Rádio Voz do Maranhão

domingo, 29 de junho de 2014

DE O GLOBO: PCdoB lança Flávio Dino ao governo do Maranhão

Partido comunista lança candidato em aliança com PSDB e PSB

POR RAIMUNDO GARRONE

O GLOBO

PCdoB lançou Flávio Dino ao governo do Maranhão em chapa com PSDB e PSB 
SÃO LUÍS — Um dia depois do PCdoB oficializar apoio à Dilma Rousseff, o partido realizou a convenção estadual do Maranhão, neste domingo, para lançar a candidatura de Flávio Dino ao governo, em aliança com o PSDB e o PSB, dos presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos, respectivamente. O evento, que aconteceu na capital São Luís, oficializou também as candidaturas do deputado federal e presidente do diretório estadual do PSDB no estado, Carlos Brandão, a vice na chapa comunista, e o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), ao Senado Federal.

No Maranhão, o PT fechou aliança com o PMDB e recusou, por determinação do Diretório Nacional do partido, a indicação do candidato à vice na chapa com Lobão Filho. Uma ala do PT, batizada como resistência petista, participou da convenção e avisou que fará campanha para Flávio Dino.

Em seu discurso, Flávio Dino evitou falar de um dos três candidatos, dizendo que ele é uma espécie de síndico de condomínio. Ou seja, abrirá o seu palanque a todos, sem no entanto, se posicionar explicitamente sobre qualquer um dos candidatos.

Dino preferiu falar de seus projetos e da possibilidade de colocar fim a 50 anos de mando da família Sarney no Maranhão.

— Nenhum império dura para sempre. Chegou a hora de proclamarmos a república no Maranhão e derrotar o coronelismo e a oligarquia — disse, para uma platéia estimada em 10 mil pessoas.

Depois de homenagear o seu pai — o ex-deputado Sávio Dino, cassado pelo regime militar —, o candidato do PCdoB aproveitou para prometer que ninguém da sua família fará parte do seu governo, em uma referência às famílias Sarney e Lobão, do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão:

— Além de não fazer parte do governo, ninguém da minha família terá negócios com o dinheiro público.

Luciano Lobão, filho de Edison Lobão, é dono da empreiteira Hytec, que possui vários contratos milionários com o governo do estado. Já Fernando Sarney, irmão da governadora Roseana Sarney, é um dos donos do Sistema Mirante de Comunicação, que recebe grande parte das verbas publicitárias do governo.

Dino também assentou que uma das maiores contradições do Maranhão é possuir uma enorme bacia hidrográfica e, ao mesmo tempo, ter a metade da população sem água encanada ou banheiros em suas casas.

— Em 50 anos foi isso que eles fizeram no Maranhão, mas vou criar um programa que vai levar água para todos —prometeu.

Além de reunir o PSDB e PSB em uma só coligação, a candidatura de Flávio Dino protagoniza um fato inédito no Maranhão: reunir todos os partidos de oposição em torno da derrota do clã Sarney no estado.

Ainda fazem parte da coligação o PDT, PPS, PP, PTC, PROS e Solidariedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário