A interdição foi feita na manhã desta quarta-feira por policiais civis e Procon
Loja estaria fornecendo produtos
danificados aos consumidores
Após várias denúncias recebidas de
consumidores lesados e ainda pelo não cumprimento da Lei do Consumidor, a
Delegacia de Polícia Civil Especializada no Consumidor (Decon), em parceria com
a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou, na manhã desta quarta feira (16), a
interdição da loja Insinuante, situada na Rua Grande, no Centro de São Luís. O
fechamento do estabelecimento comercial deverá ser por 48 horas em função da
prática de crime contra as relações de consumo.
Conforme explicou a delegada titular da
Decon, Uthânia Gonçalves, a operação foi realizada em decorrência das denúncias
de consumidores que estariam recebendo produtos danificados, da equipe de
montagem da loja que não atendiam os clientes, além dos móveis trocados que
eram entregues aos clientes.
“Nosso intuito é sempre fazer este tipo
de incursão, pois é uma forma de alerta aos proprietários dessas lojas sobre a
existência da Lei do Consumidor e o seu cumprimento. O atendimento deve ser
feito com inteira responsabilidade visando a melhor relação com os clientes,
não só no ato da compra, mas também no processo de pós compra”, disse a
delegada Uthânia.
As investigações policiais apontam para
a entrega por parte da loja de móveis, como guarda-roupas, quebrados e
danificados, além de produtos de valor inferior à compra realizada pelo cliente
que chegavam à residência. Além disso, ficou constatado que o produto era
entregue na casa do consumidor e não era montado.
De acordo com os levantamentos e baseado
nas reclamações contra o estabelecimento, o Procon já havia notificado os
responsáveis pelo estabelecimento, aplicando uma multa. No entanto, segundo
informações, os responsáveis direto pela loja não pagaram o valor imposto pelo
órgão, causando assim a interdição do local.
“Somado ainda pelo não comparecimento
dos proprietários aos órgãos de defesa do consumidor já que foram intimados,
devido ao grande número de reclamações de clientes lesados. Como a empresa
nunca se manifestou perante os órgãos de defesa do consumidor e não pagou as
multas aplicadas, a loja foi lacrada e interditada por 48 horas pela Polícia
Civil”, acrescentou a delegada.
Segundo a polícia, após o tempo
determinado pelos órgãos, o estabelecimento comercial será liberado desde que
cumpra com as leis do consumidor, atendendo de forma responsável e com
compromisso. Conforme explicou a delegada Uthânia Gonçalves, que esteve à
frente da operação, caso a loja persista no desrespeito perante os consumidores
e continue entregando produtos danificados e trocados, deverá ser aplicada uma
pena mais dura, fechando a empresa por um período de tempo maior.
Fonte: Secom
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