Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Acusado de estupro de vulnerável volta a ser preso após violação de tornozeleira eletrônica

Anderson Nogueira Silva usava tornozeleira eletrônica, mas não carregava a bateria e violava a área onde deveria ficar. Ações teriam se repetido por ao menos 18 vezes.
 
A Polícia Civil prendeu na tarde dessa quinta-feira (12), em São Luís, Anderson Nogueira Silva, que responde a processo por estupro de vulnerável e também por servir bebida alcoólica a menor de idade.

Essa é a segunda vez que Anderson acaba preso. Na primeira vez, ele foi preso após as investigações pelos crimes de estupro contra uma menor de idade, mas foi solto com a condição de usar tornozeleira eletrônica.

Porém, de acordo com o Ministério Público, Anderson vinha descumprindo os acordos com a Justiça ao deixar de carregar a bateria da tornozeleira eletrônica e violar a área onde deveria ficar. Isso teria acontecido ao menos 18 vezes enquanto ele estava em liberdade.

Baseado nos relatórios de monitoramento, a 9ª Vara Criminal determinou uma nova prisão preventiva de Anderson, que foi decretada no dia 30 de setembro deste ano.

"Compulsando os autos, verifico que mesmo após ter sido concedida a liberdade provisória ao investigado Anderson Nogueira Silva, com aplicação de medidas cautelares, sob pena de revogação do benefício, o acusado desobedeceu a determinação judicial, mostrando completo desrespeito ao Poder Judiciário, descumprindo os termos de uso da tornozeleira eletrônica, confirme relatório de fls. 398/399. Conforme se extrai do relatório, houve várias violações (fls. 107/119), o que revela sério descompromisso do investigado com as condições que lhe foram impostas, além de causar temor à vítima e seus familiares, cuja integridade física e psíquica também se buscou resguardar quando do monitoramento do réu. Desse modo, por estarem presentes os motivos autorizadores da sua custódia cautelar, REVOGO a liberdade provisória e DECRETO A PRISÃO PREVENTIVA de ANDERSON NOGUEIRA SILVA, nos termos dos arts. 350, p. único c/c 311 e 312, todos do CPP, determinando, em consequência, que seja EXPEDIDO o competente MANDADO DE PRISÃO”, decidiu o juiz Reinaldo de Jesus Araújo, titular da 9ª Vara Criminal.



Anderson Silva foi reconduzido ao sistema prisional, onde ficará a disposição da Justiça.

Preso em 2018 após desaparecimentos de três adolescentes

Anderson Silva foi preso no dia 05 de setembro de 2018 após sumiço de três adolescentes. Outros dois suspeitos, Laynnan Naan Almone Santos e um adolescente, também foram conduzidos suspeitos de estupro de vulnerável e fornecimento de substância alcoólica ou que cause dependência física/psíquica contra as adolescentes, na região da Vila Nova.

Segundo informações da Polícia, os responsáveis pelas adolescentes, de 12 e 13 anos, registraram ocorrência na Delegacia da Cidade Operária relatando que as menores haviam desaparecido após terem sido liberadas da escola.

O gestor da escola entrou em contato com o então comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, coronel Osmar, solicitando apoio para localizar as adolescentes e informando que um dos suspeitos era conhecido como “Loro”.

Chegando ao local indicado, o suspeito foi localizado e abordado e conduziu as guarnições até a residência onde estavam as menores.

Suspeitando de que crimes sexuais poderiam ter ocorridos contra as meninas, todos foram conduzidos à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, onde foram solicitados exames de conjunção. Foi confirmada a prática de estupro de vulnerável após o fornecimento de bebida alcoólica ou produto que cause dependência física ou psíquica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário