quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Jornal da Globo destaca violência em São Luís na noite de terça-feira

Maranhão enfrenta mais um dia de confronto entre policiais e criminosos
O presídio de Pedrinhas registrou mais uma morte nesta terça-feira (21).
A polícia montou barreiras em vários pontos da cidade.

Alex Barbosa/São Luís, MA

O presídio de Pedrinhas, no Maranhão, registrou hoje mais uma morte. É a terceira do ano. Na noite desta terça-feira (21), São Luís teve tiroteios entre facções criminosas rivais e confrontos entre bandidos e a polícia.

A polícia montou barreiras em vários pontos da cidade. Segundo a Secretaria de Segurança, cinco pessoas foram baleadas em um tiroteio entre criminosos rivais. Dois bandidos foram presos.

No fim da tarde, bandidos trocaram tiros com a polícia. Três terminaram presos, um deles ferido. Um menor que estava com eles foi apreendido.

Segundo uma denúncia anônima, a quadrilha planejava atacar uma delegacia. “A polícia recebeu um informe de que havia um grupo de indivíduos reunidos, todos armados, em uma localidade do bairro da Liberdade que e estavam organizando ataques em represália à transferência de presos para penitenciárias federais”, explica Lawrence Pereira, delegado.

A sequência de tiroteios em São Luís aconteceu em mais um dia de tensão na penitenciária de Pedrinhas. Um preso foi encontrado morto nesta manhã. É o terceiro esse ano no presídio. A média em 2014 já é de uma morte por semana.

Jó de Sousa Nojosa tinha 21 anos e foi encontrado morto dentro de uma das celas do centro de custódia, onde ficam os detentos que aguardam decisão judicial. O corpo tinha sinais de agressão e, segundo a polícia, ele foi sufocado. Sete detentos que estavam na mesma cela foram indiciados por homicídio.

Em nota, o governo do Maranhão disse que há indícios de que o crime também foi uma reação à transferência de nove presos para o presídio federal de segurança máxima, em Campo Grande.

A governadora Roseana Sarney, do PMDB, não quis comentar os acontecimentos de hoje.

A Ordem dos Advogados do Brasil prepara uma denúncia sobre a situação de Pedrinhas para ser levada à Organização das Nações Unidas e também vai entrar com uma ação na Justiça.

Segundo a OAB, o governo precisa tomar providências imediatas para a separação dos presos de acordo com o grau de periculosidade, além da separação entre presos provisórios e presos definitivos.


“Entendemos que a pressão internacional é fundamental para que esse tema seja central não apenas no aspecto do respeito aos direitos humanos, mas da proteção da sociedade contra a prática de crimes. O sistema penitenciário tem que ser um aliado na segurança pública e não causador de novos crimes, como tem sido no Brasil”, diz Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente da OAB.

3 comentários:

  1. gostaria de fazer essa denúncia sobre a DIRETORA GERAL EDNICE VERAS que está maquiando o ambulatorio farina no filipinho para a visita da SECRETÁRIA DE SAÚDE HELENA DUALLIBE,para que a unidade passe a ser CASPS UM........1.o lugar não é a propriada para seme-internação,2.não tem agua,3.ratinhos pequenos faz festa a noite,pela mãnha quando se entra nas salas é um odor horrivel...essa diretora não tem condicoes de exercer essa função,gosta de humilhar os funcionarios,principalmente aqueles que não fazem o que ela quer........diz para todos os funcionarios que está gastando com a unidade com o seu proprio dinheiro,logo ela que é casada um politico que deu um desfalque no prefeito é foi demitido por isso.......ninquem tira do seu bolso para compra ar condicionado,ajeitar sala...ainda mas com a ficha suja que ela tem.....se todos se recor darem ela foi a diretora que anos atras era diretora do hospital da mulher é teve que sair pelos fundos escoltada pela policia,porque os funcionario não queria ela pela mã administração......gostaria que vcs investigassem esse caso.......além do mas quem vai sofre são os pacientes do farina,para a onde eles vão........é se passa para caps a unidade na qual ela tanto quer vai rola muito dinheiro,dinheiro que ela já esta ganhando....é engano todos os funcionarios além de humilha aqueles que ela não gosta.......,humilha os pacientes,como grita com funcionario na frente dos outros,é vetar que funcionario fizessem seu trabalho direito para o paciente na qual ele foi formado.....é essa diretora que a DR.HELENA DUALLIBE QUE DEIXA COMO DIRETORA GERAL,SÓ PORQUE ELA É AMIGA DO ESPOSO DELA,EU ACHO BOM ELA VÊ REALMENTE QUEM É EDNICE VERAS..........

    ResponderExcluir
  2. é ela continua humilhando os seus funcionarios................é isso triste porque ela já disse que ambulatorio farina ou seja o caps AD ou alcool é drogas,pertence a ela....é o ambulatorio já esta ganhado como caps..........o que é um grande erro,pois o mesmo não tem estrutura..............Dr.Helena a senhora tá por dentro do que acontece neste posto

    ResponderExcluir
  3. Dr.helena de uma olhada carinhosa para esse ambulatorio farina que já recebe como caps AD...mais nao tem estrutura nenhuma,é tem mais ...agora já tem um caps AD perto que é o que era do monte castelo........a diretora ednice veras na ultima marcaçao de consulta humilhou uma paciente verbalmente,ela mesmo foi para marcação........justamente para humilha,maltratar todos os paciente que estava ali por que precisava daquele serviço,é o que o pessoal ver de novo é apenas uma maquiagem no ambulatorio........os funcionarios estão todos querendo ir embora por nao aguenta tanto autoritarismo,humilhação.....................isso não é perfil para uma diretora geral,por tome as providencia legais....

    ResponderExcluir