Sem reformas há muito tempo, a Barragem
do Bacanga, único acesso à área do Itaqui, apresenta problemas que
representam riscos a pedestres e ciclistas. No sentido centro, onde está a
adutora de água, já não existem as proteções laterais de concreto. Qualquer
descuido, quem faz essa travessia diariamente pode ser arremessado para as água do
Lago do Bacanga. No piso, em alguns trechos, as placas de concreto já não
existem mais, o que aumenta o risco de tropeços e quedas.
A reportagem do blog, atendendo a
convites de moradores da área Itaqui-Bacanga esteve na Barragem registrando os
principais problemas na estrutura. As barras de ferros colocadas na lateral da
passagem de pedestres foram corroídas pelo salitre, aumentando o risco para
quem passa pelo local.
Pelas informações de assessores do
governo, a Secretaria de Infraestrutura já teria um projeto para reestruturação a Barragem do Bacanga, mas
sem previsão e início. Segundo o secretário das Cidades, deputado Pedro
Fernandes, existe outro projeto para a construção de uma segunda ponte sobre a
Barragem, mas os recursos ainda não foram viabilizados.
Ponte
do Quarto Centenário
Pedro Fernandes acredita que o acesso à
área Itaqui-Bacanga será facilitado com a construção de uma nova ponte, que
ligará a Av. Ferreira Gullar, no São Francisco, à Beira-Mar (imediações do Terminal
de Integração/Cais da Sagração), com uma extensão para as proximidades do Sítio
Tamancão, na área Itaqui-Bacanga. “O governo tem interesse em construir essa
ponte, mas o IPHAN está dificultando as coisas, porque atingiria parte do
patrimônio histórico. Esperamos que esse impasse seja solucionado e obra
concretizada”, afirma Fernandes.
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