O esquema da Herbalife de recrutar distribuidores/compradores para promover seu programa de marketing, em vez de comercializar seus produtos com base na demanda do mercado, causou danos econômicos substanciais a muitas pessoas que acreditaram na empresa, diz o press release.

Por João Ozório de Melo
Em um acordo firmado com a Comissão
Federal de Comércio (FTC – Federal Trade Commission) dos EUA, a Herbalife
(Herbalife International of America, Inc., Herbalife International, Inc., e
Herbalife, Ltd.) se comprometeu a pagar US$ 200 milhões para compensar
consumidores que enganou com seu esquema de marketing multinível (que poderia
ser classificado como esquema de pirâmide).
A FTC declarou, ao final de suas
investigações, que a Herbalife induziu os consumidores a acreditar que iriam
ganhar muito dinheiro atraindo mais pessoas para integrar a rede de
distribuidores (ou vendedores) de produtos dietéticos, suplementos nutricionais
e produtos de cuidados pessoais, de acordo com um press release publicado nessa
sexta-feira (15/7) no site da FTC.
Como resultado do acordo, a Herbalife
escapou de ser classificada como empresa que opera esquema de pirâmide, mas se
comprometeu a reestruturar suas operações empresariais, o que significa
desmontar seu esquema de marketing multinível (para parar de enganar os
consumidores) e montar um sistema normal de distribuição e venda de seus
produtos, em que os distribuidores/vendedores ganham com a venda real de
produtos, não com o recrutamento de outros participantes para comprar produtos.
O esquema da Herbalife de recrutar
distribuidores/compradores para promover seu programa de marketing, em vez de
comercializar seus produtos com base na demanda do mercado, causou danos
econômicos substanciais a muitas pessoas que acreditaram na empresa, diz o
press release.
“Daqui para a frente, a Herbalife terá
de operar legitimamente, fazendo declarações verdadeiras sobre a quantia em
dinheiro que seus membros poderão ganhar e terá de compensar os consumidores
por perdas que sofreram, como resultado do que acusamos como práticas injustas
e enganadoras”, disse a FTC.
Segundo o press release, a Herbalife
conclama que as pessoas que participam de sua rede podem deixar seus empregos,
ganhar milhares de dólares por mês, fazer uma carreira de alto nível e até
mesmo enriquecerem. “Mas a verdade é que a grande maioria dos distribuidores
que se dedicam ao que acreditam ser uma grande oportunidade empresarial acabam
ganhando pouco ou nenhum dinheiro.”
A acusação da FTC explica que a quantia
média que mais da metade dos distribuidores conhecidos como “líderes de venda”
receberam da Herbalife, em 2014, foi de menos de US$ 400. Uma pesquisa revelou
que cada dono de um “Clube de Nutrição” da Herbalife investiu cerca de US$
8.500 na abertura de um clube, sendo que 57% desses investidores não tiveram
qualquer lucro ou perderam dinheiro.
Há uma minoria de distribuidores que
ganham dinheiro, porque eles são bons em recrutar novos distribuidores que
compram os produtos, de forma que não importa se eles vendem alguma coisa ou
não. A reestruturação da empresa deverá prever que os distribuidores só serão
compensados por vender produtos, não por recrutar compradores com promessas de
que irão ganhar muito dinheiro.
Segundo a FTC, a maioria dos
distribuidores da Herbalife param de fazer pedidos de seus produtos no primeiro
ano de envolvimento com a empresa. E quase a metade deles desiste do sonho de
ficar rico e abandona e empresa a cada ano.
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