quinta-feira, 12 de setembro de 2013

MP representa contra advogado por ofensas raciais e discriminatórias

Representações foram apresentadas nesta 5ª à Procuradoria da República.OAB realiza levantamento sobre situação do advogado no Estado.
 
Do G1 MA

A procuradora-geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, representou junto à seção maranhense da OAB e apresentou notícia-crime junto à Procuradoria da República no Maranhão nesta quinta, 12, contra o advogado Gustavo Zanelli Ferreira, pela prática de ofensas de caráter racial e discriminatório contra a cultura e a população nordestina e maranhense.

Entenda o caso

 

Os comentários de um advogado paranaense vêm causando revolta nas redes sociais desde a noite de quarta-feira (11). Em post publicado no dia 9 de setembro, Gustavo Zanelli diz que "não adianta querer misturar as culturas norte/nordeste X sul/ sudeste. É por isso que há tão poucos sulistas no nordeste (nós não aguentamos isso aqui)".

Em outro post, publicado na quarta-feira (11), o advogado sugere a separação das regiões Norte e Nordeste do resto do país, declarando que "seria o primeiro a iniciar uma guerra para a devida separação", e completa: "se houvesse essa possibilidade nós aí do Brasil seríamos um país de primeiro mundo".

Um terceiro comentário, feito no dia 7 de setembro, ironiza as condições climáticas de São Luís. "Acabo de chegar em terras maranhenses! O calor aproxima os 90 graus". Quando uma pessoa comenta "GU VC TA MORANDO NO MARANHÃO MESMO !!!!!!!!!!", Gustavo vai além. "Até dezembro ficarei aqui (...) Não sei se suportarei até dezembro o calor, a grosseria dos nordestinos e essa comida horrivel, mas o objetivo inicial é ficar até dezembro", dispara.

Um comentário específico criticando o Departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi amplamente compartilhado e teve repercussão em diversos blogs locais. Revoltado, o estudante de direito da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, Klaus Aires, que reside em São Luís, divulgou a seguinte mensagem:

"Gustavo Zanelli - Advogado, residente em São Luís-MA ofendendo os Nordestinos. Deu um show de imundices mostrando sua total falta de conhecimento antropológico, histórico e geopolítico acerca da história do Brasil e dos feitos e da força do povo nordestino. Não sou nordestino, sou Carioca e este imundo não me representa. Ja fiz a denúncia na página de todas as OAB's do NORDESTE, e semana que vem levo formalmente na sede da OAB-MA", avisou. A mensagem já possui 43 curtidas e 78 compartilhamentos.

Em seu perfil, Gustavo Zanelli se diz natural de Cambé, no Paraná. O G1 tentou entrar em contato com ele no telefone disponibilizado no site do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Uma pessoa, que atendeu a ligação e não quis se identificar, disse que o advogado não se encontrava no local. Minutos depois, Zanelli retornou a ligação e falou com a reportagem. Ele confirmou que o perfil é verdadeiro e disse que não se encontra mais no Maranhão. Questionado sobre a repercussão de suas postagens, o advogado desconversou.

"Não vou me manifestar sobre esse assunto. Só vou falar em juízo caso seja acionado", disse.

Por telefone, a assessoria UFMA, que declarou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Segundo assessoria da OAB/MA, o advogado não está inscrito na seccional. A Comissão de Direitos Humanos deve fazer levantamento para saber se houve atuação do advogado no estado.
 
Saiba mais

9 comentários:

  1. Esse cara deve ser um terrorista. O que diabo ele veio ver aqui no meio de nós...isso é um imbecil...

    ResponderExcluir
  2. Esse é um cretino mesmo, se ele não sabe viver em sociedade para que que vive!

    ResponderExcluir
  3. E' um mentiroso... tem que dar uma surra... por que sua mulher esta cursando medicina no Maranhao se o nordeste nao e' nada pra voces? vc tem que ser moroto... ou seja, considere-se uma pessoa morta seu safado...tem estudo que diz; branquelos do sul do Brasil sao responsaveis por 75% de casos de cancer..este ai e' amis um que carrega celulas cancerigenas pelo coropo.. lixo... safado

    ResponderExcluir
  4. Ingnorancia e falta de conhecimento esse cretino tem de sobra.. Era pra ser era expulso do país

    ResponderExcluir
  5. Esse Gustavo estudou tanto e não sabe diferenciar calor e temperatura. Ex: calor de 90º

    ResponderExcluir
  6. isso acontece pela MIDIA ATUAL só falar do nordeste coisas ruins, quantas vezes são luis aparece na midia nacional falando algo de bom ??? nenhuma..
    a midia atual leva pessoas a crerem q o norte e nordeste são realmente o lado negro do brasil, e eu sou nordestino de sangue e alma, mais devo CONCORDAR com a midia, aqui no maranhão infelizmente só há CORRUPÇÃO, ANALFABETISMO, CRIMES EDIONDOS SEM SOLUÇÃO enfim vivemos num nordeste sem leis. mais ao ponto de separar do brasil onde a midia só fala coisas boas e onde as verbas são exorbitantes, é pura IGNORANCIA MENTAL E FISICA. o q se deve fazer é tirar a familia sarney de vez do maranhão, somo a FAVELA DO BRASIL devido a esta familia, mais ñ é tirar ela e colocar a MURAD ñ, pois ai é cagar e ñ limpar a bunda, e sim pegar alguem q tem realmente interesse em ajudar o maranhão q um dia já foi o maior produtor de SEMENTES E CEREAIS DO BRASIL e graças a familia sarney vivemos na fossa atualmente.

    ResponderExcluir
  7. esse advogado ai deve ta procurando um serviço pra ele no maranhao,pq certamente nao serve no estado que ele mora,deve ser muito fraquinho.
    coitado dele ja nao prestava agora vai ficar mais dificil pra ele.

    ResponderExcluir
  8. Existe uma teoria que aponta que o nome do município tem origem caingangue6 . Outra teoria, porém, diz que "cambé" origina-se da língua tupi (Caá significando "mata, árvore" e mbê, "raízes aéreas"). A Enciclopédia dos Municípios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística traduz a denominação para "Passo do veado", de origem Tupi, porque, segundo consta, "...aquela região era abundante em caça, daí derivando o nome de Cambé"
    Isso explica tudo, esse advogado vem de um lugar chamado Cambé...que traduzindo significa "PASSO DO VEADO". Pelo visto ele não encontrou o que procurava no Maranhão e partiu para a xenofobia.

    ResponderExcluir
  9. Amigos, sou do Paraná, adoro Recife não cometam o mesmo erro de generalizar sulistas. O advogado está evidentemente desinformado. Algumas regiões do interior de meu Estado são extremamente pobres e há dengue.

    Intelectuais brasileiros, foram poucos nos 500 anos, mas vieram de todos os cantos do país.

    Mas... façamos um favor a nós mesmos: votemos em qualquer coisa que não seja PT.

    Políticas públicas que identificam eleitores são inconstitucionais, e só no Brasil, onde juízes são (e de fato são, lamento) carentes de cultura jurídica universal, isso progride.

    É preciso restaurar o princípio da igualdade. TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI,,, nada de bolsa disso daquilo cotas. MERITOCRACIA, trabalhou, ganhou... menos servidores mais empresas que geram riqueza...

    ResponderExcluir