Rádio Voz do Maranhão

domingo, 24 de março de 2019

Em reunião, governador Flávio Dino define ações emergenciais para amenizar impactos da chuva na Grande São Luís


O governador Flávio Dino reuniu, na tarde deste domingo (24), secretários de Estado, presidentes de órgãos e o Corpo de Bombeiros para discutir mais ações que minimizem danos derivados das fortes chuvas nos quatro municípios da Grande Ilha.

Foram definidas ações em 13 pontos emergenciais, que incluem apoio social às famílias, recuperação de infraestrutura, garantia de mobilidade urbana e isolamento de áreas perigosas.

De acordo com o secretário Rodrigo Lago, da pasta de Comunicação Social e Articulação Política (Secap), as ações emergenciais envolvem vários órgãos.

“O governador reuniu com vários órgãos do Estado para definir ações imediatas e emergenciais para resolver problemas que foram causados pelas fortes chuvas, como retirar pessoas em área vulneráveis a acidentes, para que a população sofra o menor impacto possível por esse excesso de chuva”, explica.

Entre sábado (22) e domingo, choveu metade do que estava previsto para todo o mês de março na ilha de São Luís. Somente na última madrugada foram 150 milímetros de chuva.

Segundo Rubens Pereira Júnior, secretário de Cidades, as famílias atingidas receberão todo o suporte assistencial. Ele informou que será dado apoio a remoção de famílias em área vulneráveis com a concessão do aluguel social para garantir habitação adequada para cada uma delas e, em caráter emergencial e indenizatório para pessoas que tiveram a casa avariada, será concedido o benefício do Cheque Minha Casa. O programa Cheque Minha Casa oferece R$ 5 mil para que famílias de baixa renda adquiram materiais de construção, para reforma ou ampliação de suas casas.

“Tanto a Secretaria das Cidades quanto a Secretaria da Cultura vai vistoriar todos os prédios que têm algum risco de desabamento juntamente com a Defesa Civil e a Prefeitura de São Luís para fazer esse mapeamento e garantir segurança para evitar qualquer perda do patrimônio histórico e cultural”, acrescentou Rubens Jr.

O Governo do Estado alerta que, em caso de emergência, a população deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Vistoria no Centro Histórico

Neste domingo (24), um casarão desabou e outro teve deslocamento de parte da estrutura no Centro Histórico da capital após as fortes chuvas. Os imóveis atingidos estão localizados na Rua Jacinto Maia, próximo ao Convento das Mercês, e outro na Praça Pedro II, próximo à sede do poder municipal. As chuvas têm sido intensas, demoradas e o volume de águas ficou acima da média climatológica prevista pelo Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Nos locais dos desabamentos, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realizaram o isolamento, remoção de entulhos e levantamento técnico sobre as condições dos imóveis.

Nesta segunda-feira (24), serão iniciados os trabalhos para escoramento e reforço da estrutura, a fim de evitar incidentes com as chuvas que virão. Em outra frente de trabalho, um novo reboco será construído para restaurar as condições originais dos prédios.

“Assim que as chuvas cessaram fomos ao local vistoriar os danos e mantivemos o trabalho com as equipes para evitar incidentes. Foram danos apenas materiais e estaremos em monitoramento”, ressalta o comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto Araújo.

A vistoria aos locais foi acompanhada pelo secretário de Estado de Cultura (Secma), Diego Galdino; pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior; pelo presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Aquiles Andrade; e pelo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary.

O secretário Diego Galdino reforçou que “todas as providências foram tomadas e outras medidas serão colocadas em prática para evitar outras ocorrências”.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior pontuou que o município está trabalhando conjuntamente com o Estado. “Estamos acompanhando as vistorias e os trabalhos que devem ser realizados para evitar incidentes e contamos com apoio e os esforços dos demais órgãos envolvidos para conter a situação”, informou.

Paralelamente, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CEPDECMA) está atuando no atendimento aos eventos adversos com vistorias técnicas em outros casarões do Centro Histórico; remoção de pessoas em área de riscos; e vistoria em edificações não afetadas, porém com risco iminente de comprometimento estrutural.

“O principal cuidado neste momento é com a pessoas, que sejam retiradas de áreas sob risco e colocadas em local seguro, além de proceder os trabalhos referentes à contenção de novos desabamentos da estrutura dos prédios”, reforçou o comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário