Rádio Voz do Maranhão

domingo, 21 de julho de 2019

Bequimão terá polo da Uema; seletivo será realizado neste ano


Mais um sonho realizado. Centenas de pessoas participaram de audiência pública, nesse sábado (20), em Bequimão, para debater a implantação de pólo de educação superior da Uema (Universidade Estadual do Maranhão) na cidade.

Com base na política de interiorização da educação superior adotada pelo governo Flávio Dino, o reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, atendeu à proposta defendida pelo secretário adjunto de Comunicação, Robson Paz, com apoio dos deputados federal Márcio Jerry (PCdoB) e estadual Neto Evangelista (DEM). Ele anunciou o polo permanente de educação superior no município e a oferta de cursos de graduação para Bequimão com processo para Bequimão com processo seletivo ainda este ano.

“O município de Bequimão, em razão de sua posição estratégica, contingente populacional, atividades econômicas e vocacionais, enquadra-se, portanto, no campo de oportunidade de implantação de um pólo de educação superior”, destacou.

Gustavo Pereira ressaltou a demanda consolidada dos jovens estudantes da região que desejam a universidade para dar continuidade aos estudos e o apoio do governador Flávio Dino. “Com apoio do governo do Estado do Maranhão, do governador Flávio Dino, do secretário Robson Paz, que é filho aqui da cidade, que nos procurou e articulou este momento de audiência pública, vamos implantar este pólo, com seletivo agora no segundo semestre e início das aulas no primeiro semestre do ano que vem”, disse o reitor.

Para Robson Paz, o pólo da Uema será essencial para o desenvolvimento do município e a prosperidade da população.

“É a realização de um sonho de todos nós bequimãoenses. Não há nada mais revolucionário no combate à desigualdade social, que proporcionar conhecimento e oportunidade para nossa gente, especialmente a juventude”, afirmou Robson Paz.

O diretor do Centro de Ensino Médio Manuel Beckman, Francisco Ferreira, também comemorou a conquista. “A implantação do pólo da Uema beneficia nossa juventude, especialmente os alunos do ensino médio de nossa escola. Saímos daqui satisfeitos e agradecemos ao governador Flávio Dino por se sensibilizar com a nossa cidade trazendo a Uema pra cá e quero agradecer ao secretário Robson Paz, que é filho de nossa terra e tem lutlutado muito junto ao governo do Estado para trazer benefícios para nossa cidade, ao reitor e todo, que estiveram presentes à audiência e que contribuíram para a realização desse sonho”, afirmou.

O processo de implantação da Uema em Bequimão terá a definição dos cursos, com processo seletivo e resultado ainda este ano. Serão ofertados dois cursos de graduação, dois cursos de especialização e um curso técnico. A previsão é que o início das aulas deverá acontecer em fevereiro de 2020.

Participaram da audiência o prefeito de Bequimão, Zé Martins, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Fredson Pereira, os vereadores Preta, Zeca e Erivelton, o ex-prefeito Bernal, o ex-vice-prefeito César Cantanhede, os ex-vereadores Elanderson, Ribinha, Barbosa, o ex-superintendente do Sebrae-MA, João Martins, e lideranças políticas, sindicais e de movimentos populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário