Por Robson Paz
Radialista, jornalista. Subsecretário de Comunicação
Social e Assuntos Políticos
Até
pouco tempo atrás, fazer ensino médio e aprender uma profissão era um sonho
distante para a maioria dos estudantes maranhenses. Isto porque a rede de
ensino estadual não possuía nenhuma escola de ensino médio técnico
profissionalizante.
A
partir deste ano, foram criados os primeiros Iemas (Instituto de Educação,
Ciência e Tecnologia do Maranhão) plenos em São Luís, Bacabeira e
Pindaré-Mirim. Os institutos são espaços de educação profissional em tempo
integral. No próximo ano, serão inauguradas mais quatro unidades nos municípios
de Axixá, Coroatá, São José de Ribamar e Timon.
Os
Institutos dos municípios de Coroatá, Carutapera, Matões, Santa Helena e São
Domingos já foram licitados e começaram a ser construídos. Nos municípios de
Matões e Balsas, o governo já recebeu os terrenos, onde serão construídos os
centros educacionais.
A meta
estabelecida pelo governador Flávio Dino é implantar os Iemas em 23 municípios
até 2018, com infraestrutura, equipamentos e pessoal para o desenvolvimento de
cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Outra
inovação dos Iemas é a participação da sociedade civil no processo de definição
dos cursos oferecidos. O trabalho tem também o apoio dos institutos de
Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e Sonho Grande, parceiros do governo no
projeto de instalação do instituto.
Além
das unidades plenas, estão sendo implantadas Unidades Vocacionais, que ofertam
cursos técnicos de curta duração.
Na
última sexta-feira, 18, tive a oportunidade de participar, ao lado do
secretário Jhonatan Almada (Ciência e Tecnologia), da entrega da unidade
vocacional do Iema, na cidade de Bequimão. Pude constatar a grandiosidade do
trabalho em favor da educação profissional de jovens e adolescentes, nos
últimos 22 meses.
Também
vi a felicidade dos alunos com a iniciativa e os primeiros resultados das
turmas de inglês básico agricultura orgânica. “A juventude agora tem mais
oportunidade. Podemos agora aprender outra língua, sabemos que aprendendo
inglês teremos mais oportunidade de emprego. É uma iniciativa muito boa do
Governo do Estado para nós estudantes, pois em nosso município não existiam
cursos gratuitos”, afirmou Claudiney Ribeiro, estudante de Inglês Básico.
Na
unidade do município da Baixada são ministrados os cursos de agricultura
orgânica, armador de ferragens e inglês básico. A rede dos Iemas plenos e
vocacionais oferece mais de 20 cursos técnicos.
Também
estão em pleno funcionamento as unidades vocacionais de Imperatriz, Codó e
Caxias, além de duas na Praia Grande em São Luís, com capacitação em turismo e
cinema; e outra no Estaleiro Escola, no bairro Anjo da Guarda, oferecendo
formação em logística portuária. Em Ribeirãozinho, o foco é na produção de
artefatos de couro. Assim, além de garantir mais oportunidade para a juventude,
o governo explora as potencialidades econômicas de cada região.
É este
um programa educacional e social de grande alcance para promover
desenvolvimento e inclusão no Estado. Ao investir em conhecimento o governo
pavimenta o caminho para reduzir desigualdades e promover justiça social.
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