Rádio Voz do Maranhão

domingo, 12 de agosto de 2018

Grupo de estudantes denuncia que Ufma se recusa a oferecer vagas para o curso de medicina


Um grupo formado por cerca de 90 estudantes encaminhou denúncia ao blog contra a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) que estaria se recusando a oferecer vagas para o curso de medicina. Diante disso, decidiram iniciar uma disputa judicial para abertura dessas vagas.

Confira o teor da denúncia encaminhada por Luana Cristina Moreira de Oliveira, em nome do grupo de estudantes.

Estranhamente, enquanto o Brasil possui metade do número de médicos que efetivamente precisa, enquanto o país importa profissionais cubanos, a Universidade Federal do Maranhão – UFMA parece ir na contramão dos interesses sociais ao simplesmente não ofertar vagas ociosas no curso de maior concorrência na instituição.

Neste ano, a Universidade lançou mais um edital oferecendo vagas ociosas com exceção do curso de medicina, mais uma vez. Muito embora a resolução de número 1.175 do CONSEPE determine a obrigatoriedade da disponibilização dessas vagas. Contudo, ao pesquisar a disponibilidade em cada campus, observa-se turmas parcialmente preenchidas devido à alta evasão no curso de pinheiro, assim como no campus de imperatriz e São Luís.

O que mais nos impressiona é que, ao pesquisar a disponibilidade de vagas nas turmas de cada campus, observa-se turmas parcialmente preenchidas devido aos altos índices de evasão que vem assolando a instituição nos últimos semestres.

Diante de tais injustiças, centenas de estudantes se uniram e realizaram uma série de denúncias ao MPF, obtendo como resposta o ARQUIVAMENTO DO CASO, devido à "incapacidade, por parte da UFMA, de comportar os alunos". Dessa forma, inúmeras indagações são fomentadas:

Se a Universidade não tem como receber os discentes, por qual motivo ocorreu a chamada regular do Sisu em 2018?

O que tal órgão está fazendo com o dinheiro dos "alunos fantasmas", já que a verba do MEC vem todo semestre justamente para dar o aparato necessário às turmas?

A partir dos argumentos supracitados, a sociedade precisa de uma resposta plausível e o MPF tem que se posicionar de forma firme para que o manto da injustiça não prevaleça mais uma vez nas condutas obscuras da Reitoria da UFMA. Isso é o que todos nós esperamos!

Lutemos em prol do sonho de estudantes maranhenses que vencem diariamente as mazelas humanas do seu Estado. Lutemos para que a própria educação não tire dos jovens a oportunidade de estudar.

Com a palavra, o departamento do curso de medicina da UFMA.

Anexos


Nenhum comentário:

Postar um comentário