
O custo do investimento, R$ 100 mil por
quilômetro, garante a vida útil do asfalto por uma média de cinco a sete anos.
O procedimento de microrevestimento começa após a etapa tradicional de tapa
buracos onde, primeiramente, são realizados preenchimentos dos buracos e
somente em seguida é utilizada a nova tecnologia.
“Ela funciona em qualquer tipo de
pavimento e garante a qualidade de estrada nova. Este material é novidade no
mercado, mas já está sendo usado em outros estados. É muito eficiente, pois
além de dar o efeito de uma estrada nova, ele também proporciona segurança para
quem precisa transitar nas vias”, explicou o secretário adjunto de Manutenção
de Obras Rodoviárias da Sinfra, João de Luna.
Na primeira etapa de investimento do
Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) aplicou o
material no asfalto da região próxima ao entroncamento da BR-135, que interliga
Anapurus a Mata-Roma. Para essa área, o investimento foi de aproximadamente R$
500 mil, somente no custo do material de microrevestimento para a recuperação
de 5 quilômetros.
“Essa nova tecnologia que estamos usando
para asfaltar as estradas é mais coerente com o tipo de solo do Maranhão, por
isso ele foi direcionado para determinadas estradas”, disse o
secretário-adjunto.
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