
Somente no primeiro dia da ação, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) recolheu 450 quilos de resíduos num período de 8 horas após a instalação. O equipamento foi instalado em frente ao casarão cor-de-rosa, local de grande movimentação diária de pessoas e tem capacidade para comportar até 3 mil litros de resíduos.
Durante a manhã, animadores retrataram de forma humorada situações do dia-a-dia quanto ao descarte do lixo. Houve também blitz educativa com abordagem da comunidade, distribuição de materiais informativos e entrega de cartilhas e lixeiras automotivas para os motoristas que passarem pelo local.
Esta primeira ação tem o objetivo de sensibilizar a população sobre os cuidados com a limpeza de São Luís e futuramente, percorrerá toda cidade. O Lixômetro foi desenvolvido pela Semosp em parceria com a empresa São Luís Engenharia Ambiental. A escolha da Praça Deodoro foi devido à intensa movimentação de pessoas e também ao descarte indevido de papel, embalagens plásticas, latinhas e resíduos de alimentos nas vias públicas, sendo que todo o percurso do centro comercial possui papeleiras, espécie de lixeiras plásticas instaladas para receber pequenos volumes de lixo.
“Nossa intenção é avaliar a quantidade de lixo que as pessoas descartam na rua durante o dia e a Praça Deodoro, um dos principais logradouros do centro da cidade, tem sido alvo de descarte indevido de lixo. Queremos conscientizar a comunidade sobre a forma correta de depositar esse lixo”, frisou o superintendente de Limpeza Pública, Nelson Buriti.
A novidade chamou a atenção do vendedor José de Pádua, 28 anos. Ele aproveitou para descartar corretamente o lixo do café da manhã. “Achei ótima a ideia da Prefeitura porque assim é possível ver a quantidade de lixo que vai para a rua. Sempre me preocupo em carregar o lixo comigo até encontrar uma lixeira”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário