O Centro Histórico contará com uma base comunitária da Polícia Militar composta por membros da Companhia de Turismo Independente (CPTur Ind), que atuarão em regime de plantão no local. O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança Pública (SSP), Jeferson Portela, durante visita ao bairro com gestores da SSP e representantes da prefeitura de São Luís.
A base substituirá os antigos trailers e será instalada em um prédio próximo à Praça Nauro Machado. O local garantirá melhor estrutura para atender à população e oferecerá mais conforto e segurança aos policiais. A medida integra o conjunto de ações definidas pelo Governo do Estado para segurança da população e fortalecimento do turismo na região.
Entre as outras ações previstas está a operação Fecha Quartel iniciada esta semana em pontos estratégicos do Centro Histórico. De acordo com o comandante da CPTur Ind, major José Roberto Moreira Filho, a operação será fundamental no combate à criminalidade. “A operação se estenderá a outros pontos turísticos de São Luís e trará mais tranquilidade e segurança aos que visitam e moram nesses locais e em suas proximidades”, pontuou.
O trabalho de revitalização do Centro Histórico está sendo desenvolvido em parceria com a prefeitura de São Luís. O diretor de Turismo do Município, Fabio Henrique, revelou algumas medidas que serão adotadas pela prefeitura. “Está sendo feito um levantamento e muitos desses prédios abandonados, que hoje são usados indevidamente, serão reformados”, informou.
O soldador Jorge do Rosário, que há mais de 30 anos trabalha na região, elogiou a ação desenvolvida pela Polícia Militar. “Já presenciei muitos roubos por aqui, mas tenho certeza que com esse tipo de trabalho isso vai mudar positivamente. O sistema de segurança está de parabéns pela iniciativa”, frisou.
No primeiro dia de atividades foram feitas abordagens na Praça Nauro Machado, Mercado Central, Fonte das Pedras e em prédios abandonados que têm servido como pontos para uso e venda de drogas. A ação contou com um efetivo de 13 policiais, quatro motos e duas viaturas.
Planejamento
Para maior efetividade das ações na área da segurança, a SSP realizou no início desta semana uma reunião presidida pelo delegado-geral de Polícia Civil, Augusto Barros, com os gestores de todas as superintendências ligadas à SSP para planejamento das estratégias de trabalho, atividades e ações da equipe. O encontro ocorreu no gabinete da Delegacia Geral.
“Realizando esse primeiro passo técnico será possível colocar os novos projetos em prática”, afirmou o delegado-geral Augusto Barros. Ele afirmou que o planejamento é fundamental para implementar as melhorias administrativas, estruturais e de aparelhamento do sistema de segurança.
Na ocasião, foi reiterada a criação da Superintendência de Crimes de Combate à Corrupção que ampliará e substituirá a Supervisão de Crimes Funcionais (Sacrif). A criação da superintendência atende determinação do governador Flávio Dino para maior efetividade da atuação do órgão policial ao combate da corrupção na estrutura estadual.
Com a transformação em superintendência, será possível analisar atos de corrupção de gestores e ex-gestores públicos, e não apenas dos servidores. Atualmente o prédio funciona atrás do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) no bairro da Vila Palmeira. Para o superintendente do órgão, Manoel Almeida, será um passo importante da administração estadual. “Com certeza esta medida vai trazer resultados satisfatórios”, frisou.
Estiveram presentes na reunião os superintendentes de Polícia Civil da Capital e Interior, respectivamente, Leonardo Diniz e Dicival Gonçalves; o delegado André Grossain da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic); os superintendentes da Policia Técnico Cientifica (SPTC), Miguel Alves, e de Crimes de Combate à Corrupção, Manoel Almeida; e os corregedores-gerais da Segurança Pública e da Polícia Civil, respectivamente, Fernando Moura de Lima e Saulo Ewerton.
Mas chega em boa hora, bom saber que deram tomaram uma atitude para resolver o problema de insegurança naquela area.
ResponderExcluirmais uma boa ação sendo feita, parabéns!
ResponderExcluir