
“Os idosos têm uma importância muita grande na nossa gestão. Por conta disso, diversos setores da administração municipal estão envolvidos no desenvolvimento de ações específicas voltadas à melhoria da qualidade de vida na terceira idade, seja através das secretarias de Saúde (Semus), da Assistência Social (Semcas) ou da Semdel. É através de ações como esta e da criação de políticas públicas que buscamos respeitar e dignificar os idosos de nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Em ato simbólico, o prefeito entregou os materiais esportivos a idosos e instrutores responsáveis por cada núcleo. Os kits são compostos por bolas, cordas, bambolês, alteres, cones, colchonetes, bermudas e camisetas de malha, materiais de primeiros socorros, aferidor de pressão arterial, entre outros equipamentos. O Projeto atende, atualmente, cerca de mil idosos e os materiais contemplarão todos os participantes.
Na oportunidade, Edivaldo também anunciou a ampliação do Projeto São Luís Saudável, com a instalação de mais nove núcleos na capital, que serão criados por meio de convênio já celebrado com o Ministério dos Esportes, através do Projeto Esporte e Lazer na Cidade (PELC). Com a ampliação, o Projeto São Luís Saudável que hoje possui nove núcleos e beneficia cerca de mil idosos com atividades físicas e recreativas, vai dobrar sua capacidade de atendimento.
O prefeito Edivaldo informou também que outros dois importantes projetos voltados ao esporte e lazer serão desenvolvidos pela Prefeitura. Trata-se da construção de dois grandes Centros de Iniciação dos Esportes (CIEs), um na Vila Bacanga e outro no bairro do Angelim. Segundo ele, a criação desses dois núcleos de padrão olímpico também será executada em parceria com o governo federal. Os recursos já foram liberados e aguardam apenas o término dos tramites licitatórios para que sejam construídos.
Atualmente, os núcleos funcionam na quadra da Vila Nova; dois pontos na quadra do Sabará na Cohab; um em parceria com a Faculdade Estácio; um no Bequimão em parceria com o grupo Fibras Grisalhas; um na quadra do Parque dos Sabiás; e três pontos no Parque do Bom Menino. O programa atua em dois eixos, o fomento de núcleos para a prática de esporte para pessoas idosas e a orientação da população nesses espaços.
O titular da Semdel, Olímpio Araújo, ressaltou a importância do projeto como forma de proporcionar mais saúde às pessoas na terceira idade. “Estamos instrumentalizando e estimulando a prática esportiva e recreativa dos idosos de nossa cidade, para que mantenham o corpo em atividade e evoluam física e psicologicamente”, disse.
A aposentada Domingas Ferreira Meireles, 74 anos, assídua participante das atividades do projeto fez questão de acompanhar a entrega dos kits. “Acho muito importante que o Município proporcione condições de fazermos atividades físicas, pois muitos idosos participantes não têm condições de adquirir os materiais necessários à prática esportiva”, disse a aposentada.
A instrutora do núcleo da Cohab, Luciana de Paula, parabenizou a iniciativa e reforçou a importância do projeto para a promoção da saúde dos idosos. “Saúde não é só a ausência de doença, é essencial manter o físico e a mente ativos, e para isso o projeto tem papel fundamental, pois proporciona todas as condições necessárias”, ressaltou a instrutora.
Participaram da solenidade de entrega dos kits, os vereadores Batista Matos (PPS), Alencar Gomes (PDT), Fátima Araújo (PRP), Anderson Martins (PRB), Marquinhos (PRB), Edmílson Jansen (PTC) e Professor Lisboa (PCdoB); além dos secretários municipais Geraldo Castro (Educação), Robson Paz (Comunicação), José Cursino (Planejamento e Desenvolvimento), Marcelo Coelho (Agricultura, Pesca e Abastecimento), o presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município, Raimundo Penha; o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Francisco Gonçalves; a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Astemar Castro; a representante do Comitê de Valorização da Pessoa Idosa, Lia Farah; entre outras autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário