Rádio Voz do Maranhão

sábado, 12 de março de 2011

ADUTORA DO ITALUÍS ROMPE E DEIXA 56 BAIRROS SEM ÁGUA POR ATÉ 72 HORAS

Aproximadamente 56 bairros de São Luís ficarão sem água por até 72 horas. Todo o bombeamento de água do Italuís está paralisado desde as 7 horas da manhã deste sábado. O problema foi ocasionado por mais um rompimento da adutora no Km 38, no campo de Perizes.

Como o sistema vem operando com toda a sua capacidade (as três bombas em funcionamento), a adutora, comprometida pela corrosão, ao longo dos 19km do campo de Perizes, não suporta a pressão e termina rompendo.
Técnicos da Caema e de uma prestadora de serviços já estão no local para fazer a substituição da tubulação rompida. A previsão é de que os serviços serjam concluídos até o final do dia. Logo após a conclusão, o bombeamento será retomado, inicialmente com uma das bombas. Depois de a água percorrer 56km (em cerca de 6 horas), do Italuís até Capital, e chegar à Câmara de Transicão, no Tirical, é que entra em operação a segunda bomba. Em seguida a terceira, com o sistema voltado à sua capacidade máxima de bombeamento de água tratada.

A distribuição de água, para os reservatórios que compõem o sistema de abastecimento de quase 60 bairros, será reiniciado gradativamente neste domingo.

Estima-se que o abastecimento será normalizado em até 72 horas.

Áreas afetadas pelo desabastecimento

As áreas que ficarão sem abastecimento por até 72 horas são as seguintes: parte do Monte Castelo, Cohama, Vinhais, Cohafuma, Recanto Vinhais, Res. Vinhais, Bequimão, Vicente Fialho, Angelim, São Francisco, Renascença, parte da Cohab, Filipinho, Centro, Apeadouro, Irmãos Coragem, Bairro de Fátima, Bom Milagre, Parque Amazonas, Alemanha, Caratatiua, Vila Ivar Saldanha, Alto da Vitória, João Paulo, Jordoa, Vila Palmeira, Barreto, Túnel do Sacavém, Santa Cruz, Vera Cruz, Cutim, Radional, Coroado, Coroadinho, Vila Conceição, Bom Jesus, Vila dos Frades, Parque Timbira, Alto do Parque Timbira, Parque Pindorama, Parque dos Nobres, Conjunto São Sebastião, Primavera, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Redenção, Barés, Filipinho, Sítio Leal, Sacavém, Coheb do Sacavém, Salina do Sacavém e Santo Antônio, Anjo da Guarda, Fumacê, Vila Mauro Fecury I e II, Vila São Luís, Vila Nova, Bomfim, Vila Ariri, Vila Sete de Setembro, São Raimundo, Vila Alto da Esperança, Gancharia, Vila Itaqui, Porto do Itaqui, Alto da Esperança, Ana Jansen e Ilha da Paz.

 

A troca dos 19km de adutora no campo de Perizes

 

A Caema já realizou licitação para contratação de uma empresa que já trabalha na confecção do projeto executivo da obra de troca dos 19km da adutora do Italuís, no trecho do campo de Perizes, totalmente comprometido pela corrosão.

 

Esse projeto deve ser entregue à Caema na primeira quinzena de abril. Em seguida, será apresentado ao Ministério das Cidades e à Caixa Econômica Federal. Uma vez aprovado, a realizará a licitação para contratação da empresa que irá executar a obra, orçada em R$ 123 milhões, e constante do PAC 2.

 

A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados no segundo semestre, com conclusão prevista para 10 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário