Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Caema conclui reparos na adutora do Italuís e reinicia bombeamento de água; abastecimento será retomado gradativamente


A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) concluiu, por volta de 15h50 desta segunda-feira (30), os trabalhos de recuperação do vazamento na adutora do Sistema Italuís.

O rompimento ocorreu por volta de 21h de domingo, no trecho do Campo de Perizes, no km 40 da BR-135. De imediato, as equipes de manutenção do sistema fizeram a parada do bombeamento de água tratada. Somente após o esvaziamento da adutora, as equipes iniciaram a troca do tubo rompido ainda durante a madrugada. Os trabalhos se estenderam por toda a manhã e início da tarde desta segunda.

O bombeamento de água foi reiniciado por volta de 17h20. A distribuição para os reservatórios das áreas atendidas pelo Italuís será iniciada após as Câmaras de Transição, no Tirirical, atingirem o nível satisfatório, o que deve ocorrer ao longo de toda a noite de hoje.

Pela previsão, o abastecimento será retomado na manhã desta terça-feira (1º) nas áreas mais baixas. Até quarta-feira (2), o abastecimento deverá ser normalizado em todas as áreas.

A adutora continuará funcionando com apenas 70% da capacidade de bombeamento do sistema. Por conta do desgaste, ela não suporta a carga máxima de bombeamento devido aos riscos de novos rompimentos.

A entrada em operação do novo trecho da adutora

O novo trecho da adutora, nos 19 km do Campo de Perizes, deveria estar funcionando desde dezembro de 2017, mas houve o rompimento da peça de interligação, logo após a entrada em operação. Uma nova ‘peça Y’ foi confeccionada por uma empresa de São Paulo, e já está no ponto de ser instalada.

Essa interligação do novo trecho da adutora estava prevista para o próximo dia 9 de maio, mas, com esse novo rompimento, outra data será definida. A expectativa é de que essa interligação ocorra na primeira quinzena do mês de junho.

O governador Flávio Dino tem cobrado agilidade das empresas responsáveis pela obra, pois a população não pode continuar sofrendo com os constantes rompimentos da adutora antiga.

Com o novo trecho em operação, o Sistema Italuís funcionará com toda a sua capacidade de bombeamento. Como a nova tubulação tem um diâmetro maior, haverá um incremento de mais 30% no volume de água bombeado para a capital, o que será suficiente para reduzir o tempo de intermitência no abastecimento das áreas atendidas pelo Italuís.

Mesmo com a entrada em operação do novo trecho, a adutora antiga continuará interligada. Em caso de necessidade de manutenção no trecho novo, ela entrará em operação imediata. O Italuís é responsável pelo abastecimento de 60% dos bairros de São Luís.

Confira a nota divulgada pela Caema na noite desta segunda-feira (30).

NOTA

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que os reparos na adutora do Sistema Italuís, que sofreu rompimento intempestivo na noite do último domingo (29), foram terminados às 15h50 desta segunda-feira (30) e o bombeamento do Sistema iniciado as 17h20. O abastecimento, a partir de agora, será gradativo e sentido primeiramente nas áreas mais baixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário