Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

“As forças do Estado não aceitarão qualquer tipo de resistência e a reação será à altura”, diz Jefferson Portela sobre a caçada aos assaltantes do Banco do Brasil na cidade de Colinas

Até agora, segundo o secretário, mais de dez quadrilhas de assaltantes de banco foram desarticuladas no Maranhão, com vários de seus líderes tombando em confronto com policiais e outros foram encaminhados para a Penitenciária de Pedrinhas
Secretário de Segurança Jefferson Portela
Em entrevista ao blog, no início da tarde desta terça-feira (16), o Secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, disse que a ordem do comando para as forças policiais é que as operações de caçada à quadrilha que assaltou o BB da cidade de Colinas somente sejam cessadas após a completa desarticulação e prisão de todos os envolvidos. 

Segundo ele, o bando está sendo caçado com toda a força da polícia do Maranhão, que não aceitará resistência.

“Estamos vendo o deslocamento das equipes na região. Está todo mundo mobilizado. Á noite toda houve mobilização e não haverá interrupção. A ordem do comando é para pegá-los. As forças de segurança reagirão à altura, em caso de qualquer resistência ou tentativa de enfrentamento. A resposta será dura”, disse o secretário.

Portela disse que o comandante da Polícia Militar, cel. Francisco Pereira, seguiu para a cidade de Colinas em um helicóptero do Centro Tático Aéreo, na manhã de hoje, com objetivo de acompanhar de perto as ações das forças policiais, que contam com o reforço da Companhia de Operações e Sobrevivência em Área Rural (COSAR).

“O helicóptero está dando apoio às buscas por terra. O COSAR é uma tropa preparada para o enfrentamento zona rural e em perseguição em áreas de difícil acesso. As equipes só vão retorna quando forem finalizadas as buscas aos criminosos, que agiram de forma covarde e violente, vitimando uma jovem desarmada que não ato contra eles. Um ato covarde e inaceitável”, acrescentou o secretário.

Neste momento das buscas, segunda Portela, os polícias tentam descobrir quem pode estar dando apoio à quadrilha na região, pois os assaltantes não conseguiram sair para outras cidades, pois todas as saídas estão fechadas. “Nossos homens conseguiram fechar imediatamente todas as saídas para outras cidades. A quadrilha dever estar abrigada em alguma aérea, alguma fazenda. Vamos prendê-los até o fim do dia”, disse.

Ele suspeita que as quadrilhas que assaltam bancos no Maranhão são integradas por assaltantes interestaduais, que contam com o apoio de assaltantes maranhenses. “Sabemos que eles têm uma conduta integrada de crimes. Os assaltantes daqui apoiam os de outros estados, e de fora apoiam assaltantes maranhenses quando em ação fora do estado. Vamos identificar quem participou diretamente e aqueles que possam ter dado apoio a essa ação criminosa”, ressaltou Portela.

Até agora, segundo o secretário, mais de dez quadrilhas de assaltantes de banco foram desarticuladas no Maranhão, com vários de seus líderes tombando em confronto com policiais e outros foram encaminhados para a Penitenciária de Pedrinhas. Isso tem sido possível graças à grande atividade de inteligência para identificar e impedir a ação dessas quadrilhas.

Quanto à facilidade encontrada por assaltantes perigosos de retornarem às ruas em pouco tempo, Jefferson Portela disse que é importante informar ao Poder Judiciário sobre a prática reiterada de crimes. Para ele, é importante mostrar que alguém dessas quadrilhas já praticou vários crimes e que deve ficar atrás das grades e um bom tempo fora de circulação.

"Precisamos mostrar ao Judiciário a ficha completa dos assaltantes, com a relação de processos com os crimes já praticados. Para isso, já determinamos que, em cada inquérito, seja anexada a ficha criminal, a lâmina processual disponível na internet, para que o juiz veja a trajetória criminal e não venha a conceder liberdade provisória, negando qualquer benefício, e mantendo assaltantes sob custódia", acrescenta.

Um comentário:

  1. Boa tarde nobre amigo! Chegamos a metade do mês de fevereiro, e consequentemente nosso prazo entra em contagem regressiva, tendo em vista que em abril chegaremos a final da validade do concurso de servidores do TJMA 2011. Como as convocações não vem acontecendo, pelos problemas orçamentários que o TJ vem enfrentando, visualizamos uma saída, que seria uma nova prorrogação do concurso. Isso permitiria que o Tribunal tivesse mais tempo para executar as convocações e daria mais esperança aos aprovados que aguardam ansiosos por uma chance de ingresso no serviço público. Destacamos que não haveria prejudicados, pois não existe edital para um novo concurso, sendo assim, o Tribunal não teria gastos em realizar um novo certame, e nós passaríamos a contar com um tempo maior para futuras convocações. Continuaremos postando semanalmente, e contamos com a sua ajuda/compreensão para que possamos utilizar seu espaço – como já temos feito nos últimos meses – para a divulgação semanal de nossa causa e possível solução! Gratos pela oportunidade!

    Segue a Lista dos aprovados dos Comissários de Justiça para São Luis-MA:

    Comarca: São Luis

    ANGELO CRUZ ALMEIDA DE SOUSA
    CAROLINA DOS SANTOS MENDONÇA LIMA
    RICARDO BRUNO BECKMAN SOARES DA CRUZ
    CAROLINE DE OLIVEIRA RABELO
    CARLOS OTÁVIO FREIRE FRANCO
    ÍTALO COELHO ALBUQUERQUE
    FERNANDO JOSÉ ANDRADE SALDANHA
    GABRIELA CARVALHO RIBEIRO
    MÁRCIO HENRIQUE ALMEIDA PORTELA
    RODOLPHO SILVA OLIVEIRA
    MÁRIO GONZAGA MATOS DOS REIS JÚNIOR
    CÁSSIA ELENE BORRALHO DOS SANTOS
    PÂMELA ALESSANDRA BORGES DE SOUSA
    LEANDRO SALDANHA DE ALBUQUERQUE
    JAMILLE BARROS CAMPELO
    HEIDY KELLEM SOUSA
    VANESSA CRISTINA RAMOS FONSÊCA DA SILVA
    DIEGO SANTA BRIGIDA CUBA
    DIEGO CARVALHO DE SOUSA
    THIAGO DE SOUSA
    DIANA DOS SANTOS TELES
    FERNANDA PROTÁSIO VERAS
    BETHANIA BELCHIOR COSTA
    PAULA CRISTIANE SALDANHA VIANA
    RAÍSSA MOREIRA LIMA MENDES
    WESCLEY PAZ SOUSA
    CARLA CHRISTINA DA SILVA ALLEN
    NEILA MARILDA SOARES MORAES
    CÁCIA SAMIRA DE SOUSA CAMPOS
    FRANCISCO LEONARDO SILVA JUNIOR
    JULIO CÉSAR NEVES SANTOS
    LUIS GUILHERME BITTENCOURT SILVA
    PATRÍCIA CASTELO BRANCO AZEVEDO
    SHIRLEYANNE DA SILVA BRITO
    WELISSON FERNANDO MORAES DE SOUSA
    WEBER DE RIBAMAR PENHA CORREA
    RAILSON CASTRO DE SOUZA
    ROGÉRIO DE LIMA REIS ARAÚJO
    SUELEN MARIA RODRIGUES SOUSA
    THAÍSA HELENA PEIXOTO CASTELO BRANCO
    MARCELO RODRIGUES ERICEIRA
    LEONARDO JOSÉ DIAS CORDEIRO
    AESKA DAMASCENO GUIMARÃES
    GLEYCIANNE ARAUJO ALVES
    GRACIELLE CRISTINA LIMA PEREIRA
    JAILSON DOS SANTOS COSTA

    Aproveitando, levantamos que, a questão da espera por convocações, não é apenas do nosso cargo – existem comissários em outras comarcas - , mas também dos Analistas, Técnicos e Auxiliares.
    Desde já, agradecemos o espaço.

    ResponderExcluir