Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Ministro Jaques Wagner vem a São Luís para lançar mobilização nacional contra o mosquito Aedes Aegypti neste sábado (13)

O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, e o governador Flávio Dino farão a abertura da mobilização, que também contará com a presença do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.
Flávio Dino em encontro com Jaques Wagner, em Brasília
Neste sábado (13), o Governo Federal realizará uma mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

No Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizará a mobilização na capital, São Luís, na manhã do ‘Sábado da Faxina’, das 8h às 12h.

A ação contará com a participação das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais instituições que integram o Comitê Interinstitucional de Combate ao mosquito no Estado.

O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, e o governador Flávio Dino farão a abertura da mobilização, que também contará com a presença do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.

Os bairros São Francisco e Ilhinha, considerados de alto risco de infestação do mosquito pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira), receberão, durante toda a manhã de sábado, ações conjuntas do poder público onde os moradores serão orientados como proceder para manter o local livre dos criadouros do Aedes Aegypti.

Mais de 8 mil imóveis serão visitados por 286 Agentes de Endemias e 48 Supervisores de Campo do município de São Luís, acompanhados de 376 militares do Exército, Aeronáutica e Marinha; e 100homens da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Cerca de 850 profissionais integrarão três equipes – uma atuará na Ilhinha, e as outras duas cobrirão todo o bairro São Francisco. Além das ações de visitação das casas e repasse de informações à população, carros de aplicação de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) da SES serão destacados para a área da mobilização.

Na ocasião acontecerá também a operação ‘Bota Fora’, onde dois caminhões da Semosp farão o recolhimento de entulhos dos quintais dos moradores, fazendo o descarte adequado e evitando possíveis locais de proliferação do mosquito.

O ponto de concentração, para a solenidade de lançamento da mobilização, será a Praça da Igreja Católica do Bairro São Francisco.

2 comentários:

  1. Todos pela saúde! Que bom que os poderes públicos estão se unindo em prol do combate a esse mal.

    ResponderExcluir
  2. a situacao é grave e Acoes como essa sao muito importantes para a cidade.

    ResponderExcluir