Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Prefeitura inicia reformas nos terminais de integração da capital

Para oferecer mais conforto e melhorar o atendimento aos usuários do transporte público, a Prefeitura de São Luís está realizando uma série de reformas nos terminais de integração da capital. As intervenções contemplam serviços básicos como pintura e abrangem ainda serviços de infraestrutura, como recuperação de banheiros, muros, piso, teto, grades de divisa, rede hidráulica e rede elétrica. Também serão reformadas as salas administrativas e substituídas as grelhas nas galerias para escoamento de água pluvial.
Na primeira etapa da obra, as reformas foram iniciadas nos terminais do São Cristóvão, Distrito Industrial e Cohab/Cohatrac. Após a conclusão desta etapa, as intervenções passarão a ser executadas no terminal da Praia Grande e Cohama. Com a revitalização dos terminais, quase 500 mil usuários do transporte público em São Luís serão beneficiados.

Nos terminais, as áreas de embarque e desembarque receberão novas placas e sinalização, iniciativa importante para a organização dos passageiros. Serão realizadas ainda adaptações que aumentarão a acessibilidade para portadores de necessidades especiais, um dos principais compromissos de campanha do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Para o secretário de Obras e Serviços Públicos, José Silveira, as reformas reforçam o compromisso da gestão em oferecer serviços públicos de qualidade. “É uma meta que estamos atingindo com alegria. Iremos reformar os três primeiros terminais em até 45 dias e depois, concluiremos as obras no terminal da Cohama e Praia Grande também em 45 dias. É dessa forma que buscamos respeitar o cidadão que usa o transporte público”, enfatizou.

O gerente do terminal de integração do São Cristóvão, Márfio Lima, destaca que será dada atenção especial à restauração dos banheiros, com a limpeza intensiva e troca de peças deterioradas, para garantir o conforto ainda maior das mais de 60 mil pessoas que passam diariamente pelo terminal.

“A gestão Edivaldo Holanda Júnior já iniciou serviços, em maio, melhorando consideravelmente a situação para quem usa ônibus todos os dias. A revitalização dos terminais vai humanizar o ambiente e dar muito mais qualidade de vida à população”, disse Márfio Lima.

A dona de casa Solange Aragão, 40, relembra os serviços que já foram realizadas nos meses anteriores, que melhoraram as condições do terminal por onde ela mais passa diariamente, o do São Cristóvão. “Meus filhos e eu passamos por aqui todos os dias então a gente fica muito feliz quando vê tudo limpo, pintado, arrumado”, disse.

Para o marceneiro Paulo José da Costa, 48, as reformas aumentam a auto-estima da população ao humanizar o ambiente. “Todo mundo gosta de encontrar as coisas em ordem. Poder usar um banheiro limpo nesse terminal é uma coisa pequena, mais muito importante, pra fazer as pessoas se sentirem respeitadas”, destacou.

Nos terminais, 36 homens, distribuídos em três equipes, estão trabalhando acelerar as reformas e entregar os terminais limpos e revitalizados. O prazo para conclusão das obras no terminal de integração do São Cristóvão, Cohab/Cohatrac e Distrito Industrial é de até 45 dias.

NÚMEROS

1ª etapa: Terminais Cohab/Cohatrac, Distrito Industrial e São Cristóvão

Prazo de conclusão: 45 dias

2ª etapa: Terminais da Praia Grande e Cohama/Vinhais

Prazo de conclusão: 40 dias

São Cristóvão

Recebe 60 mil usuários/dia

42 linhas de ônibus

Distrito Industrial

Recebe 10 mil usuários/dia

9 linhas de ônibus

Cohab/Cohatrac

Recebe 50 mil usuários/dia

55 linhas de ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário