de deputado estadual.

POSSE DE CLODOMIR PAZ CONFIRMADA PARA ESTA TERÇA-FEIRA

O prefeito João Castelo acaba de confirmar a posse do pedetista Clodomir Paz na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte. Será às 11h desta terça-feira. A solenidade será realizada no Auditório da Prefeitura. Confira o teor do convite distribuído pela Secretaria de Comunicação:

O prefeito de São Luís, João Castelo, convida a Imprensa para a posse do novo secretário municipal de Trânsito e Transporte, Clodomir Paz, nesta terça-feira (28), às 11h, no auditório Reis Perdigão. Ele substituirá o ex-titular da pasta, Ribamar Oliveira Filho.

CASTELO INICIA MUDANÇAS NO SECRETARIADO PELA SMTT. CLODOMIR PAZ SERÁ O TITULAR DA PASTA

Está confirmado. O ex-candidato Clodomir Paz (PDT) será o substituto de Ribamar Oliveira na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). Clodomir deve assumir o cargo amanhã. Só falta definir o horário. A informação é de uma fonte da Prefeitura de São Luís.
Ele foi diretor do Detran durante a polêmica dos emplacamentos dos carros da Euromar, que resultou na prisão do empresário Alessandro Martins.
Clodomir Paz vai cuidar do caótico trânsito da capital

Com a decisão, o prefeito João Castelo (PSDB) cumpre um antigo acordo com o pedetista. Em 2008, Clodomir foi contra o ex-padrinho, o então prefeito Tadeu Palácio (PDT), apoiar Castelo. Tadeu apoiou Flávio Dino. O apoio do ex-candidato a prefeito e do PDT foram fundamentais para o tucano vencer a eleição.

Ribamar Oliveira entregou o cargo na sexta-feira natalina. Ele explicou com exclusividade ao blog estar deixando a secretatia por conta de inúmeros convites da iniciativa privada.

“A cidade explodiu. É muita coisa acontecendo para a gente ficar de fora. Informei ao prefeito que essas oportunidades estavam mais alinhadas ao meu projeto pessoal. Se tu ficas dizendo muito não para a iniciativa privada uma hora eles te esquecem, não te convidam para mais nada”, afirmou o ex-titular da SMTT (reveja).

Com a decisão, o prefeito pode antecipar a minirreforma na administração. Podem acontecer mudanças ainda nas secretarias de Urbanismo, Segurança Alimentar e Orçamento Participativo, sem titular desde que Eduardo Braide (PMN) deixou a pasta para se eleger deputado estadual.

Com informações do Blog do Décio

Meu Comentário:

Clodomir Paz é tido como um técnico e político competente. Já foi testado em diversos cargos administrativos. Acredito que seja um excelente nome para enfrentar o desafio de organizar o conturbado trânsito de São Luís. Conhecedor dessa realidade, e contando com um quadro de técnicos competentes poderá marcar positivamente sua passagem pela Secretaria de Trânsito.

Com essa medida, João Castelo começa a acomodar aliados do PDT, partido importante para o projeto de reeleição do prefeito. Além de conhecimento técnico, Clodomir é um negociador político hábil. Hoje, é um dos principais nomes do PDT.

Informações dão conta que haveria um movimento dentro do PDT para impedir a indicação de Clodomir. O preferido seria o ex-secretário Pádua Nazareno. Na verdade, Clodomir já foi sacrificado em oportunidades anteriores, quando coordenou a campanha de Jackson Lago ao governo e terminou ficando fora da Casa Civil, entregue ao tucano Aderson Lago.

Nada mais justo, pela fidelidade ao PDT, mesmo enfrentando adversários internos, que agora Paz ocupe esse importante cargo na administração de Castelo. Pádua Nazareno, que hoje é consultor da SMTT, pode continuar colaborando para que a administração de Clodomir seja exitosa.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ENTÃO É NATAL

Cláudio Rabello


Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Então é Natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, do amor como um todo.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.


Então é Natal, pro enfermo e pro são.
Pro rico e pro pobre, num só coração.
Então bom Natal, pro branco e pro negro.
Amarelo e vermelho, pra paz afinal.

Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.


Então é Natal, o que a gente fez?
O ano termina, e começa outra vez.
E Então é Natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, o amor como um todo.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.


Harehama, Há quem ama.
Harehama, ha...
Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Hiroshima, Nagasaki, Mururoa...


É Natal, É Natal, É Natal.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

TURISMO SEXUAL: DEPUTADO PEDRO NOVAIS DIZ QUE DEVOLVERÁ VERBA DE MOTEL

O deputado federal Pedro Novais (PMDB-MA), futuro ministro do Turismo, usou R$ 2.156 da cota parlamentar da Câmara para pagar despesas de motel em São Luís, no Maranhão, segundo nota fiscal incluída na prestação de contas de junho deste ano.

Novais, 80, da cota do senador José Sarney (PMDB) no governo Dilma, participou de uma festa com vários casais no motel, afirma reportagem publicada ontem pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

Ele diz que o dinheiro será devolvido à Câmara.

Em entrevista ao jornal, a gerente do hotel, que se identificou como Sheila, teria confirmado a festa e dito que Novais recebeu vários casais no local. Procurada ontem pela Folha, a gerente se negou a falar do caso.

Novais divulgou nota, ontem à tarde, em que se diz atingido pela reportagem, nega ter ido à suposta festa e afirma que a nota foi incluída na prestação de contas por "erro" de sua assessoria.

"É mentira, nunca estive no estabelecimento. A acusação leviana tenta atingir minha moral e a firmeza de minha vida familiar", disse.

Ele afirmou que no dia da emissão da nota estava com sua mulher, em sua casa.

O motel fica na periferia e tem espaço com sauna e piscina para receber grupos. Os donos também são sócios em outro motel famoso por possuir suítes temáticas.

Como deputado, Novais tem direito a R$ 31.637 mensais para gastar com passagens aéreas, manutenção de escritório político, aluguel de veículos e consultoria.

A Câmara informou ontem que não existe irregularidade formal na utilização da verba para pagamento de motéis.

O ato sobre a cota dos deputados só estabelece que a despesa deve ser com a atividade parlamentar e não especifica a hospedagem.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), declarou que estava "preocupado e focado" na sua candidatura à recondução ao cargo, mas iria conversar com o corregedor, ACM Neto (DEM-BA), sobre o caso.

O corregedor disse que só poderá tomar alguma medida se for acionado.

A Folha apurou que, na avaliação de deputados, o caso perderia força porque outros parlamentares também já teriam utilizado a verba da Câmara para pagar diárias de motéis na ausência de hotéis disponíveis em pequenas cidades.

O deputado Eduardo Henrique Alves (PMDB-RN) procurou minimizar o caso.

"Ele [Pedro Novais] está esclarecendo de forma competente", afirmou.

Com informações da Folha online

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PAGAMENTO DE CONTA DE MOTEL COM DINHEIRO DA CÂMARA PODE DEIXAR PEDRO NOVAIS FORA DO TURISMO

Leandro Colon / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

O futuro ministro do Turismo no governo de Dilma Rousseff pediu à Câmara dos Deputados o ressarcimento por despesas em um motel de São Luís (MA). Indicado pelo comando do PMDB e aliado de José Sarney, o deputado Pedro Novais (PMDB-MA) apresentou uma nota fiscal de R$ 2.156,00 do Motel Caribe na prestação de contas da verba indenizatória de junho.

O motel fica a 20 quilômetros do centro de São Luís. A suíte mais cara, que leva o nome "Bahamas", tem garagem dupla e custa de R$ 98 (três horas) a R$ 392 (24 horas). Segundo a gerente do local, o deputado Pedro Novais alugou um quarto para fazer uma festa. Ao Estado, o parlamentar admitiu que o dinheiro da Câmara foi usado para pagar um motel. Ele considerou o episódio um "erro".

Parlamentar do chamado "baixo clero" da Câmara - ou seja, com pequena influência política na Casa -, Pedro Novais, 80 anos, foi convidado por Dilma Rousseff no dia 7 de dezembro para o ministério após ser indicado pela cúpula do PMDB.

Como deputado, ele recebe, além do salário, R$ 32 mil mensais a título de "verba indenizatória" para arcar com despesas do mandato. Um dinheiro limpo, livre de impostos.

Para justificar parte das despesas dessa verba em junho, Novais entregou à Câmara a nota fiscal de número 7.058 do Hotel Pousada Caribe Ltda., razão social do Motel Caribe.

O endereço do CNPJ registrado na Receita Federal e na nota fiscal apresentada pelo deputado é a Rua da União, 16, Turú, São Luís, onde funciona o motel. Os parlamentares são obrigados a prestar contas dos gastos com verbas indenizatórias.

Festa

Em entrevista gravada pelo Estado, a gerente do Motel Caribe, que se identificou como Sheila, disse que o deputado Pedro Novais reservou uma suíte para uma festa naquela período.

"Ele é um senhor. Já frequentou aqui, conhece o dono daqui e reservou para um jantar que estava dando para os amigos. Foi à noite", disse. "Eu lembro. Era festa com bastante gente, uma comemoração que eles estavam fazendo. Eram vários casais, várias pessoas. A gente cobra por casal. E tinha muita gente, a suíte era uma das mais caras. Tem piscina, banheira, sauna, tem tudo", afirmou a gerente.

A reportagem ainda esteve no local e fez imagens da fachada e de um quarto do Motel Caribe. Na portaria, havia o anúncio de uma promoção de 20% de desconto, feijoada e almoço de graça. "Traga alguém para almoçar aqui", diz uma placa.

No local, há quartos chamados "Bahamas", "Cozumel", "Aruba", "Cancún" e "Margarita", todos em homenagem a ilhas do Caribe.

Logo na entrada uma placa anuncia "Bem-vindo às islas mais deliciosas do Caribe". "Esse motel é antigo. Nunca funcionou como hotel. É motel", disse a gerente. Os preços de permanência variam de R$ 27 (suíte Aruba) a R$ 392 (Bahamas).

Patrimônio

Pedro Novais foi reeleito em outubro para seu sexto mandato na Casa. Na última eleição, declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 6,3 milhões, dos quais R$ 3,3 milhões depositados em conta corrente em três bancos diferentes.

Sua escolha pelo PMDB foi uma surpresa porque Novais não circula pelo primeiro escalão do partido. O nome dele foi sugerido pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e respaldado pelo grupo de José Sarney no Maranhão.

O escolhido de Dilma Rousseff para chefiar o Ministério do Turismo terá a missão de organizar uma pasta mergulhada em uma onda de denúncias de desvios de verba de emendas parlamentares destinada a shows e eventos culturais. O Estado publicou uma série de reportagens mostrando o repasse irregular de emendas para programas da pasta a entidades de fachada.

O ministério ainda terá papel importante na organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Luxo

Além da despesa de R$ 2,1 mil em um motel, Pedro Novais gastou R$ 22 mil em diárias no Hotel Emiliano, um dos mais luxuosos de São Paulo, desde setembro do ano passado.

Ele apresentou R$ 5,1 mil em gastos nesse hotel só neste mês. Uma diária no Emiliano, segundo consulta feita ontem em seu site, custa, no mínimo, R$ 1 mil. Deputado pelo Maranhão, Pedro Novais vive no Rio de Janeiro.

FUTURO MINISTRO DO TURISMO, PEDRO NOVAIS, PAGOU MOTEL COM DINHEIRO DA CÂMARA

Leandro Colon / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

O futuro ministro do Turismo no governo de Dilma Rousseff pediu à Câmara dos Deputados o ressarcimento por despesas em um motel de São Luís (MA). Indicado pelo comando do PMDB e aliado de José Sarney, o deputado Pedro Novais (PMDB-MA) apresentou uma nota fiscal de R$ 2.156,00 do Motel Caribe na prestação de contas da verba indenizatória de junho.

Dida Sampaio/AE"Foi descoberta a inclusão indevida de uma nota fiscal de hospedagem do Hotel Pousada Caribe" (em nota enviada depois ao Estado)

O motel fica a 20 quilômetros do centro de São Luís. A suíte mais cara, que leva o nome "Bahamas", tem garagem dupla e custa de R$ 98 (três horas) a R$ 392 (24 horas). Segundo a gerente do local, o deputado Pedro Novais alugou um quarto para fazer uma festa. Ao Estado, o parlamentar admitiu que o dinheiro da Câmara foi usado para pagar um motel. Ele considerou o episódio um "erro".

Parlamentar do chamado "baixo clero" da Câmara - ou seja, com pequena influência política na Casa -, Pedro Novais, 80 anos, foi convidado por Dilma Rousseff no dia 7 de dezembro para o ministério após ser iomo deputado, ele recebe, além do salário, R$ 32 mil mensais a título de "verba indenizatória" para Para justificar parte das despesas dessa verba em junho, Novais entregou à CâLtda., razão social do Motel Caribe.



O endereço do CNPJ registrado na Receita Federal e na nota fiscal apresentada pelo deputado é a Rua da União, 16, Turú, São Luís, onde funciona o motel. Os parlamentares são obrigados a prestar contas dos gastos com verbas indenizatórias.







Festa. Em entrevista gravada pelo Estado, a gerente do Motel Caribe, que se identificou como Sheila, disse que o deputado Pedro Novais reservou uma suíte para uma festa naquela período.





"Ele é um senhor. Já frequentou aqui, conhece o dono daqui e reservou para um jantar que estava dando para os amigos. Foi à noite", disse. "Eu lembro. Era festa com bastante gente, uma comemoração que eles estavam fazendo. Eram vários casais, várias pessoas. A gente cobra por casal. E tinha muita gente, a suíte era uma das mais caras. Tem piscina, banheira, sauna, tem tudo", afirmou a gerente.



A reportagem ainda esteve no local e fez imagens da fachada e de um quarto do Motel Caribe. Na portaria, havia o anúncio de uma promoção de 20% de desconto, feijoada e almoço de graça. "Traga alguém para almoçar aqui", diz uma placa.



No local, há quartos chamados "Bahamas", "Cozumel", "Aruba", "Cancún" e "Margarita", todos em homenagem a ilhas do Caribe.



Logo na entrada uma placa anuncia "Bem-vindo às islas mais deliciosas do Caribe". "Esse motel é antigo. Nunca funcionou como hotel. É motel", disse a gerente. Os preços de permanência variam de R$ 27 (suíte Aruba) a R$ 392 (Bahamas).



Patrimônio. Pedro Novais foi reeleito em outubro para seu sexto mandato na Casa. Na última eleição, declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 6,3 milhões, dos quais R$ 3,3 milhões depositados em conta corrente em três bancos diferentes.











Sua escolha pelo PMDB foi uma surpresa porque Novais não circula pelo primeiro escalão do partido. O nome dele foi sugerido pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e respaldado pelo grupo de José Sarney no Maranhão.



O escolhido de Dilma Rousseff para chefiar o Ministério do Turismo terá a missão de organizar uma pasta mergulhada em uma onda de denúncias de desvios de verba de emendas parlamentares destinada a shows e eventos culturais. O Estado publicou uma série de reportagens mostrando o repasse irregular de emendas para programas da pasta a entidades de fachada.



O ministério ainda terá papel importante na organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.



Luxo. Além da despesa de R$ 2,1 mil em um motel, Pedro Novais gastou R$ 22 mil em diárias no Hotel Emiliano, um dos mais luxuosos de São Paulo, desde setembro do ano passado.



Ele apresentou R$ 5,1 mil em gastos nesse hotel só neste mês. Uma diária no Emiliano, segundo consulta feita ontem em seu site, custa, no mínimo, R$ 1 mil. Deputado pelo Maranhão, Pedro Novais vive no Rio de Janeiro.

PAGAMENTO DE CONTA DE MOTEL COM DINHEIRO DA CÂMARA PODE DERRUBAR PEDRO NOVAIS DO TURISMO

Por Leandro Colon (O Estado de São Paulo)

O futuro ministro do Turismo no governo de Dilma Rousseff pediu à Câmara dos Deputados o ressarcimento por despesas em um motel de São Luís (MA). Indicado pelo comando do PMDB e aliado de José Sarney, o deputado Pedro Novais (PMDB-MA) apresentou uma nota fiscal de R$ 2.156,00 do Motel Caribe na prestação de contas da verba indenizatória de junho.

O motel fica a 20 quilômetros do centro de São Luís. A suíte mais cara, que leva o nome “Bahamas”, tem garagem dupla e custa de R$ 98 (três horas) a R$ 392 (24 horas). Segundo a gerente do local, o deputado Pedro Novais alugou um quarto para fazer uma festa. Ao Estado, o parlamentar admitiu que o dinheiro da Câmara foi usado para pagar um motel. Ele considerou o episódio um “erro”.

Parlamentar do chamado “baixo clero” da Câmara – ou seja, com pequena influência política na Casa -, Pedro Novais, 80 anos, foi convidado por Dilma Rousseff no dia 7 de dezembro para o ministério após ser indicado pela cúpula do PMDB.

Como deputado, ele recebe, além do salário, R$ 32 mil mensais a título de “verba indenizatória” para arcar com despesas do mandato. Um dinheiro limpo, livre de impostos.

Para justificar parte das despesas dessa verba em junho, Novais entregou à Câmara a nota fiscal de número 7.058 do Hotel Pousada Caribe Ltda., razão social do Motel Caribe.

O endereço do CNPJ registrado na Receita Federal e na nota fiscal apresentada pelo deputado é a Rua da União, 16, Turú, São Luís, onde funciona o motel. Os parlamentares são obrigados a prestar contas dos gastos com verbas indenizatórias.

Festa. Em entrevista gravada pelo Estado, a gerente do Mr. Já frequentou aqui, conhece o dono daqui e reservou para um jantar que estava dando para os amigos. Foi à noite”, disse. “Eu lembro. Era festa com bastante gente, uma comemoração que eles estavam fazendo. Eram vários casais, várias pessoas. A gente cobra por casal. E tinha muita gente, a suíte era uma das mais caras. Tem piscina, banheira, sauna, tem tudo”, afirmou a gerente.



A reportagem ainda esteve no local e fez imagens da fachada e de um quarto do Motel Caribe. Na portaria, havia o anúncio de uma promoção de 20% de desconto, feijoada e almoço de graça. “Traga alguém para almoçar aqui”, diz uma placa.



No local, há quartos chamados “Bahamas”, “Cozumel”, “Aruba”, “Cancún” e “Margarita”, todos em homenagem a ilhas do Caribe.



Logo na entrada uma placa anuncia “Bem-vindo às islas mais deliciosas do Caribe”. “Esse motel é antigo. Nunca funcionou como hotel. É motel”, disse a gerente. Os preços de permanência variam de R$ 27 (suíte Aruba) a R$ 392 (Bahamas).



Patrimônio. Pedro Novais foi reeleito em outubro para seu sexto mandato na Casa. Na última eleição, declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 6,3 milhões, dos quais R$ 3,3 milhões depositados em conta corrente em três bancos diferentes.



Ele apresentou R$ 5,1 mil em gastos nesse hotel só neste mês. Uma diária no Emiliano, segundo consulta feita ontem em seu site, custa, no mínimo, R$ 1 mil. Deputado pelo Maranhão, Pedro Novais vive no Rio de Janeiro



O escolhido de Dilma Rousseff para chefiar o Ministério do Turismo terá a missão de organizar uma pasta mergulhada em uma onda de denúncias de desvios de verba de emendas parlamentares destinada a shows e eventos culturais. O Estado publicou uma série de reportagens mostrando o repasse irregular de emendas para programas da pasta a entidades de fachada.



O ministério ainda terá papel importante na organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.



Luxo. Além da despesa de R$ 2,1 mil em um motel, Pedro Novais gastou R$ 22 mil em diárias no Hotel Emiliano, um dos mais luxuosos de São Paulo, desde setembro do ano passado.



Sua escolha pelo PMDB foi uma surpresa porque Novais não circula pelo primeiro escalão do partido. O nome dele foi sugerido pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e respaldado pelo grupo de José Sarney no Maranhão.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

VOTAÇÃO PELA CÂMARA DA PROPOSTA SOBRE DIPLOMA DE JORNALISMO FICA PARA 2011

Agência Câmara

Apesar de ter sido aprovada pela comissão especial em julho deste ano, a matéria não entrou na pauta do plenário. Para ser aprovada, a proposta precisa do voto favorável de 3/5 dos deputados (308) em dois turnos. Em seguida, ela será analisada pelo Senado, onde há outra PEC sobre o mesmo assunto. Essa proposta pode ser votada hoje pelos senadores.

Comissão da Câmara aprova PEC que obriga diploma de jornalismoO relator da PEC na comissão especial, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), disse que a votação ocorreu de maneira rápida, mas todos os setores envolvidos foram ouvidos, mesmo aqueles que não compareceram às audiências públicas.

O texto aprovado pela comissão especial é um substitutivo do relator à PEC original, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS). De acordo com o substitutivo, a exigência de graduação em jornalismo e o registro do diploma nos órgãos competentes deixam de ser considerados restrição às liberdades de pensamento e de informação. Em 2009, o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou a necessidade do diploma, argumentando que restringia a liberdade de expressão.

Para evitar novas interpretações semelhantes às do Supremo, Leall incluiu na PEC uma referência expressa ao inciso 13 do artigo 5° da Constituição Federal. Esse dispositivo determina que é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

A deputada Rebecca Garcia (PP-AM), que integrou a comissão especial que analisou a PEC, considera essencial o diploma para o exercício da profissão. Para a parlamentar, é necessária a especialização obtida por meio do curso de jornalismo. Em sua opinião, o diploma não restringe a liberdade de expressão, como interpretou o STF.

"Em momento algum, exigir o diploma do jornalista para o exercício da profissão vai interferir na liberdade de expressão dos veículos de comunicação. Todo jornal, por exemplo, tem o caderno de opinião reservado para isso. Há os colaboradores, os articulistas, que colocam ali as suas ideias, os seus pensamentos, sem que haja interferência e sem a necessidade de diploma. Agora, para exercer a profissão de jornalista, nós entendemos que, assim como qualquer outra profissão, é necessário um diploma."

A deputada destacou que o jornalismo brasileiro tem hoje profissionais com mestrado e doutorado na área. Em sua opinião, se uma empresa, jornalística ou não, contrata uma pessoa sem qualificação, abre mão da especialização, que é essencial para o bom exercício da profissão.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

DEU NA FOLHA: GRAMPO REVELA COMPRA DE VOTOS EM RORAIMA


RENATA LO PRETE
EDITORA DO PAINEL

FABIO ZAMBELI

DO PAINEL

Gravações de conversas das quais participaram familiares e auxiliares diretos do governador reeleito de Roraima, José de Anchieta Jr. (PSDB), revelam oferta de dinheiro e benefícios em troca de apoio na eleição mais disputada do país, vencida pelo tucano no segundo turno por 1.700 votos de diferença.



Folha teve acesso aos diálogos, gravados por participantes e encaminhados ao Ministério Público. Eles mostram ofensivas distintas na tentativa de persuadir eleitores por meio de ajuda oficial.

Na mais emblemática, a mulher do governador, Shéridan Anchieta, promete incluir moradoras de um bairro da periferia da capital, Boa Vista, no programa de complementação de renda "Vale Solidário", coordenado por ela, mediante insistentes apelos de voto no marido.

"O que está faltando para esse voto? Fala aí", indaga a uma potencial beneficiária. "Então diga: o que a senhora quer pra votar no Anchieta?", pergunta, sem mais rodeios a primeira-dama.

Em outra conversa, o procurador-geral do Estado, Francisco das Chagas Batista, negocia repasse de recursos para a comunidade indígena da Boca da Mata.

Ele pergunta ao líder local José Newton Simão de Lima a quantia necessária para "ajudar o 45", em referência ao número do candidato tucano: "O que você precisa pra nos ajudar lá?". Quando Lima fala em recursos, o procurador vai direto ao ponto: "Quanto, homem?".

Em outro diálogo, gravado um dia depois do segundo turno, o irmão de Anchieta, Janser José Teixeira, ouve de uma colaboradora a cobrança da entrega de R$ 200 para cada integrante de um grupo de 30 eleitores que teria prometido votar no tucano. "O homem ganhando, eu tô repassando os R$ 200 pra cada pessoa e foi o que eu prometi pra eles, entendeu?", diz Márcia Sebastiana da Silva.

Jansen discorda no que diz respeito à data do pagamento: "Eu falei o seguinte: ele ganhando, a gente resolve. Eu não determinei um dia".

ABSTENÇÃO COMPRADA

Depoimentos colhidos pelo Ministério Público indicam ainda outra iniciativa: o estímulo à abstenção por meio do recolhimento dos documentos de eleitores interessados em ingressar nos programas sociais.

O material será usado pela coligação liderada por Neudo Campos (PP), segundo colocado na eleição, em ação que pede a cassação do registro de Anchieta, cuja diplomação será amanhã. O recurso será protocolado hoje no Tribunal Regional Eleitoral.

Os advogados do pepista sustentam que há evidências de três crimes de natureza eleitoral: abuso de poder econômico, abuso de poder político e captação ilícita de sufrágio (compra de votos).

Neudo, que governou o Estado entre 1995 e 2002, renunciou ao mandato de deputado federal em agosto, em manobra destinada, no entender de seus adversários, a deslocar os processos a que responde do Supremo para a primeira instância.

Com 271.890 eleitores, o menor colégio do país, Roraima abriga uma espécie de mercado aberto de votos. Na véspera do segundo turno deste ano, reportagem da Folhatestemunhou cenas em que moradores de Boa Vista negociavam sua opção na base do "quem dá mais".

Trata-se de uma "tradição local", nas palavras do procurador regional eleitoral Ângelo Goulart Villela. "Durante a campanha, o eleitor é aliciado por meio do assistencialismo", disse ele naquela ocasião.

DEU NA FOLHA: GRAMPO REVELA COMPRA DE VOTOS EM RORAIMA

RENATA LO PRETE

EDITORA DO PAINEL

FABIO ZAMBELI
DO PAINEL

Gravações de conversas das quais participaram familiares e auxiliares diretos do governador reeleito de Roraima, José de Anchieta Jr. (PSDB), revelam oferta de dinheiro e benefícios em troca de apoio na eleição mais disputada do país, vencida pelo tucano no segundo turno por 1.700 votos de diferença.

Folha teve acesso aos diálogos, gravados por participantes e encaminhados ao Ministério Público. Eles mostram ofensivas distintas na tentativa de persuadir eleitores por meio de ajuda oficial.
Na mais emblemática, a mulher do governador, Shéridan Anchieta, promete incluir moradoras de um bairro da periferia da capital, Boa Vista, no programa de complementação de renda "Vale Solidário", coordenado por ela, mediante insistentes apelos de voto no marido.
"O que está faltando para esse voto? Fala aí", indaga a uma potencial beneficiária. "Então diga: o que a senhora quer pra votar no Anchieta?", pergunta, sem mais rodeios a primeira-dama.
Em outra conversa, o procurador-geral do Estado, Francisco das Chagas Batista, negocia repasse de recursos para a comunidade indígena da Boca da Mata.
Ele pergunta ao líder local José Newton Simão de Lima a quantia necessária para "ajudar o 45", em referência ao número do candidato tucano: "O que você precisa pra nos ajudar lá?". Quando Lima fala em recursos, o procurador vai direto ao ponto: "Quanto, homem?".
Em outro diálogo, gravado um dia depois do segundo turno, o irmão de Anchieta, Janser José Teixeira, ouve de uma colaboradora a cobrança da entrega de R$ 200 para cada integrante de um grupo de 30 eleitores que teria prometido votar no tucano. "O homem ganhando, eu tô repassando os R$ 200 pra cada pessoa e foi o que eu prometi pra eles, entendeu?", diz Márcia Sebastiana da Silva.
Jansen discorda no que diz respeito à data do pagamento: "Eu falei o seguinte: ele ganhando, a gente resolve. Eu não determinei um dia".
ABSTENÇÃO COMPRADA
Depoimentos colhidos pelo Ministério Público indicam ainda outra iniciativa: o estímulo à abstenção por meio do recolhimento dos documentos de eleitores interessados em ingressar nos programas sociais.
O material será usado pela coligação liderada por Neudo Campos (PP), segundo colocado na eleição, em ação que pede a cassação do registro de Anchieta, cuja diplomação será amanhã. O recurso será protocolado hoje no Tribunal Regional Eleitoral.
Os advogados do pepista sustentam que há evidências de três crimes de natureza eleitoral: abuso de poder econômico, abuso de poder político e captação ilícita de sufrágio (compra de votos).
Neudo, que governou o Estado entre 1995 e 2002, renunciou ao mandato de deputado federal em agosto, em manobra destinada, no entender de seus adversários, a deslocar os processos a que responde do Supremo para a primeira instância.
Com 271.890 eleitores, o menor colégio do país, Roraima abriga uma espécie de mercado aberto de votos. Na véspera do segundo turno deste ano, reportagem da Folhatestemunhou cenas em que moradores de Boa Vista negociavam sua opção na base do "quem dá mais".
Trata-se de uma "tradição local", nas palavras do procurador regional eleitoral Ângelo Goulart Villela. "Durante a campanha, o eleitor é aliciado por meio do assistencialismo", disse ele naquela ocasião.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CÂMARA APROVA AUMENTO DE SALÁRIO DO EXECUTIVO E LEGISLATIVO PARA R$ 26,7 MIL

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

A Câmara aprovou nesta quarta-feira o projeto que aumenta o salário dos deputados, senadores, presidente, vice-presidente da República e dos ministros de Estado para R$ 26,7 mil. 

O texto segue para análise do Senado. O acordo é que as votações sejam finalizadas ainda hoje. A iniciativa de votar o assunto foi antecipada pela Folha, no começo do mês passado.
 
Pelo texto aprovado pela Câmara, os deputados e senadores terão um reajuste de 61,8%, uma vez que recebem atualmente R$ 16,5 mil, além dos benefícios. No caso do presidente da República e do vice, que recebem atualmente R$ 11,4 mil, o reajuste será de 133,9%. O aumento dos ministros será maior ainda, já que eles recebem R$ 10,7 mil. 

Os parlamentares, o presidente, o vice e os ministros estão sem reajuste desde 2007. A inflação no período, porém, foi inferior a 20%.
O PSOL foi o único partido a manifestar posição contrária. "Defendemos o reajuste inflacionário, o que elevaria nosso salários para cerca de R$ 20 mil. É incompreensível que a Câmara aprove um aumento desses para nós enquanto discutimos o congelamento do salário mínimo em R$ 500", afirmou o deputado Ivan Valente (PSOL-SP). 

A proposta entrou em pauta de surpresa, antes mesmo de uma reunião da Mesa, que debatia o assunto, ser finalizada. 

Pela proposta, o reajuste será concedido a partir de fevereiro do ano que vem. As despesas decorrentes da aplicação do aumento correrão à conta das dotações orçamentárias dos respectivos órgãos. 

"Devem ser iguais os subsídios pagos a ministros do Supremo Tribunal Federal e membros do Congresso Nacional, bem como pagos ao presidente e vice-presidente da República e ministros de Estado", alega o projeto. 

Apenas com o aumento dos congressistas, a previsão é de um efeito cascata de aproximadamente R$ 1,8 bilhão. 

Não há previsão de efeito cascata no Executivo. Mas, com o aumento dos salários dos ministros, presidente e vice, governadores e prefeitos devem trabalhar para também ter o reajuste.

domingo, 12 de dezembro de 2010

PISTOLEIRO ASSASSINADO ERA MOTORISTA DE EMPRESÁRIO EM TERESINA

Péricles Oliveira, o “Pelha” [foto ao lado], 45 anos, assassinado sábado – dia 11 – a noite em Teresina, não era apenas caminhoneiro que fazia transportes de cargas no Nodeste ou motorista do empresário Marcos Aurélio Araújo, o Marco Gago. Irmão do deputado estadual Penaldon Jorge Moreira (PSC/MA), ele era conhecido no Maranhão como “matador de aluguel” e acusado de crimes que repercutiram nacionalmente.

Em julho de ano passado, por exemplo, ele foi preso acusado de participação na morte do pistoleiro Joaquim Lauristo. O caso aconteceu no ano de 2008 em São Luis, capital do Maranhão. Quatro homens assassinaram Lauristo dentro de um carro, em uma movimentada avenida da cidade. Segundo as investigações, “Pelha” intermediou a contratação dos executores.

Mas a fama de Péricles começou anos antes. No dia 6 de dezembro de 1988, três horas depois de revelar na Assembleia Legislativa do Pará as ameaças recebidas por denunciar a violência praticada no campo, o deputado João Carlos Batista (PSB) foi executado friamente diante de seus filhos e esposa, no centro de Belém, capital do Pará. Acusado desse crime, “Pelha” cumpriu pena na penitenciária de Pedrinhas, no Maranhão.

O encontro com a morte


Ontem(11), Péricles se preparava para descarregar alguns cavalos no Parque de Exposições, quando foi interceptado por um veículo. Dois homens desceram e atiraram no pistoleiro. Ele ainda conseguiu descer da boleia do caminhão, mas foi perseguido pelos atiradores. Houve uma breve luta, até os assassinos dominarem “Pelha” e dispararem várias vezes contra sua cabeça.

Assassinato de Laurixto

O empresário Joaquim Laurixto foi assassinado no dia 29 de outubro de 2008, por volta das 8 horas da manhã, na Av. Lourenço Vieira da Silva, nas proximidades do Terminal de Integração do São Cristóvão. Reveja detalhes Aqui

Informações do Portal AZ/Teresina

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

NOTAS DESTA SEXTA-FEIIRA

CASAS ABANDONADAS TRANSFORMAM-SE EM LIXÕES NO CENTRO

Parte do casario histórico de São Luís está em ruínas. São propriedades particulares abandonadas há algum tempo. Na Rua Rio Branco, nas proximidades do Hospital Aliança, duas casas abandonadas foram totalmente depredadas. Só as paredes ainda resistem à ação de vândalos e do tempo. Na lateral e no interior das mesmas notamos muito lixo acumulado. Com a chegada do período chuvoso, esses lixões podem ajudar na proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

Muitos outros casarões foram transformados em estacionamentos. Esses imóveis poderiam ser desapropriados pelo poder público ou mesmo servir a programas habitacionais, como forma de incentivar a volta de moradores ao centro.

CAMINHÃO PROVOCA ACIDENTE NO OUTEIRO DA CRUZ

A jovem Eliziane, residente no conjunto Maiobão, escapou da morte na noite de ontem depois de se envolver num acidente de trânsito no Outeiro da Cruz. Ela dirigia o Celta, placa NHJ-8419, que foi colhido por um caminhão LVL-3961. “Não sei o que aconteceu. Quando me assustei, ele estava me jogando pra fora da pista. Por sorte, não bati no poste”, disse Eliziane, sentindo fores dores no tórax, devido à pancada no volante, depois da batida no muro.

A dianteira do Celta ficou destruída. Por pouco uma pedestre não foi prensada no muro.
O motorista do caminhão se evadiu do local, mesmo com a presença de PMs que se encontravam no Batalhão do Outeiro da Cruz e que se dirigiram ao local do acidente. Por várias horas, o caminhão ficou na pista no sentido Elevado do Café, provocando engarrafamento.


CAFÉ DA MANHÃ PARA CRISTOVAM DERVALMAR, DIRETOR DA CAEMA

O diretor de Operação e Manutenção da Caema, Cristovam Dervalmar Filho, foi agraciado com um café da manhã, nesta sexta-feira, no auditório da empresa, em comemoração a mais um aniversário. Estiveram presentes outros diretores, funcionários da Companhia e os pais do homenageado. Cristovam, que também é professor da UEMA, é reconhecido como um profissional competente e que tem mostrado determinação e competência à frente da Diretoria de Operação da Companhia. Parabéns!


Confira algumas fotos da homenagem a Cristovam Dervalmar.