Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Republicanização do Convento das Mercês virá, queira Sarney ou não

Por Lígia Teixeira

Sem autorização, a TV Mirante filmou e divulgou parte de uma conversa entre Secretários do Governo do Estado durante visita ao Convento das Mercês nesta segunda-feira (19). A visita dos secretários foi feita para reabrir o prédio da fundação, fechado na semana passada sem autorização do Governo do Estado.

A Fundação José Sarney chama-se da Memória Republicana, mas a lei que a instituiu tem forma Imperial. Assinada por Roseana Sarney em 2011, a lei prevê que o pai da ex-governadora seja o patrono perpétuo da fundação e que tenha poderes hereditários sobre os destinos dela, inclusive na administração dos recursos públicos que, por determinação de Roseana Sarney, devem ser transferidos dos bolsos dos maranhenses para sustentar aliados de Sarney e manter o acervo referente ao período em que ele foi presidente da República.

Quem entra na Fundação da Memória Republicana percebe claramente que de republicana ela nada tem. Não há uma única sala do prédio do Convento das Mercês que não seja única e exclusivamente para cultuar a imagem do senador. Tudo pago com o dinheiro dos maranhenses.

No vídeo clandestino, gravado sem autorização dos Secretários de Estado, o titular da pasta de Ciência e Tecnologia, deputado Bira do Pindaré, que foi presidente da Comissão da Verdade no Maranhão, sugere para Francisco Gonçalves, Secretário de Direitos Humanos e Márcio Jerry, Secretário de Articulação Política e o Secretário de Comunicação, Robson Paz, que haja um espaço dentro do Convento das Mercês para criar um memorial às vítimas da Ditadura Militar.

Regime apoiado por Sarney, que chegou ao poder graças ao apoio dos generais, a Ditadura Militar fez centenas de vítimas, inclusive no Maranhão. Homens e mulheres de bem foram torturados e assassinados pelo regime defendido pelo Senador Sarney.

A Comissão Nacional da Verdade, que investigou os crimes cometidos durante o Regime, recomendou em seu texto final que espaços sejam criados para rememorar o que ocorreu durante a Ditadura. Nenhum lugar no Maranhão seria mais apropriado para se criar um Memorial às vítimas da Ditadura do que um lugar que se chama Fundação da Memória Republicana.

O vídeo clandestino, forjado para soar como algo ilegal, expõe uma proposta que o próprio Bira do Pindaré já havia feito anteriormente ao governador Flávio Dino (LEIA AQUI).

Na fúria, os acólitos de Sarney deram um tiro no próprio pé. Ainda que editado para soar como algo negativo, a conversa entre secretários gravada clandestinamente pela Mirante e exibida em seu principal telejornal, prova que o atual governo deseja de fato republicanizar a Fundação da Memória Republicana, reservando um espaço justo para rememorar os horrores de um período dos mais bárbaros na história recente da República. Rememorar o horror da Ditadura Militar para que ele nunca mais se repita.

Já a forma patética como a TV Mirante editou a conversa entre os secretários, revela claramente a dificuldade que o grupo Sarney tem para entender que o Maranhão e as instituições públicas não mais lhes pertencem. A tentativa desesperada de fraudar a opinião pública (mais uma vez) expõe ao ridículo o senador José Sarney e reforça a necessidade de que a Fundação da Memória Republicana deve urgentemente passar a ser, de fato, Republicana.

Veja abaixo a matéria patética produzida pela TV Mirante:

3 comentários:

  1. O que me deixou surpreso foi a participação daquela senhora, ex secretária e que era presidente da fundação no final do governo da Rosengana. Já deveria ter sido exonerada já que a mesma tomou algumas decisões sem consultar o atual governo.

    ResponderExcluir
  2. Vi essa reportagem..... mas essa Secretaria de Cultura está chamando atenção: essa Ester Marques era o braço direito da Olga Simão.......isso significa que ela fazia parte da turma........Fico a me perguntar: Que mudança é essa que deixa em altos cargos a turma do Sarney??? Há comentários, que o povo do Boi Barrica, Bicho Terra continuam mandando.........Votei no Dino, com vários objetivos, e um dos maiores foi banir a corja do Sarney.....Espero não me arrepender desse voto!!!

    ResponderExcluir
  3. Forjado como assim !!!!!!!!!!!!! Eles não falaram nada ???????????? Votei em FD, mas, esse pessoal tem que ficar mais atento contra essas invertidas da oligarquia !!!!!!!!!!!!!!!! Cuidado ...

    ResponderExcluir