“Era primordial que fosse garantida a pluralidade dos meios de expressão para todos. Com isso era preciso que houvesse a diversidade de ideias. A rádio é agora uma extensão da voz do povo”, ressaltou o governador Flávio Dino.
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Governador Flávio Dino em entrevista no estúdio da Rádio Timbira |
O slogan ‘a rádio de todos nós’, sugerida pelo
governador Flávio Dino para marcar o novo momento da Rádio Timbira nunca esteve
tão em evidência. A emissora, pioneira no Estado, registrou no último mês
números expressivos em sua audiência na internet (streaming), ultrapassando a
marca de 750 acessos únicos. Se levarmos em consideração os números obtidos em
todo o ano, os acessos sobem para 1.318.919, alcançando ouvintes nas 27
unidades da Federação e em 30 países.
Grande parte neste aumento de audiência pode ser
creditada à nova forma como a emissora passou a ser gerida, tendo como
prioridade a participação popular. “Era primordial que fosse garantida a
pluralidade dos meios de expressão para todos. Com isso era preciso que
houvesse a diversidade de ideias. A rádio é agora uma extensão da voz do povo”,
ressaltou o governador Flávio Dino.
Hoje a emissora não está restrita a agenda da
capital, mas também informa as principais notícias do interior do estado, com
total abertura para a participação do ouvinte. “Assim, rompemos com o modelo
anterior quando a comunicação era feita em uma via de mão única”, garantiu o
secretário de Estado de Comunicação Social, Robson Paz.
A opinião é compartilhada pelo diretor-geral da
emissora, o jornalista Ribamar Praseres. “Conseguimos dar visibilidade à rádio
e transformar uma emissora que era meramente institucional em um veículo de
informação acessível ao ouvinte, como toda rádio deve ser”, disse. O salto de
qualidade atingido pela emissora se destaca nas mudanças realizadas em sua
estrutura física com novas instalações, e nas inovações executadas pelo canal
web.
Em apenas oito meses, o fluxo de mídia via internet
(streaming) saltou de pouco mais de dois mil, em março, para mais de um milhão
de acessos em outubro – exatos 1.074.634 de pessoas ligadas na rádio. “A
Timbira está passando por reformulação e muita coisa vai melhorar. Estamos
fazendo desta rádio pública um espaço para a população maranhense se informar,
se entreter e participar ativamente”, acrescentou.
A mudança da Rádio Timbira é atestada também pelo
ouvinte, que passou a interagir mais ativamente na programação. Com as
reformulações, 90% da programação veiculada é interativa. São programas de
debate, notícias e entretenimento – veiculados desde as primeiras horas da
manhã até o final do dia – onde o ouvinte sugere, faz críticas e interage com
os radialistas e convidados sobre temas diversos. Um destes é o Timbira Debate,
cujo formato consiste na discussão entre representante da sociedade civil e
gestor público, mediado por um jornalista.
A emissora diversificou e ampliou sua grade de
programação. Além das notícias, foram intensificadas as transmissões de
programas de entretenimento, música e esporte. “A rádio está mais atraente, em
termos de conteúdo, mais informativa e dinâmica”, reitera o diretor-geral. Boa
parte desta programação fica gravada, e, em seguida, é postada no site da
emissora, para ser acessada quantas vezes o ouvinte/internauta desejar.
A Timbira inovou com o acompanhamento dos fatos na
hora e no local de ocorrência. “Antes, as notícias eram apenas lidas e algumas
vezes, dadas no dia seguinte ao fato. Agora, há a instantaneidade e atualidade
da informação”, explica.
Outra novidade é a transmissão de partidas em
bairros, Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e a cobertura do Campeonato
Brasileiro, acompanhando in loco os representantes maranhenses. A equipe da
rádio viaja com os times para levar ao ouvinte todas as emoções de uma partida
de futebol, como quem assiste do próprio estádio.
A Timbira também inovou na transmissão de jogos de
futebol pela internet. Mesmo partidas que coincidem com a Voz do Brasil, são
veiculadas via web. “Com essa estratégia conseguimos aumentar em mais de oito
vezes a audiência da emissora neste meio”, afirmou Prasere. A rádio também
passou a oferecer aulas para quem quer entrar na universidade, transmitindo os
‘Aulões do Enem’.
Ainda na web, a mudança foi bastante expressiva. A
página é atualizada sistematicamente ao longo do dia. Parcerias com blogs e
sites de empresas de comunicação ampliaram o leque de divulgação da Rádio
Timbira, disseminando ainda mais as programações. Quem acessa estes sites
parceiros pode curtir as atrações, se informar e conhecer um pouco mais da
Rádio Timbira. A gestão investirá em mídia institucional a ser veiculada em
jornais e outros meios. “Nosso plano de ações é bastante intenso. Estamos
massificando a rádio com foco na qualidade da programação e o maior acesso ao
ouvinte”, conclui o diretor-geral.
Dentre os programas jornalísticos da emissora,
destacam-se o ‘Primeira Hora’, das 6h às 8h, com apresentação de Renato Júnior; ‘Voz
da Manhã’, das 8h às 11h, com apresentação de Marden Ramalho; ‘Timbira Debate’,
das 11h às 12h, com apresentação de Marcus Saldanha; ‘Comunidade Interativa’, das
14h às 17h, com apresentação de Edivaldo Oliveira; e ‘Comando da Noite’, das 21h
à meia-noite, com apresentação de Gilberto Lima.
Internacional
As ondas da Rádio Timbira atravessam as fronteiras
do Brasil e contabilizam ouvintes e acessos em países como Japão, EUA (Nova
Iorque, Califórnia, Massachucets e Rhode Island), Índia, Rússia, Finlândia,
Austrália, Canadá, Espanha, França, Reino Unidos, Israel, Itália, Holanda,
Noruega e Portugal. Estes ouvintes representam cerca de 20% da audiência da
emissora. Emissora oficial do Governo do MA, a Rádio Timbira AM completa 74
anos no ar operando na frequência 1290 kHz.
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