Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Caema conclui interligação da nova adutora do Italuís e abastecimento de água será reiniciado na tarde de sábado (19)

Detalhe da colocação da 'peça Y' no ponto de interligação
da adutora, em Periz de Baixo

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) concluiu os trabalhos de interligação do novo trecho da adutora do Sistema Italuís, no Campo de Periz, e o abastecimento de água será reiniciado ao meio-dia de sábado (19).

A garantia foi dada pelo diretor-presidente da Caema, Carlos Rogério, em entrevista ao programa ‘Comando da Manhã’, na Rádio Timbira AM 1290 khz, nesta sexta-feira (18).
Com aparelho de ultrassom, trabalhadores verificam a qualidade da soldagem no ponto de interligação
“Os trabalhos estão seguindo dentro do cronograma traçado e o abastecimento será reiniciado na tarde deste sábado, primeiramente pelas partes mais baixas. Mesmo assim, vamos manter o abastecimento prioritário por meio de carro-pipa até segunda-feira”, disse Carlos Rogério.

Ele explicou que a ‘peça Y’, utilizada para interligar a adutora nova foi implantada com sucesso, em uma caixa ou bloco de concreto. Em seguida, ela foi inteiramente concretada, ou sepultada. O concreto está em processo de cura e o novo trecho da adutora deverá entrar em operação somente a partir de 8h de segunda-feira (21).
Detalhe do início da concretagem da 'peça Y'
“Vamos retomar o bombeamento de água tratada ainda pela adutora antiga. Após a chegada da água nas câmaras de transição, no Tirirical, vamos reiniciar o abastecimento para algumas áreas da cidade. A previsão é de que o mesmo seja normalizado em 24 horas após o reinício do bombeamento. A nova adutora vai entrar em operação por volta de 8h da manhã de segunda-feira, já com 100% da capacidade de bombeamento do Sistema Italuís, com as três bombas de água tratada em operação”, disse o diretor-presidente.

Carlos Rogério acrescentou que, a partir do momento em que entrar em funcionamento, a adutora nova ficará em operação permanentemente. No entanto, a adutora antiga permanecerá interligada e entrará em operação quando houver alguma necessidade de manutenção no trecho novo.
Detalhe da concretagem do local de implantação da 'peça Y'
Com a entrada em operação do novo trecho da adutora, haverá um incremento de 30% no volume de água bombeado para São Luís, o que ajudará a diminuir o tempo de intermitência no abastecimento. Por exemplo, áreas que ficam 24h sem água, terão esse tempo reduzido para 18h ou 20h. Outra vantagem do novo trecho da adutora é a confiabilidade sistêmica, com o fim dos rompimentos no trecho do Campo de Periz.

Carlos Rogério informa, ainda, que já foram concluídos os trabalhos de implantação da nova subestação de energia elétrica na captação de água bruta, às margens do Rio Itapecuru.
Finalização da concretagem
Obra do reforço de vazão

Para tentar acabar com a precariedade e intermitência no abastecimento de água em áreas atendidas pelo Sistema Italuís, a Caema já tem projetada a construção de uma obra de reforço de vazão à margem da BR-135, em São Luís. 

Será uma espécie de grande reservatório que irá receber toda a água bombeada do Italuís. Em seguida, ocorrerá o rebombeamento, com um volume maior, para as câmaras de transição, no Tirirical. A obra, orçada em R$ 100 milhões, está em vias de ser licitada. Se for iniciada em 2019, poderá ser entregue no início de 2020.

As notas divulgadas pela Caema nesta sexta-feira

Concretagem da “peça Y”

A Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) informa, por meio do Boletim das 12h, que os trabalhos no Italuís continuam dentro do cronograma e estão na seguinte fase:

– A concretagem, etapa para dar mais segurança operacional ao sistema, foi concluída por volta da meia-noite de quinta-feira (17);

– Foram usados dez caminhões betoneiras para a realização dessa fase;

– O tempo de cura do concreto é de 24 horas; após este período terá início o enchimento da adutora;

– O fim dos trabalhos de interligação continua previsto para o início da tarde sábado;

– A Caema vai manter a circulação de caminhões-pipa até a próxima segunda-feira (21) para fazer o abastecimento prioritário.

Conclusão dos trabalhos

A Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) informa que o os trabalhos no Italuís continuam dentro do cronograma e estão na seguinte fase:

– Foi concluída a implantação de nova subestação elétrica da captação de água bruta;

– A concretagem está em processo de cura; após este período terá início o retorno da operação do sistema;

– A Caema vai manter a circulação de caminhões-pipa até a próxima segunda-feira (21) para fazer o abastecimento prioritário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário