quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Problemas de infraestrutura nos bairros da área Itaqui-Bacanga geram discussão no “Comando da Noite”

O tema dominante no “Comando da Noite” (Rádio Capital AM) de terça-feira(22) foi a problemática da área Itaqui-Bacanga que, segundo ouvintes, está abandonada pela prefeitura de São Luís. Tudo começou com uma reclamação do ouvinte J.Barros, da Vila Bacanga, destacando a buraqueira que toma conta da rua principal da Vila Embratel. Logo na entrada, na Av. dos Portugueses, uma cratera está dificultando o acesso.

Aproveitei a participação do ouvinte para destacar um release, distribuído pela Secom do município, que destaca a pavimentação de 67 ruas de bairros da área Itaqui-Bacanga, com recursos do governo federal. Foram contemplados os bairros da Vila Embratel, Gapara, Cidade Nova, Vila Dom Luís, Vila Júpiter, Piancó, Vila Paraíso, Vila Primavera e Jambeiro. J. Barros confirmou que algumas ruas foram asfaltadas, mas que a população achava que fosse obra do vereador Barbosa Lages.

Na verdade, pelo que conseguimos apurar, os recursos para essa pavimentação asfáltica de ruas na área Itaqui-Bacanga, foram frutos de emendas ao orçamento da União, propostas pelo senador Cafeteira, a pedido do vereador Barbosa Lages, seu afilhado político.

Essa informação, acirrou, ainda mais, a discussão. Para o líder comunitário Sebastião Santos, o vereador Barbosa Lages não pode afirmar que foi ele quem lutou para liberação da emendas. Na verdade, o senador Cafeteira teria recebido, em reunião com dezenas de lideranças comunitárias, uma relação de prioridades para a área Itaqui-Bacanga. Para Sebastião, o vereador estaria querendo tirar dividendos políticos da situação.

João Costa, outra liderança comunitária, também lamentou que o vereador esteja se aproveitando dessas ações da prefeitura na área Itaqui-Bacanga. Para ele, os bairros dessa área precisam de muito mais do poder público, pois muitas outras ruas estão praticamente intrafegáveis, tomadas por buracos, precisando de ações emergências da Prefeitura.

Outro problema grave, segundo o ouvinte Chiquinho, é a situação dos moradores do Jambeiro que sofrem com os constantes alagamentos por conta da falha de operação na comporta da barragem do Bacanga, que serve para controlar o nível de água do lago. Só neste período chuvoso já foram dois alagamentos, com prejuízo material para os moradores.

Outros ouvintes do programa reclamaram da precariedade no abastecimento de água nos bairros da are Itaqui-Bacanga.

Um comentário:

  1. Gil, posso esta enganada mas a maioria destes que participaram deste debate trabalharam para eleger castelo aqui no Eixo, o que querem

    ResponderExcluir