Rádio Voz do Maranhão

sábado, 21 de março de 2015

Caema promove visita de comunidade ao Sistema Italuís

O Sistema Produtor do Italuís está localizado no Km 56, da BR-135, com captação de água do Rio Itapecuru, e é responsável pelo abastecimento de cerca de 60% dos bairros de São Luís
No intuito de chamar a atenção da comunidade de São Luís para a importância da preservação da água e sua influência na promoção da saúde, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) promoveu, nesta quinta-feira (19), uma visita à Estação de Tratamento de Água do Sistema Produtor Italuís, localizada no município de Bacabeira. A visita fez parte da programação IX Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces, com um conjunto de ações educativas e culturais, voltadas para conscientização e preservação da água.

Um grupo de 60 pessoas, constituído por estudantes de nível médio, técnico, universitários, professores, ambientalistas, além de colaboradores e estagiários da Companhia, conheceram o Sistema de Captação, às margens do Rio Itapecuru, a Estação Elevatória de Água Bruta e a Estação de Tratamento de Água (ETA).

Antônio Rossini, engenheiro mecânico e gerente do Italuís, falou sobre a história e funcionamento do sistema produtor de água, além de tratar da importância da preservação da água e do consumo consciente. “Essa visita foi uma oportunidade para a comunidade conhecer mais sobre o tratamento da água. É fundamental conhecermos o processo do tratamento de água potável e nos conscientizarmos sobre a qualidade e a preservação da água oferecida pela Caema”, disse o gerente.

Rossini disse, ainda, que a IX Semana das Águas Doces promovida pela Caema é um mecanismo ideal para sensibilizar os visitantes para as questões ambientais e a realidade do tratamento e cuidado com a água. “Essas visitas às Estações tem como finalidade aproximar toda a comunidade do nosso trabalho de conscientização ambiental, lembrando-os que cada um tem o seu papel na prevenção da saúde da água e na utilização adequada de nossos recursos hídricos”, disse.

Paulo Henrique Muniz, coordenador de Produção e Tratamento do Italuís, mostrou como funciona o sistema de captação, as instalações e máquinas que realizam todo o trabalho de tratamento da água bruta, explicando sobre os produtos utilizados nas diversas fases de tratamento da água. Destacou, ainda, o rigoroso controle de qualidade que é realizado pela Companhia para assegurar os padrões de qualidade da água.

“Foi muito importante a realização da visita ao Sistema, pois é necessário que as pessoas conheçam os mecanismos envolvidos no manejo adequado dos recursos hídricos, para que tenham a consciência de quanto é valoroso a preservação da água”, avalia Muniz.

O Sistema Produtor do Italuís está localizado no Km 56, da BR-135, com captação de água do Rio Itapecuru, e é responsável pelo abastecimento de cerca de 60% dos bairros de São Luís. A Companhia realiza diversos processos de tratamento da água que obedecem a Portaria 518/04 do Ministério da Saúde, sobre os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano dentro dos padrões de potabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário