Rádio Voz do Maranhão

domingo, 5 de maio de 2013

Folha de São Paulo destaca caso de detentos que cumpriam pena em caixa d´água do presídio de Pedrinhas

Presos cumpriam pena em caixa d'água no Maranhão; diretor é afastado

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Fotos de dois presos cumprindo pena em uma caixa d'água de um presídio no Maranhão correram as redes sociais e resultaram no afastamento do diretor Raimundo Nonato Fonseca, do Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas, na capital São Luís, na sexta-feira (3).

A Sejap (Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária) determinou a abertura de uma sindicância para apurar o fato dos detentos serem mantidos em alojamento inadequado.

De acordo com nota enviada pela secretaria, um dos detentos que aparece na foto é José Luiz de Souza, que trabalha fazendo a manutenção da caixa d'água há três anos.

O preso foi condenado a 18 anos de detenção por estupro e havia ganhado o benefício da remição da pena com serviços, a cada três dias de trabalho era abatido um dia no tempo da pena.

Ainda de acordo com a Sejap, o preso era auxiliado pelo colega José Maria Fonteles, condenado a sete anos por tráfico de drogas e já havia cumprido 3 anos e um mês da pena. Ambos os presos faziam serviços de limpeza da bomba da caixa d'água, diz a nota.

De acordo com o secretário da Sejap Sebastião Uchôa, o fato havia sido autorizado pelo diretor da época Ideraldo Lima Gomes e permanecia na gestão do diretor Raimundo Nonato Fonseca, que foi afastado e será substituído pela diretora do presídio feminino Joseane Furtado.

Reprodução/Facebook 
Presos cumpriam pena em caixa d'água de unidade prisional em São Luis, no Maranhão; diretor foi afastado na sexta-feira (3)

REDES SOCIAIS

As fotos dos presos cumprindo pena na caixa d'água foram postadas no Facebook por Gerailson Dantas, amigo do jornalista e radialista Gilberto Lima, que divulgou as imagens em seu blog.

"Eu vi aquelas fotos no Facebook e transformei em notícia. Acionei a Sejap e fiz o post no meu blog", contou à Folha.

O jornalista disse que Dantas teve acesso legal ao presídio e foi pressionado a remover as fotos da rede social, mas Lima já tinha salvado as imagens e feito o post no blog. AFolha não conseguiu localizar o amigo do jornalista. (ADRIANA FARIAS)

Reprodução/Facebook 
Presos cumpriam pena em caixa d'água de unidade prisional em São Luis, no Maranhão; diretor foi afastado na sexta-feira (3)

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa Gilberto, apesar da pressão da SEJAP vocês não recuaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto,essa nova diretora CDP,Josiane Furtado foi exonerada agora em Março do presidio feminino pelo próprio Dr.UCHOA,por espancamento de presa e por denuncias de facilitar saida de presa endinheirada até para shopping.Dr.Jamil Aguiar tem um processo contra ela.coisa escabrosa.fale com Dr.Jamil Aguiar e vc saberà quem é esta figura.É Assim que UCHOA quer mudar o sistema?

      Excluir