Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 14 de abril de 2011

EM TERESINA: Metrô Descarrilha Com 180 Pessoas Próximo a Ponte Wall Ferraz

O trem do metrô descarrilhou por volta das 9h45 desta quinta-feira (14). Cerca de 180 pessoas estavam no veículo no momento do incidente. Ninguém ficou ferido gravemente.


Os moradores da região disseram que escutaram um estrondo quando o fato aconteceu. No local, três equipes do Corpo de Bombeiros e uma do SAMU resgataram as vítimas. De acordo com o tenente Wellington Ferdman, que atendeu o chamado, apenas uma mulher passou mal e teve de ser socorrida mais emergencialmente.


Segundo Antonio Marcos Freitas, responsável pela manutenção dos trilhos, a linha do trem abriu, ocasionando o problema. “Episódios como este já aconteceram em outros trechos, mas aqui é a primeira vez”, declarou. Ele explica que o trem entrou cerca de 80 metros descarrilhado.

Uma locomotiva da empresa Transnordestina foi acionada para retirar o trem e levá-lo à oficina do pátio de manobra da rede ferroviária.


O trânsito está interrompido nos dois sentidos da avenida Higino Cunha e ponte Wall Ferraz.

Redação: Carlos Lustosa Filho
Fotos:Thiago Amaral – cidadeverde.com

Um comentário:

  1. Prezados, a situação colocada é por demais constrangedora, observando, a foto postada, pode se visualizar a desproporção da largura da bitola, 1,0m com relação largura do trem ~3,15m o que faz com que pequenos desníveis na linha férrea provoque grandes oscilações e instabilidades ao conjunto, tal situação é comum na maioria das capitais no nordeste, exceto Recife-PE.
    Entendo que deva haver uma uniformização em bitola de 1,6 m para trens suburbanos de passageiros e metro, e um provável TMV- Trens de passageiros convencionais regionais em média velocidade, máximo de 150 km/h no Brasil, e o planejamento com a substituição gradativa nos locais que ainda não as possuem, utilizando composições como destas 12, (36 unidades) em que a CPTM colocou em disponibilidade em cidades como Teresina-PI, Natal-RN, Maceió-AL, João Pessoa-PB operadas pela CBTU que ainda as utilizam em bitola métrica, com base comprovada em que regionalmente esta já é a bitola nas principais cidades e capitais do Brasil, ou seja: São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, e Curitiba (projeto), e que os locais que não a possuem, são uma minoria, ou trens turísticos.
    Esta será uma forma extremamente econômica e ágil de se padronizar, flexibilizar, uniformizar, racionalizar e miniminizar os estoques de sobressalentes e ativos e a manutenção de trens de passageiros no Brasil.

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