
A especialista em educação visitou, na
última semana, o Centro de Educação Integral Dorilene Silva Castro, no bairro
Coroadinho, um dos 11 Centros de Educação Integral que passaram a funcionar
neste ano, em São Luís, e em mais cinco municípios maranhenses. Lá, Cláudia
Costin conversou com a equipe escolar e conheceu as dependências do Centro, que
atende cerca de 400 alunos com ensino em tempo integral.
Na sua coluna semanal da Folha de S.
Paulo, Cláudia ainda destacou: “de tudo o que vi no Coroadinho, o que mais me
chamou a atenção funcionaria em qualquer escola para adolescentes: o aluno era
o centro da proposta educacional e a abordagem enfatizava o protagonismo
juvenil. O jovem é apresentado como portador de um sonho de futuro, mesmo num
contexto em que, para além dos muros da escola, o que mais aparecia era a
ausência de possibilidades. Certamente irão se formar, nessa unidade escolar,
jovens aptos a reescrever a história e o futuro de outros jovens do bairro”.
Durante sua visita ao Maranhão, Costin
também esteve reunida com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e
Inovação, Jhonatan Almada, para conhecer a rede de educação do Instituto de Educação,
Ciência, Tecnologia do Maranhão (Iema).
Centro de Educação Integral
Os Centros de Educação Integral,
denominados de Centros ‘Educa Mais’, fazem parte da política educacional do
governo que tem foco na melhoria da qualidade da educação no estado. O projeto
é um dos modelos adotados pelo Governo do Maranhão, para inserção da educação
integral na Rede Pública Estadual.
“Desde o primeiro dia de gestão, o
governador Flávio Dino vem centrando esforços para retirar o Maranhão das
últimas posições nos indicadores educacionais e uma das linhas mestras adotadas
como estratégia para mudar esse cenário é a formação e o desenvolvimento
integral do estudante maranhense, com a implantação da educação em tempo
integral na Rede Estadual de Ensino”, apontou o secretário de Estado da
Educação, Felipe Camarão.
Todas essas escolas que foram
transformadas em Centros de Educação Integral passaram por amplas reformas e
adequações, com a parceria da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra),
a fim de garantir a estrutura necessária para o bom funcionamento. As unidades
foram estruturadas com laboratórios, sala multifuncional, auditório,
biblioteca, quadra poliesportiva, vestiários, refeitório, entre outras
dependências, para que os jovens tenham formação plena, considerando todas as
suas dimensões.
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