Rádio Voz do Maranhão

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Prefeitura de São Luís intensifica ações de limpeza por toda a cidade

Equipe da SEMOSP durante operação de limpeza no Monte Castelo
Uma das prioridades da atual administração municipal é a limpeza pública da cidade. Em pouco mais de um mês de gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, várias ações foram deflagradas com a finalidade de manter a capital mais limpa e agradável aos seus moradores e visitantes. Para conservar este padrão, entre os dias 4 e 8 deste mês, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) estabeleceu uma frente de trabalho efetiva, com a execução de 23 ações específicas.

O resultado da operação é uma melhora significativa, que já pode ser observada pelos quatro cantos do município. No circuito carnavalesco, a secretaria mobilizou 300 agentes de limpeza para trabalharem durante todo o período de carnaval na lavagem dos pontos de festa e de bairros do entorno da Madre Deus, como Lira, Belira e Codozinho. Nestas áreas, foram realizados serviços de lavagem, desinfecção, varrição, coleta e remoção de resíduos.

A ação faz parte do trabalho de força-tarefa com execução de serviços de infraestrutura, limpeza pública e iluminação pública para a fase carnavalesca. Esta contempla trechos do circuito de carnaval da Fundação de Cultura (Func) e da Secretaria de Estado da Cultura.

Atrelado a isso, a Superintendência de Limpeza da Semosp realizou operação em toda a extensão do Centro Histórico, bem como na Praça Maria Aragão (lavagem), Praça Gonçalves Dias, com as ruas Celso Magalhães/Rua Barão de Itapary/Rua Rio Branco, largo da Igreja dos Remédios e Praça do Caroçudo (lavagem). Na Lagoa da Jansen, foram destacadas equipes permanentes de limpeza. As ações visam o bem-estar da população e turistas nas vias públicas.

Ainda no que concerne a intervenções de limpeza, homens da superintendência de limpeza pública da Semosp efetuaram serviços de capina, roçagem e pintura de meio fio em avenidas de grande fluxo, como Franceses, Africanos, Vitorino Freire e Holandeses e ainda nas avenidas Beira Mar e Camboa com sentido Bandeira Tribuzzi.

Os mesmos trabalhos ocorreram na Vala do Canal da Macaúba e no Parque Bom Menino e ruas do entorno, com o acréscimo de serviços de poda e remoção nesses pontos. Houve também a raspagem no percurso Avenida dos Holandeses, sentido ao Barramar (Caolho).

Atendendo a outras demandas pontuais, foram feitos também capina, roçagem e remoção de resíduos no Centro de Saúde do São Raimundo no Anjo da Guarda, a limpeza da Rua Boa Esperança no Turu com sentido a Avenida Jerônimo de Albuquerque e de todo o percurso da BR 135 (iniciando no Km 0 até a Ponte da Estiva).

As iniciativas colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo fazem parte do conjunto de metas e ações imediatas cuja implantação deve ocorrer entre janeiro e abril de 2013. No quesito limpeza, a Semosp, através da superintendência de limpeza pública, tem mobilizado esforços e intensificado os trabalhos a fim de deixar as vias e bairros da cidade sem lixo e sujeira.

Devido a estes esforços concentrados das equipes da Semosp, nesse aspecto São Luís hoje é notadamente uma capital mais limpa, aprazível. O visual começa a ficar diferente daquele deixado pela administração antecessora - ambiente inóspito de degradação e caos absoluto.

A área Itaqui-Bacanga, uma das mais populosas e importantes da cidade, também não ficou de fora da mega operação de limpeza. Os bairros da região receberam as equipes da Semosp onde foram empregadas ações de remoções, capina e pintura.

Outras duas localidades, como a Cidade Operária e o Coroado, tiveram limpas suas avenidas e corredores, acompanhado da pintura do meio-fio das calçadas. Obra de grande funcionalidade para os moradores, o Canal do Santa Rosa no Planalto Turu II foi incluído ainda no cronograma de limpeza com atividades de remoção.

A Semosp disponibiliza um canal direto para o repasse de denúncias, críticas e sugestões sobre o serviço de limpeza pública. O número para contato é o 0800 098 1636.

Outras ações paralelas que acontecerem no período de 04/02 a 08/02/2013

- Reunião com parceiros afins, para elaborar o cronograma das ações a serem desenvolvidas na Feira do Coroadinho pela Gestão de Ação Comunitária e Ambiental

- Pesquisa sobre a logística reversa de pilhas, lâmpadas, bateria celulares e similares e sondagem junto a Semmam e Ministério Público Ambiental sobre o assunto

- Cadastramento dos Feirantes da Feira do Coroadinho e Cidade Operária

- Mobilização e sensibilização dos moradores e comerciantes da Avenida Kennedy; Caminho da Boiada, Canal da Macauba, Canal da Areinha em parceria com a Vigilância Epidemiológica

- Visitas domiciliares em parceria com a empresa Slea na área de abrangência do Coroadinho.

- Carregamento de pneus do Eco Ponto com destino CCB – Cimpor Cimentos do Brasil Ltda., localizada na fazenda da Graça S/N Ilha do Bispo, em João Pessoa (PB).

OUTRAS AÇÕES

Além dessas 23 ações realizadas em apenas quatro dias de atividade, as equipes da Semosp iniciaram trabalhos permanentes na região do Centro Histórico e terminais de integração da cidade.

Nas ruas que conferiram a São Luís o título de Patrimônio da Humanidade, a limpeza de ruas, calçadas, praças e escadarias durante todos os domingos. A equipe de varrição é formada por 60 homens. Os grupos responsáveis pela lavagem e desinfecção (40 homens), além da manutenção do espaço limpo (30 homens), utilizam água que vem de poços da Semosp, armazenada em carros-pipa. A operação de limpeza compreende varrição, catação, capina, pintura, lavagem e desinfecção com detergente autolimpante e, por último, aromatização dos ambientes.

TERRENOS BALDIOS

A Prefeitura de São Luís, por meio Semosp, também realizou a limpeza de dois terrenos particulares que estão em estado de abandono e servindo de depósito de lixo na área do Monte Castelo. A ação foi motivada pela reclamação de moradores do bairro.

BOTA FORA

Com a aproximação do período chuvoso, que requer cuidados redobrados com a prevenção da dengue, a Semosp intensificou suas ações nos bairros da cidade. Além da limpeza diária da cidade, em ação conjunta com a equipe da Vigilância Epidemiológica do Município, a secretaria lançou o “Bota Fora”. O projeto consiste em retirar das calçadas objetos que, normalmente, deixam de ser recolhidos pelo caminhão compactador utilizado na coleta do lixo doméstico.

TAPA-BURACO

Também foram iniciadas as ações de tapa-buracos na cidade. Para o primeiro momento, a secretaria de Obras e Serviços Públicos mapeou e priorizou as principais avenidas da capital. No total, 24 pontos foram diagnosticados e já estão em fase de execução.

Após atender as necessidades das avenidas, as frentes de trabalho seguirão o planejamento elaborado que abrange os percursos de ônibus.

Um comentário:

  1. as continuas chuvas caindo nas terras proximas ao LIXÃO DA RIBEIRA, exigem do prefeito Edivaldo Jr uma avaliação os churumes que estão contaminando mananciais da bacia do Rio Tibiri, e causando patologias de origem digestiva nas populações que sem qualquer orientação sanitaria, ou fiscalização por quem de direito, teimam ainda explorar alimentos deste recurso hidrico. Falam inclusive que vão construir um outro LIXÃO(sic) digo: Aterro Sanitário desta vez proximo ao quebra-pote ?

    ResponderExcluir